search

Pesquisas indicam setor imobiliário otimista com o futuro

Mesmo sem grandes avanços neste início de ano, players apostam em bons resultados nos próximos meses

6/3/19

Se é fato que ainda não aconteceram grandes mudanças no campo político-econômico com Jair Bolsonaro à frente da Presidência, também é verdade que os líderes do mercado imobiliário mantêm a confiança no novo governo. As polêmicas que surgiram nos primeiros dois meses de mandato parecem se apequenar diante da perspectiva de reformas e abertura da economia.

Levantamento realizado pelo GRI Club com 90 representantes de alto escalão de empresas do setor aponta que para 97,7% dos consultados as novas diretrizes econômicas e o impacto da mudança de gestão são positivas para o País, consoante ao índice de 94% dos que crêem que tais efeitos positivos serão duradouros. As respostas foram colhidas em fevereiro.

Outro dado expressivo são os 96,6% que apostam em avanço da economia nos próximos meses, 3,5% a mais do que na pesquisa feita pelo GRI Club em novembro do ano passado, logo após as eleições presidenciais. O percentual dos que projetam uma economia “muito melhor”, porém, caiu 3%, indicando receio de que mudanças importantes demorem a acontecer, sobretudo a reforma da Previdência.

A análise é reforçada por números de uma pesquisa da ADIT finalizada em janeiro, que indica o fator político (33%) como o de maior risco para os negócios imobiliários. Houve, entretanto, uma redução – em abril de 2018 eram 48%. O risco econômico subiu para 28%, seguido pelo mercadológico (16%) e financeiro (13%).

Neste início de ano, 80% dos players acreditam que a economia está em retomada lenta e 6% enxergam crescimento elevado – no ano passado, os índices eram de 74% e 2%, respectivamente. Para os próximos meses, 78% projetam mudanças neste cenário, sendo 52% para crescimento elevado. Apenas 1% acredita que a economia vai piorar ao longo do ano.

Ambas as pesquisas apontam que os líderes estão otimistas com relação aos resultados de suas empresas, assim como estão dispostos a fazer novos investimentos imobiliários: no levantamento do GRI Club, 87,4% creem em números bons ou excelentes nos próximos meses e ninguém prevê resultados ruins.

Na consulta da ADIT, 93% dos 198 consultados pretendem investir ou empreender no mercado imobiliário até dezembro, sendo o segmento residencial o predileto em ambas as pesquisas – vertical ou loteamentos. Os segmentos de shoppings & varejo e hotéis são os que menos atraem atenção dos players.

Estabilidade política e disponibilidade de crédito aparecem como os aspectos mais importantes para o desenvolvimento do mercado imobiliário brasileiro.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação