search

Veja como acompanhar a saúde financeira de seus ativos imobiliários com IA

Bom gerenciamento da carteira é fundamental para garantir fluxo previsto de recebíveis, e tecnologia surge como facilitadora

26/02/2020
Por Henrique Cisman

Recorrentes em operações de securitização, os recebíveis imobiliários podem se tornar problemáticos, prejudicando a saúde financeira da empresa e do próprio empreendimento. Por isso, securitizadoras, gestoras de fundos e as próprias desenvolvedoras imobiliárias costumam auditar os contratos para entender a qualidade da carteira.

Nesse contexto, a inteligência artificial tem sido de grande utilidade para melhorar as análises e fornecer ao mercado informações mais precisas sobre os recebíveis. 

Líder neste segmento tanto em número de operações (41% do total) quanto em montante gerido (38% do total), a Conveste Serviços Financeiros está investindo em tecnologia para atender o mercado imobiliário e de capitais.

“Todo o processo de auditoria da Conveste caminha para que seja realizado de forma automática, baseado em inteligência artificial, com uma base de dados acumulada nos últimos 5 anos sobre 40% dos CRIs emitidos (parcela atendida pela Conveste no mercado brasileiro)”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da empresa, Henrique Coelho.

Seja qual for o cliente, ou seja, de uma gestora de fundos de investimentos à própria incorporadora ou loteadora, passando pelas securitizadoras, o serviço prestado consiste em avaliar a saúde financeira dos ativos imobiliários e indicar se os compradores dos imóveis têm capacidade de honrar os pagamentos.

“Fazemos uma análise sobre a carteira [de recebíveis], entendemos a saúde desses ativos, montamos o fluxo financeiro utilizando algoritmos de inteligência artificial e entregamos o resultado para o cliente”, explica Coelho. Se esse cliente é uma securitizadora, terá base para montar a operação mais adequada ou desistir da operação; se é investidor, terá subsídios para a tomada de decisão.

“Com base em inteligência artificial, enriquecemos as informações e o investidor consegue ter maior assertividade nos investimentos que vai fazer. Garantimos que aquilo passou por um crivo sério e muito detalhado de auditoria”, sustenta o especialista.

Nessa auditoria, são utilizados dados da Receita Federal, da própria base construída pela Conveste e ainda um modelo PLDFT (prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, também conhecido pela sigla AML – Anti-Money Laundering, em inglês) para evitar fraudes, por exemplo, que uma pessoa se aproprie dos documentos de outra para assinar um contrato de compra e venda de imóvel.

Mesmo que a desenvolvedora opte por não securitizar a carteira ou realizar outro tipo de operação, pode solicitar auditoria e monitoramento dos ativos a fim de certificar a regularidade dos recebíveis, bem como atestar a eficiência do backoffice e da gestão. 

O monitoramento é realizado através de algoritmos que dão previsibilidade sobre a inadimplência dos recebíveis. “Não podemos afirmar que a pessoa não vai pagar, mas, através de modelos, identificamos alguns scores que tendem a ser inadimplentes em alguns meses. Neste caso, fazemos um trabalho bem mais ativo com a pessoa para entender e negociar”, afirma Coelho.

Destaque para multipropriedades

De acordo com a responsável por Novos Negócios da Conveste, Thayne Castilho, o segmento de multipropriedade perfaz boa parte das carteiras administradas pela empresa, em se tratando do número de contratos geridos. O balanço fechado em janeiro indica que pouco mais de 100 mil recebíveis pertencem a esta categoria, seguida por loteamentos, com 44,3 mil recebíveis.

“Atualmente, auditamos e monitoramos quatro grandes resorts de multipropriedade em Gramado e mais 17 em outras localidades, concedendo transparência e confiabilidade aos investidores”, afirma Castilho. 

Na outra ponta, “as desenvolvedoras têm demonstrado seriedade e competência na gestão dos recebíveis, elevando o número de investidores interessados em alocar recursos neste tipo de segmento”, completa.

Segundo Coelho, o mais comum é a Conveste realizar auditoria e monitoramento dos créditos em conjunto, mas também é possível a contratação para serviços pontuais, como somente as auditorias.

O diretor de operações da Conveste, Bruno Almeida, é presença confirmada no Fórum Imobiliário Serra Gaúcha 2020. Veja a programação e participe.

Leia mais: Hectare viabiliza projetos com assessoria financeira e à governança
Lei de multipropriedade eleva confiança de incorporadoras

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

logo do spotify - Matéria de tecnologia 3d online
logo do twitter - Matéria de tecnologia 3d online
logo do youtube - Matéria de tecnologia 3d online

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Ribeirão Preto - São Paulo

Fórum Imobiliário Ribeirão Preto

18 junho
2020

saiba mais

Salvador - Bahia

Fórum Imobiliário Nordeste

25 junho
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Moradias Populares

06 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Gestão Inovadora 2020

27 agosto
2020

saiba mais

Rio de Janeiro - RJ

Fórum Imobiliário Rio de Janeiro

10 setembro
2020

saiba mais

Brasília - Distrito Federal

Fórum Imobiliário Brasília

24 setembro
2020

saiba mais

Curitiba - Paraná

Fórum Imobiliário Curitiba

01 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Modelos Disruptivos 2020

05 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Multipropriedade 2020

20 outubro
2020

saiba mais

Presidente Prudente - São Paulo

Fórum Imobiliário Presidente Prudente

22 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Law Summit 2020

05 novembro
2020

saiba mais

Fortaleza - Ceará

Fórum Imobiliário Fortaleza

19 novembro
2020

saiba mais

Belo Horizonte - Minas Gerais

Fórum Imobiliário Belo Horizonte

26 novembro
2020

saiba mais

Goiânia - Goiás

Fórum Imobiliário Goiânia

02 dezembro
2020

saiba mais
DESIGN & CODE BY Mobme