search

Mobilidade, facilidade e digitalização: os 3 pilares da transformação em vendas

Empresas do setor buscam soluções para melhorar a experiência do cliente

5/9/19

Comprar um imóvel é, muitas vezes, tarefa complicada – e não estamos falando da questão financeira. O excesso de burocracia atrapalha construtoras e consumidores e torna a experiência desagradável. Para resolver essa situação, soluções tecnológicas ganham espaço no mercado imobiliário.

Lançado oficialmente em novembro de 2017, o App Facilita surgiu para transformar as vendas no setor através da digitalização. “O mercado de construção é bilionário, mas praticamente 100% offline e burocrático. As reservas são feitas por telefone, as propostas são preenchidas fisicamente, há demora para gerar e assinar contratos, precisa ir a cartório reconhecer firma, então é um processo muito lento e burocrático para construtoras, corretores e clientes”, avalia Glauco Farnezi, fundador e CEO da empresa.

A iniciativa nasceu de uma dificuldade para gerar leads e entender a jornada do cliente interessado em um imóvel. “Não sabíamos o nível de qualidade dos leads, se eram aderentes ao perfil do empreendimento, nem conseguíamos saber o retorno de investimento nas mídias, como anúncios em portais, no Google ou no Facebook”, revela.

Sem ferramentas adequadas no mercado, o empresário desenvolveu o software que deu origem ao Facilita após três anos de aprimoramento do produto e validação com o mercado. “Integramos todas as ferramentas de marketing com as redes sociais e com o portal imobiliário. Quando o cliente preenche um formulário de interesse, automaticamente é encaminhado para ser atendido. O aplicativo alerta o corretor ou a equipe de pré-atendimento instantaneamente”, explica Farnezi.

O modelo é sustentado em três pilares: mobilidade – o corretor faz toda a operação via aplicativo, pelo celular; facilidade – é muito simples verificar se um apartamento está disponível, simular propostas, tirar fotos de documentos, assinar o contrato; integração do marketing às vendas – desde o início da jornada do cliente até a venda, é possível rastrear todas as fases e entender exatamente o que ele está procurando. “Nossa bandeira é oferecer vendas mais simples, ágeis e mobile”, diz Farnezi.

Voltada à primeira venda do imóvel, a plataforma é segmentada em tipos de empreendimentos – Minha Casa, Minha Vida, médio e alto padrão, loteamento aberto etc. – e indica qual a dinâmica mais adequada para cada perfil de público. Segundo Farnezi, a assertividade é próxima de 100% nessa modelagem de sugestão.

Em projetos Minha Casa, Minha Vida, o corretor – que pode ser autônomo, de imobiliária ou da própria construtora – reúne a documentação do cliente e a envia pelo aplicativo ao correspondente bancário da Caixa, que vai analisar se o cliente pode receber financiamento, qual o tipo de subsídio aprovado, se vai usar FGTS ou não e qual o valor a ser financiado.

Após a aprovação, o corretor consegue acessar a disponibilidade de apartamentos no empreendimento de interesse do cliente, reservar uma unidade de acordo com o valor aprovado pela Caixa, enviar a proposta, gerar o contrato e assiná-lo eletronicamente, eliminando a necessidade de firma reconhecida em cartório, tudo pelo aplicativo.

“É importante destacar que são dois contratos [no Minha Casa, Minha Vida]: um do comprador com a construtora e outro do comprador com a Caixa. Hoje, a assinatura eletrônica só é permitida no contrato com a incorporadora. Com a Caixa, ainda é exigido cartório”, pondera Farnezi.

Incorporadoras, construtoras e loteadoras não têm custo para a implantação da plataforma e podem customizar os planos de aquisição conforme a quantidade de empreendimentos e de corretores a serem cadastrados.

O Facilita tem hoje 140 empresas clientes em 21 estados brasileiros. “De 3 a 6 meses para cá, os empreendedores do mercado imobiliário entenderam a necessidade de elevar a eficiência da gestão de vendas. O processo precisa ser mais ágil e proveitoso para todas as partes”, encerra Farnezi.

Para mais informações, clique aqui.

Participe do Summit Minha Casa Minha Vida 2019.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação