Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

    N
    Notícias

    Estruturas em aço são futuro da construção, aponta especialista

    Amplamente utilizada em canteiros de obras e telhados, steel frame está sendo aprimorado para erguer casas e prédios inteiros

    11/9/19

    Com serviços de terraplanagem, locação de máquinas e equipamentos para a construção civil prestados desde 1970, a Lafaete inova ao entrar no segmento de steel frame para empreendimentos imobiliários. Segundo o diretor de operações, Edison Tateishi, há alguns anos a empresa vem desenvolvendo a solução em parceria com a Universidade de São Paulo e uma instituição canadense.

    Dentre as vantagens da construção em esquadrias de aço, estão o menor prazo de obra e a qualidade superior do produto final, com destaque para os melhores desempenhos térmico e acústico, além do cumprimento de normas. “Falando de residências do Minha Casa, Minha Vida [construídas] em alvenaria, por exemplo, muitas delas não passam nas normas atuais”, revela Tateishi.

    O especialista destaca a utilização de menos recursos e a geração de menos resíduos em virtude do desenvolvimento fabril dos módulos. “Queremos fazer o máximo possível dentro do ambiente de fábrica, que é muito mais controlado e resulta em maior produtividade, além de ser melhor para o trabalhador. Ou seja, é vantagem para quem compra, para quem empreende e para quem trabalha”, afirma.

    Enquanto casas e prédios inteiros não são erguidos em estruturas de aço, a Lafaete já oferece telhados com essa tecnologia. Em 2018, foram atendidas mais de mil unidades entre apartamentos e casas – boa parte no programa Minha Casa, Minha Vida, substituindo as tradicionais estruturas em madeira. Tateishi explica que a madeira facilita a ocorrência de patologias e é mais propensa a problemas estruturais.

    Por outro lado, muitas construtoras passaram a utilizar telhados em aço sem se atentar às normas: “Há condições mínimas de vento às quais o telhado precisa resistir – no Brasil, em torno de 45 metros por segundo [de velocidade]. Outro fator são as placas fotovoltaicas no telhado: isso tem um peso que precisa ser dimensionado”, alerta Tateishi.

    De acordo com o diretor de operações da Lafaete, são vários os apelos para contar com a solução: atendimento a normas, redução de patologias, maior qualidade do produto finalizado em fábrica, incluindo a ausência de ferrugem nas soldas – comum quando o telhado é soldado no local.

    A centralização de todas as etapas do serviço é vista como a principal vantagem por evitar retrabalhos e o jogo de empurra-empurra dos prestadores de serviço. “Como fazemos toda a estrutura, ou seja, colocação de telha, calha, rufo e moldura, no cômputo geral fica mais barato e prático para o cliente. Uma obra mais rápida é uma obra mais barata, além de a qualidade ser superior”, ressalta Tateishi. 

    Atendendo obras em todas as regiões do Brasil, a Lafaete também aluga contêineres metálicos nos canteiros de obra, montando da noite para o dia escritórios, refeitórios, vestiários, banheiros e até cozinhas. “Hoje, é consenso que o modular metálico é a melhor solução para os canteiros de obra”, encerra Tateishi.

    Para mais informações, clique aqui.

    Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

     

    leia também
    Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
    DESIGN & CODE BY Mobme