search

Evento apresenta soluções e cases de sucesso no segmento econômico

Diretor de Habitação da Caixa também participou do encontro com incorporadores

13/9/19

A Smartus realizou na última quinta-feira (12) o Summit Minha Casa Minha Vida 2019, reunindo mais de 350 incorporadores, construtores e investidores do mercado imobiliário econômico brasileiro. O evento teve 14 painéis, levou soluções, cases de sucesso e colocou em debate o atual momento do programa habitacional.

Na abertura, o sócio da BRAIN, Guilherme Werner, apresentou recente pesquisa realizada pela empresa para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção com dados do 2º trimestre, além de traçar um histórico do programa e projetar a demanda do segmento econômico nos próximos anos. Os números mostram que há muito mercado a ser atendido, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste.

Na sequência, um painel com a presença do diretor de Habitação da Caixa, Matheus Sinibaldi, discutiu o novo modelo de financiamento anunciado no fim do mês passado pelo banco, com juros atrelados à inflação. O bate-papo foi moderado pelo presidente da Pacaembu Construtora, Wilson Amaral, e também teve a presença do gerente nacional de Habitação da Caixa, Fernando Magesty.

Embora as regras não se apliquem ao Minha Casa, Minha Vida, Magesty destacou que o novo formato amplia as possibilidades de securitização da carteira do banco, permitindo mais recursos para financiamento imobiliário. Sinibaldi lamentou o recente atraso nos repasses às construtoras, mas evitou responder sobre questões orçamentárias do programa – um dos maiores questionamentos da audiência.

Co-CEO da Rodobens Negócios Imobiliários (RNI), Carlos Bianconi detalhou as particularidades no desenvolvimento de condomínios horizontais no âmbito do programa habitacional, destacando os desafios no tocante à aprovação dos projetos e aquisição de bons terrenos.

Uma das palestras que despertou maior interesse foi realizada por José Márcio Fernandes, sócio e COO da Tecverde Engenharia. Fernandes explicou como o sistema industrializado de construção (pré-fabricados) resulta em redução de custos, agilidade na entrega da obra e maior qualidade do empreendimento, mostrando – dentre outros – o case do residencial Pinhais Park, no Paraná.

Fundador da incorporadora Sindona, Bruno Sindona emocionou os participantes ao contar sua trajetória pessoal e profissional no mercado imobiliário, com a provocação de que “tudo vai dar errado”. Chamando atenção para o cuidado com os colaboradores e clientes da empresa, Sindona revelou as adversidades que levaram a incorporadora de Osasco ao sucesso.

O evento contou com duas palestras sobre investimentos. Sócio-diretor da MMC, Michael Hayate explicou as condições observadas pela gestora para selecionar bons projetos e apresentá-los a investidores institucionais com vistas a financiar os custos pré-obra. Já o diretor da Inver Capital, Juan Ignacio Coates, levou sua experiência internacional sobre investimentos em projetos de interesse social, detalhando os aspectos que mais chamam a atenção de investidores.

O vice-presidente de marketing da Unilever Brasil, Eduardo Campanella, falou sobre o novo projeto da empresa para o segmento econômico: OMO Lavanderia Compartilhada. Presente em mais de 100 edifícios no Brasil, o sistema será inaugurado nas próximas semanas em dois projetos Minha Casa, Minha Vida situados em Belo Horizonte, sendo um diferencial para o empreendimento.

A Lafaete, empresa que fornece equipamentos modulares metálicos para a construção civil desde 1970, apresentou a tecnologia steel frame aplicada a telhados e canteiros de obras. A palestra foi realizada pelo diretor de operações Edison Tateishi.

Grande desafio para o mercado imobiliário nos últimos anos, as vendas foram assunto em dois painéis: primeiro com o sócio fundador da New House, Eduardo Berto, tratando das estratégias mais assertivas em marketing e força de vendas para projetos econômicos; na sequência, o fundador do Facilita, Glauco Farnezi, apresentou a solução tecnológica App Facilita, que integra todo o processo – da obtenção do lead à assinatura do contrato – em um aplicativo de celular.

A parte final do evento teve a palestra do presidente do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo), Lacir Baldusco, sobre a transformação digital no órgão para acelerar o processo. Diretora executiva da HM Engenharia, Sylvia Bianco contou como o mindset da empresa tem resultado em projetos bem-sucedidos e satisfação dos clientes no MCMV. 

O summit foi encerrado com um bate-papo sobre o atual momento do programa: dificuldades, desafios e expectativas para 2020. Participaram os executivos Dante Seferian (Danpris), Frederico Melo Azevedo (Altana Construtora), Marcelo Lage (Valor Real), Nagib Elias Jabbour (Construtora Manara), Rodrigo Luna (Plano&Plano) e Ronaldo Cury (Cury Construtora).

Foto: Flávio R. Guarnieri

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação