search

MRV Engenharia realiza primeira venda de imóvel 100% digital

Da busca pelo imóvel à assinatura dos contratos, tudo foi feito virtualmente

18/02/2020
Por Luiza Bellintani

No final de janeiro, a MRV Engenharia realizou a primeira venda 100% digital de um imóvel, a partir da plataforma recém desenvolvida para esse fim. A partir dessa tecnologia, é possível realizar todo o processo de venda de forma online: escolha do imóvel, análise de crédito do comprador, visita ao apartamento, envio de documentação e assinatura de contratos. 

Segundo release divulgado pela MRV sobre a plataforma, ela vinha sendo desenvolvida há cerca de um ano e envolveu o trabalho de mais de 100 profissionais. O principal objetivo desse projeto é construir uma solução para que o sonho de conquistar a casa própria seja mais simples e ágil para os compradores. 

A ferramenta, criada em PWA (progressive web app), uma nova metodologia de desenvolvimento de software, utiliza o próprio endereço da web da MRV Engenharia. A plataforma reúne alguns tipos de tecnologia para sua composição, como inteligência artificial, chatbots, RPA (robotic process automation) e visão computacional. 

O cliente pode acessar o programa tanto pelo computador quanto pelo smartphone ou tablet, o que torna ainda mais prática e acessível a procura pela unidade. Uma vez que todas as etapas da compra são feitas online, a plataforma é muito mais que um instrumento de busca de imóveis disponíveis para venda. 

Em entrevista à Smartus, o diretor de Tecnologia da Informação da construtora MRV, Reinaldo Sima, ilustrou que a inteligência artificial incorporada nessa tecnologia consegue, por exemplo, filtrar unidades que se adequem perfeitamente ao perfil de pagamento do usuário. Depois disso, ele já é encaminhado para a possibilidade de aquisição daquele imóvel na própria ferramenta.

“Quando o cliente chega a uma unidade com o preço ideal, ele já segue para a etapa de compra e assinatura dos documentos. Quando falamos em venda digital, é isso: desde a parte do cliente encontrar a unidade que ele gosta, a parte em que ele simula a melhor condição para pagar e financia o imóvel, até o momento em que ele assina digitalmente o contrato”, comenta Sima. 

Ainda, a plataforma possibilita três modos de operação: processo de compra 100% self-service, ou seja, inteiramente autônoma e digital; início da experiência online e depois física, ou vice-versa; compras online e remotas com a ajuda de algum profissional capacitado para instruir o cliente no processo. 

Inicialmente, as vendas 100% digitais a partir dessa plataforma estão restritas a apartamentos em um condomínio situado em Belo Horizonte. Entretanto, segundo apontado por Sima, a expectativa é de estender essa modalidade de venda para todos os empreendimentos da MRV.

De acordo com o diretor de TI da construtora, a plataforma agregou para a evolução da produtividade dos processos de venda da empresa, principalmente por resolver sua principal preocupação: oferecer suporte ao cliente. Com isso, a experiência do consumidor foi aperfeiçoada. 

“Como nós estamos simplificando os processos, a tendência é que o cliente aprecie muitos mais esse tipo de venda do que o anterior. Eu não tenho dúvidas de que o cliente vai gostar muito mais da compra digital”, diz o especialista. Ainda, Sima acredita que isso não implica na obliteração dos modos de venda convencionais, uma vez que tudo depende da preferência e da confiança do consumidor. 

Em conversa com a Smartus, Aristeu Livingstone, gestor de marketing do Facilita, explicou que essa trajetória do mercado para soluções online é inevitável.

“Hoje, os consumidores já vivem de uma nova forma. Eles estão mais acostumados a apps de entrega, a abrir contas digitais em questões de minutos, a solicitar um carro em poucos toques. Eles estão nesse ambiente muito mais prático, menos burocrático”, explica. 

“De repente, eles vão para o mercado imobiliário e encontram processos de vendas muito burocráticos. Isso não condiz com a sua realidade. As construtoras perceberam isso e estão correndo atrás”, completa o especialista.

Leia também: São Paulo tem maior resultado de venda de residenciais da história
Novo corte da Selic vai reduzir juros do financiamento imobiliário?

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

17:00 às 18:00

Governança corporativa e desafios de sucessão no mercado imobiliário

07 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Pará

09 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Amazonas

14 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário
Rio de Janeiro

23 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Campinas

28 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Ribeirão Preto

04 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Moradias Populares

06 agosto
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Curitiba

13 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Gestão Inovadora 2020

27 agosto
2020

saiba mais

Brasília - Distrito Federal

Fórum Imobiliário Brasília

24 setembro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Modelos Disruptivos 2020

05 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Multipropriedade 2020

20 outubro
2020

saiba mais

Presidente Prudente - São Paulo

Fórum Imobiliário Presidente Prudente

22 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Law Summit 2020

05 novembro
2020

saiba mais

Belo Horizonte - Minas Gerais

Fórum Imobiliário Belo Horizonte

26 novembro
2020

saiba mais

Goiânia - Goiás

Fórum Imobiliário Goiânia

02 dezembro
2020

saiba mais
DESIGN & CODE BY Mobme