Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

    N
    Notícias

    OMO implanta lavanderia compartilhada em habitações econômicas

    Tecnologia facilita tarefa do dia a dia, reduz custos para usuários e agrega valor aos empreendimentos

    4/9/19

    A OMO, marca do grupo Unilever, iniciou a execução do projeto Lavanderia Compartilhada em unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Os dois primeiros empreendimentos atendidos com a tecnologia estão localizados em Belo Horizonte e, de acordo com o vice-presidente de marketing da Unilever Brasil, Eduardo Campanella, há dezenas de outros projetos contratados.

    Criada em 2015 e evoluindo no decorrer dos últimos 4 anos, a OMO Lavanderia Compartilhada foi implementada em janeiro de 2019 e já está presente em mais de cem edifícios no Brasil. “O modelo tem recebido grande aceitação [do mercado] porque o investimento para a construtora e para o condomínio é baixo, enquanto o benefício para os moradores é muito alto”, afirma Campanella.

    A iniciativa nasceu da percepção de mudanças nos lares brasileiros baseada em dois fatores primordiais: redução das metragens dos apartamentos – com menos espaço para lavanderias – e o elevado endividamento das famílias. “[O morador] precisa de menos espaço no apartamento e ao invés de pagar prestação, instalação e manutenção, só paga pelo ciclo de lavagem, o que torna o custo menor do que efetivamente adquirir uma máquina”.

    A partir do aplicativo OMO Lavanderia (disponível para Android e IOS), o usuário verifica a disponibilidade das máquinas, agenda dia e horário de uso, efetua o pagamento e é notificado quando lavagem e secagem terminam. “Nesse modelo, com essa tecnologia e infraestrutura, é um sistema pioneiro no Brasil”, destaca Campanella.

    Para as construtoras, trata-se de uma vantagem competitiva em relação à concorrência, com maior valor agregado entregue ao cliente. “Temos contrato assinado com as principais construtoras do país. Imagine lançar um prédio Minha Casa, Minha Vida com serviço de lavanderia OMO, uma das marcas mais queridas e lembradas do Brasil. Isso é um diferencial para o empreendimento”, assinala o vice-presidente de marketing da Unilever Brasil.

    De acordo com Campanella, as especificações para implementação do sistema são mínimas e todo o processo é realizado pela OMO – instalação, gestão e manutenção das máquinas – sem custos para os usuários, que pagam somente pelo ciclo da lavagem utilizada. “Todos saem ganhando: a construtora por agregar um serviço de alto valor ao empreendimento; o adquirente porque o serviço tem custo praticamente irrisório; e OMO por estar mais próxima do consumidor”.

    Outras vantagens

    A tecnologia de OMO Lavanderia Compartilhada consegue economizar até 70% de água e quase 80% de energia elétrica se comparada à utilização de uma máquina de lavar e outra de secar por residência. Os usuários também reduzem custos em 40% com detergentes e amaciantes e as máquinas dosam automaticamente a ingestão dos produtos.

    “O uso por serviço – e não por propriedade – é importante: em 99% do tempo de vida útil de uma máquina, ela está parada. Quando sai desse modelo [tradicional], há possibilidades muito maiores de crescimento financeiro, riqueza… [o usuário] pode pegar o dinheiro economizado e investir em outras coisas: educação, cursos, capital para o próprio negócio. Gera oportunidades”, destaca Campanella.

    Atualmente, o modelo se aplica às faixas 2 e 3 do programa Minha Casa, Minha Vida. A empresa trabalha para viabilizar as lavanderias compartilhadas também nos empreendimentos das faixas 1 e 1.5.

    Para mais informações, clique aqui.

    Participe do Summit Minha Casa Minha Vida 2019.

    Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

     

    leia também
    Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
    DESIGN & CODE BY Mobme