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Tecnologia 3D online, VR e AR: entenda diferenças e os reflexos nas vendas

Com 80% dos negócios gerados a partir da internet, existe um longo caminho para melhorar a experiência do cliente

07/02/2020
Por Henrique Cisman

Imagens e vídeos permanecem eficientes para mostrar ao público as características de um imóvel, das áreas comuns, das áreas de lazer, do empreendimento como um todo. Aos poucos, porém, vão surgindo novas formas de divulgar os lançamentos imobiliários, tornando a experiência mais interativa e dinâmica em substituição a estandes e materiais estáticos.

Dentre as inovações, já são utilizadas com boa frequência pelo mercado imobiliário ferramentas de imersão com tecnologia 3D online, realidade virtual e realidade aumentada. O especialista Francisco Toledo, fundador e CEO da startup iTeleport, explica que as tecnologias passivas, como as de imagem e vídeo, não engajam mais os clientes, ainda que desempenhem a função de mostrar o empreendimento.

Hoje, acostumados com o mundo digital na palma das mãos, os clientes demandam soluções que permitam compreender rapidamente todas as características de um imóvel. Com foco na experiência do comprador, a startup atende incorporadoras e imobiliárias criando vivências virtuais de alta qualidade integradas aos demais materiais de marketing. “Suportamos de ponta a ponta a jornada de compra, isto é, do primeiro contato com o imóvel na internet até a experiência no estande de vendas”, completa Toledo.

Com o Teleport Online (tecnologia de tour virtual 3D e 360º da iTeleport), a pessoa que procura por um apartamento ou terreno consegue ver maquetes da unidade e do empreendimento como um todo em três dimensões, além de navegar por dezenas de pontos de vista em 360º com imagens de alto realismo. Tudo isso sem sequer sair do lugar, já que a experiência pode ser realizada em computadores e celulares e disponibilizada nos portais imobiliários, no próprio site da incorporadora ou mesmo enviada por WhatsApp através de um simples link. Veja no vídeo a seguir.

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“O tour de imersão 3D consegue gerar uma experiência muito agradável que segura as pessoas, em média, durante 5 minutos, o que é bastante para qualquer conteúdo de internet. Hoje, é muito raro alguém assistir a um vídeo de 5 minutos de um lançamento. Essa nova mídia 3D interativa online proporciona mais segurança e transparência para o comprador, o que se traduz em mais conversões logo na entrada do funil de vendas”, afirma Toledo.

“É conhecido que 80% dos negócios são gerados a partir da internet”, continua o especialista. “O que estamos fazendo é inovar a experiência do cliente online quando ele tem o primeiro contato com o empreendimento. Assim, é muito mais fácil engajar esse lead, deixar ele interessado e fazer ele compreender os diferenciais do empreendimento com facilidade, com rapidez, para então ser convidado a deixar suas informações de contato e visitar o estande”.

Dentro de alguns meses, a startup pretende inserir personalização de objetos no tour, com possibilidade de trocar armários, revestimento das paredes, piso, cuba, pias e até o formato dos rodapés em cada um dos cômodos. Francisco Toledo destaca que essa etapa será 100% acessível pelos clientes mesmo de casa, via navegador de internet, ou seja, sem os óculos, ao contrário do que muitas pessoas costumam erroneamente generalizar.

O especialista Francisco Toledo estará no Smartus Proptech Summit, no dia 19 de março, em São Paulo.

Tecnologia 3D online, Realidade virtual e aumentada

Uma vez que o consumidor se torne engajado após os primeiros contatos com o imóvel, na etapa seguinte, isto é, a vista ao estande de vendas da incorporadora, ele tem à disposição novas experiências promovidas pela startup, agora sim utilizando os óculos de realidade virtual. Em suma, cada ferramenta se aplica a uma determinada fase da jornada do cliente.

Com os óculos, a experiência é ampliada e o consumidor fica completamente imerso no empreendimento, tendo maior facilidade de avaliar os futuros espaços. “O nível de interatividade e estímulo dos sentidos é muito maior do que pela tela de um computador, os clientes podem sentir intensamente hoje como será viver nesse imóvel no futuro, a uma fração do custo do decorado físico”, afirma Toledo. Confira no vídeo.

A iTeleport também oferece a tecnologia de realidade aumentada, na qual ocorre a sobreposição de um objeto 3D, por exemplo, uma maquete, sobre uma mesa vazia. “Na verdade, não existe nada ali [na mesa], mas é possível projetar essa maquete em 3D utilizando um tablet e observá-la de vários ângulos, inclusive com algumas animações, em breve: pessoas, carros, luzes etc.”, explica o fundador da startup.

Atualmente focada no estande de vendas, essa ferramenta logo deve ser disponibilizada em mais casos, informa Toledo. “Estamos digitalizando tudo que é físico”. A tecnologia tem grande apelo em loteamentos, já que é possível projetar casa em tamanho real sobre um terreno vazio, auxiliando na escolha do melhor projeto.

One Stop Shop

De acordo com Francisco Toledo, incorporadoras, loteadoras e imobiliárias costumam contratar separadamente cada uma dessas soluções. “Estamos resolvendo de ponta a ponta: um contrato único com melhor preço, melhor prazo e garantia da coesão visual dos materiais de marketing. Do contrário, fica a sensação [para o cliente] de que cada peça é de um novo lançamento”, esclarece.

Esse tipo de solução é conhecido pelo termo One Stop Shop, isto é, uma espécie de balcão único de atendimento que contempla todas as etapas, o que não impede a incorporadora de contratar apenas determinado serviço. “Todos os preços são tabelados e é como se fosse um cardápio de restaurante: pode contratar a ‘entrada’, o ‘prato principal’ e a ‘sobremesa’ à medida que houver interesse”, explica o fundador da iTeleport.

Com clientes como Cyrela Vivaz, BKO Incorporadora, Direcional Engenharia, Plano&Plano e Loft, a iTeleport atende empresas de todo o Brasil com escritórios situados em São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, regiões de Campinas e do Vale do Paraíba.

Francisco Toledo também é presença garantida no Fórum Imobiliário da Serra Gaúcha, no próxima dia 13 de março.

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