search

Incorporadora reduz exposição de caixa ao utilizar pré-fabricados

Tecnologia acelera entrega da obra e garante controle de qualidade industrial

13/9/19

A incorporadora paranaense Valor Real, atuante no segmento econômico com empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), conseguiu reduzir significativamente a exposição de caixa em um empreendimento ao optar pela tecnologia de construção pré-fabricada da Tecverde Engenharia.

“O método certamente influenciou a menor exposição de caixa, aliado ao sucesso de vendas do empreendimento, já que vendemos 100% das unidades na planta. O processo de construção é muito dinâmico, racional e ecológico, e tem sido um case para outros incorporadores em vários aspectos”, afirma o co-presidente da Valor Real, Marcelo Lage.

Do ponto de vista do incorporador, além de ser uma solução mais barata [os pré-fabricados], o modelo de negócio reduz drasticamente a exposição de caixa. “O repasse à Tecverde só é realizado depois que o empreendedor recebe o recurso da Caixa. Nós entramos no risco do negócio com a empresa”, explica José Márcio Fernandes, sócio e COO da Tecverde.

O Pinhais Park, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, tem 136 apartamentos em prédios de quatro pavimentos. A entrega é prevista para dezembro. Este é o primeiro (e único, até o momento) projeto do MCMV a receber o selo Green Building Council, devido a fatores como reaproveitamento de água, melhor desempenho acústico e térmico (de 3 a 5 graus, no verão ou inverno), melhor ventilação e iluminação, além do controle de resíduos na obra.

Outra vantagem é o menor prazo de conclusão. Segundo Fernandes, a construção em alvenaria, se aplicada ao Pinhais Park, levaria dois anos para finalizar o empreendimento. A Tecverde calcula em 15% a redução de custos para o incorporador, já considerando os ganhos financeiros oriundos da redução do prazo.

O sócio e COO da Tecverde afirma que tanto o governo federal quanto a Caixa são apoiadores da tecnologia, uma vez que a redução do prazo de obra otimiza a disponibilidade de recursos para o financiamento de novos contratos. “Como os empreendimentos são executados mais rapidamente, esse capital fica retido por muito menos tempo e o ciclo roda muito mais rápido”.

Garantias e durabilidade

Segundo Fernandes, desde outubro do ano passado a Tecverde se responsabiliza por todas as etapas de construção e manutenção, exceto infraestrutura e fundação, que cabem ao incorporador. A garantia por problemas construtivos é de 10 anos e as garantias normais de estrutura são de 50 anos, conforme exigido pelas normas de desempenho brasileiras.

A cada 6 meses, a empresa faz pesquisas de pós-ocupação em todos os empreendimentos. Hoje, o índice de satisfação é de 93%, em média, afirma Fernandes. “Há empreendimentos com 7 anos de uso, como o Residencial Nilo, em Curitiba, e uso bastante intenso – casas de 2 quartos habitadas por 10 pessoas, às vezes. Há 1 mês, fizemos uma pesquisa de pós-ocupação nesse edifício e o índice de satisfação é de 97%”, revela.

Criada em 2009 para aplicação em projetos de médio e alto padrão, a tecnologia se expandiu ao segmento econômico, que hoje responde por 80% das obras atendidas pela Tecverde. “Nossa tecnologia tem um caráter industrial, precisa de repetição e larga escala (pelo menos 2,5 mil m²); esse foi o grande motivo de escolhermos atacar esse mercado”, diz Fernandes.

No Brasil, a empresa é considerada a mais inovadora no setor da construção, tendo vencido as últimas três edições do Prêmio CBIC. Com a tecnologia, um prédio de quatro pavimentos é erguido em 7 dias e casas são montadas em 1,5 hora.

Com 3 mil unidades entregues somente no Minha Casa, Minha Vida desde 2012, a empresa planeja expandir as atividades e construir 2,5 mil casas e apartamentos no ano que vem.

Para mais informações, clique aqui.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

05 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação