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Vitacon se junta a Loft, Keycash e Grupo Zap no modelo de iBuyer

Incorporadora lançou sua própria plataforma de revenda de imóveis com algumas diferenças ao conceito original do negócio

27/02/2020
Por Daniel Caravetti e Luiza Bellintani

O segmento de iBuyer continua se desenvolvendo no mercado imobiliário brasileiro, e prova disso é o movimento de entrada de grandes empresas nesse modelo de negócio. A Vitacon, incorporadora liderada pelo empresário Alexandre Frankel, lançou neste mês sua plataforma de iBuyer

A empresa já contava com serviços de tecnologia voltados para o mercado imobiliário. Em 2019, apresentou sua plataforma de locação e gestão dos imóveis próprios e de terceiros para aluguel, a Housi. Agora, com o novo modelo de iBuyer, a Vitacon quer garantir a recompra de imóveis próprios em tempo recorde. 

Funcionamento e restrições

O modelo proposto pela Vitacon já está em atividade e abrange apenas imóveis da própria incorporadora. Isso significa que apenas clientes da empresa podem revender seus imóveis. Na fase inicial, a plataforma é restrita a unidades já quitadas lançadas a partir de 2018, sendo estúdios de até 35 m².

Em entrevista exclusiva à Smartus, Alexandre Frankel explica que essa restrição foi pensada para gerar ainda mais produtividade e eficiência na revenda dos imóveis. “Ninguém entende melhor de Vitacon do que a própria Vitacon. A gente tem total expertise para fazer isso de uma forma muito melhor do que qualquer outro agente externo”. 

A partir de uma equipe interna de tecnologia, a Vitacon desenvolveu uma plataforma própria que simplifica o processo de revenda, segundo Frankel. 

Se o proprietário de um imóvel Vitacon deseja receber uma proposta, basta inserir a unidade na plataforma. Na sequência, um algoritmo do serviço consegue determinar o preço daquele apartamento de acordo com o tempo desde o lançamento, condições da estrutura e outros fatores. Em até 48 horas, o proprietário obtém uma proposta. 

Ainda de acordo com o empresário, futuramente pode existir a integração de soluções para aluguel ao modelo da plataforma. Segundo ele, a Vitacon já está desenvolvendo estratégias para que isso aconteça. 

Retornos para o consumidor

Em termos de vantagens para o usuário da plataforma, a rapidez dos processos é a que mais se destaca. De acordo com dados do Grupo Zap, o tempo de espera para que um imóvel seja vendido no mercado brasileiro é de aproximadamente 468 dias. 

Para o CEO da Vitacon, o poder de distribuição da empresa é o que permite a entrega de propostas imediatas ao cliente, evitando incertezas, esperas longas e atrasos no ato de gerar liquidez. 

Além da agilidade possibilitada pelo processo, o objetivo da incorporadora é acompanhar o cliente em todas as fases e processos. “No momento em que ele compra, no momento em que ele quer vender, no momento em que ele quer alugar, é uma plataforma que fica com o cliente por toda a vida, independente de qual seja a necessidade”. 

Solução para problemas do cliente

O crescimento desse modelo de negócio no Brasil é cada vez mais vistoso. Conforme sinalizado por Frankel, o principal motivo para que a empresa apostasse nesse tipo de plataforma é a necessidade de solucionar dores dos seus clientes, que muitas vezes precisam de liquidez imediata ao vender um imóvel. 

“É perceptível a dor de colocar esse produto no mercado para alguém que não está presente o tempo todo. Mas, para nós, isso é muito fácil. Temos toda a máquina, todo o time de vendas, todo o canal. Por isso entendemos que era possível prestar um bom serviço para gerar liquidez ao cliente quando ele precisar”, explica. 

Visão do setor sobre o movimento

O movimento de entrada da Vitacon para o segmento de iBuyer indica desenvolvimento na dinâmica do mercado em relação a este tipo de negócio. 

Clarissa Vieira, co-fundadora da Keycash – plataforma no modelo de iBuyer -, acredita que entradas como esta significam prosperidade para o segmento no mercado secundário.

“Pela ótica do comprador e do vendedor, é mais uma opção bacana. Isso só contribui positivamente para o mercado. O mercado secundário sempre foi esquecido e [novos entrantes] não estariam nesse negócio se não achassem que o movimento é de ascensão”, comenta em entrevista à Smartus.

Para o diretor de negócios da Loft, João Vianna, o movimento é visto com bons olhos, como um bom sinal para o mercado de iBuyer no cenário atual brasileiro. Entretanto, em entrevista à Smartus, Vianna explica que não vê o modelo apresentado pela Vitacon como um modelo de iBuyer puro, uma vez que não compra, reforma e revende imóveis do mercado secundário externo.

Essa perspectiva também é observada por Vieira. “Eu não vejo a iniciativa como sendo um iBuyer nativo. É um início para que de alguma forma se torne isso. O fato de comprar um imóvel que já foi da base [da própria incorporadora] restringe muito”.

Expectativas para 2020 e anos seguintes

Para Vianna, o iBuyer é uma forma de negócios que exige grande disponibilidade de capital para o funcionamento, e as poucas empresas que atuam neste setor ainda estão sozinhas no mercado brasileiro. Entretanto, o diretor enxerga o crescimento das oportunidades. 

Por mais que as expectativas para este segmento sejam altas, Clarissa Vieira acredita que o modelo está longe de estar, de fato, consolidado. 

Frankel entende que 2020 é um ano de crescimento para o modelo agora proposto pela empresa. Para ele, o cliente não é leigo, é um investidor imobiliário, e deseja obter liquidez imediata, e o iBuyer surge como uma solução para isso. “O Brasil tem tudo para que esse mercado e essa onda de otimismo se espalhem para todo o país”.

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