search

Evento apresenta soluções e cases de sucesso no segmento econômico

Diretor de Habitação da Caixa também participou do encontro com incorporadores

13/9/19

A Smartus realizou na última quinta-feira (12) o Summit Minha Casa Minha Vida 2019, reunindo mais de 350 incorporadores, construtores e investidores do mercado imobiliário econômico brasileiro. O evento teve 14 painéis, levou soluções, cases de sucesso e colocou em debate o atual momento do programa habitacional.

Na abertura, o sócio da BRAIN, Guilherme Werner, apresentou recente pesquisa realizada pela empresa para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção com dados do 2º trimestre, além de traçar um histórico do programa e projetar a demanda do segmento econômico nos próximos anos. Os números mostram que há muito mercado a ser atendido, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste.

Na sequência, um painel com a presença do diretor de Habitação da Caixa, Matheus Sinibaldi, discutiu o novo modelo de financiamento anunciado no fim do mês passado pelo banco, com juros atrelados à inflação. O bate-papo foi moderado pelo presidente da Pacaembu Construtora, Wilson Amaral, e também teve a presença do gerente nacional de Habitação da Caixa, Fernando Magesty.

Embora as regras não se apliquem ao Minha Casa, Minha Vida, Magesty destacou que o novo formato amplia as possibilidades de securitização da carteira do banco, permitindo mais recursos para financiamento imobiliário. Sinibaldi lamentou o recente atraso nos repasses às construtoras, mas evitou responder sobre questões orçamentárias do programa – um dos maiores questionamentos da audiência.

Co-CEO da Rodobens Negócios Imobiliários (RNI), Carlos Bianconi detalhou as particularidades no desenvolvimento de condomínios horizontais no âmbito do programa habitacional, destacando os desafios no tocante à aprovação dos projetos e aquisição de bons terrenos.

Uma das palestras que despertou maior interesse foi realizada por José Márcio Fernandes, sócio e COO da Tecverde Engenharia. Fernandes explicou como o sistema industrializado de construção (pré-fabricados) resulta em redução de custos, agilidade na entrega da obra e maior qualidade do empreendimento, mostrando – dentre outros – o case do residencial Pinhais Park, no Paraná.

Fundador da incorporadora Sindona, Bruno Sindona emocionou os participantes ao contar sua trajetória pessoal e profissional no mercado imobiliário, com a provocação de que “tudo vai dar errado”. Chamando atenção para o cuidado com os colaboradores e clientes da empresa, Sindona revelou as adversidades que levaram a incorporadora de Osasco ao sucesso.

O evento contou com duas palestras sobre investimentos. Sócio-diretor da MMC, Michael Hayate explicou as condições observadas pela gestora para selecionar bons projetos e apresentá-los a investidores institucionais com vistas a financiar os custos pré-obra. Já o diretor da Inver Capital, Juan Ignacio Coates, levou sua experiência internacional sobre investimentos em projetos de interesse social, detalhando os aspectos que mais chamam a atenção de investidores.

O vice-presidente de marketing da Unilever Brasil, Eduardo Campanella, falou sobre o novo projeto da empresa para o segmento econômico: OMO Lavanderia Compartilhada. Presente em mais de 100 edifícios no Brasil, o sistema será inaugurado nas próximas semanas em dois projetos Minha Casa, Minha Vida situados em Belo Horizonte, sendo um diferencial para o empreendimento.

A Lafaete, empresa que fornece equipamentos modulares metálicos para a construção civil desde 1970, apresentou a tecnologia steel frame aplicada a telhados e canteiros de obras. A palestra foi realizada pelo diretor de operações Edison Tateishi.

Grande desafio para o mercado imobiliário nos últimos anos, as vendas foram assunto em dois painéis: primeiro com o sócio fundador da New House, Eduardo Berto, tratando das estratégias mais assertivas em marketing e força de vendas para projetos econômicos; na sequência, o fundador do Facilita, Glauco Farnezi, apresentou a solução tecnológica App Facilita, que integra todo o processo – da obtenção do lead à assinatura do contrato – em um aplicativo de celular.

A parte final do evento teve a palestra do presidente do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo), Lacir Baldusco, sobre a transformação digital no órgão para acelerar o processo. Diretora executiva da HM Engenharia, Sylvia Bianco contou como o mindset da empresa tem resultado em projetos bem-sucedidos e satisfação dos clientes no MCMV. 

O summit foi encerrado com um bate-papo sobre o atual momento do programa: dificuldades, desafios e expectativas para 2020. Participaram os executivos Dante Seferian (Danpris), Frederico Melo Azevedo (Altana Construtora), Marcelo Lage (Valor Real), Nagib Elias Jabbour (Construtora Manara), Rodrigo Luna (Plano&Plano) e Ronaldo Cury (Cury Construtora).

Foto: Flávio R. Guarnieri

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

05 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação