Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

N
Notícias

Previsibilidade reduz taxas nos financiamentos via mercado de capitais

Graças ao uso de tecnologias, investidores veem com maior clareza os riscos em cada operação

Henrique Cisman

24/09/2020

Um dos entraves às alternativas de financiamento imobiliário costuma ser a precificação do risco das operações, mas essa barreira é cada vez menor devido à intensificação do uso de tecnologias na elaboração dos negócios. 

Segundo Gabriel Giani, vice-presidente comercial da Captalys, o conjunto de ferramentas baseadas em tecnologia oferece grandes vantagens ao empreendedor que precisa de crédito e busca opções ao sistema bancário tradicional, como baixo custo de estruturação e acompanhamento em tempo real das operações ativas.

“Cada vez mais, aumenta-se a acurácia dos dados e das estatísticas para respaldar novas operações e garantir o máximo de previsibilidade possível, que é tão importante para os investidores de longo prazo estimarem melhor os riscos embutidos e, consequentemente, aceitarem taxas menores para realizar o investimento”, explica Giani.

Para Juliana Aguiar, CEO da Certificadora de Créditos Imobiliários, a abundância de informações é essencial para evitar precificação errada da carteira ou mesmo dificultar a captação de recursos. “Quanto melhor for a estruturação dos dados, dos arquivos e da cobrança, mais curto será o caminho até o capital, e não tem outra forma de fazer isso que não seja através de tecnologia”, afirma.

Outro benefício relevante é a transparência nas negociações: “O segredo da desintermediação é que ambos os lados (tomador e investidor) estão totalmente alinhados em relação aos objetivos e deveres. Quando as regras do jogo são claras e de fácil entendimento, todos ficam satisfeitos”, afirma Giani. As operações são feitas através dos fundos de investimentos geridos pela Captalys.

“Quando pensamos em gestão de recebíveis e sistemas de cobrança, a tecnologia oferece ao empreendedor imobiliário previsibilidade e conhecimento sobre a carteira, viabilizando negociações mais rápidas e ajustadas com o mercado de capitais”, reitera Juliana Aguiar.

Eficiência e escalabilidade

Inerente à tecnologia, a eficiência é marca registrada das operações nas quais ocorre desintermediação. “As operações desenvolvidas pela Captalys visam tanto a segurança do investidor como o melhor desenho para o tomador, eliminando, por exemplo, a Cédula de Crédito Imobiliário (CCI) ou o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e todos os custos envolvidos em uma securitização convencional para aquisição de carteiras de recebíveis em projetos de loteamentos e incorporação”, explica Giani.

Assim, a operação fica mais barata para o tomador sem abrir mão de toda a segurança e todo o controle dos ativos para os investidores. 

Outro destaque feito por Giani é a flexibilidade para criar novos produtos: “A constante capacidade de atualização e formatação de novos modelos de soluções de crédito é uma grande diferença do mercado de capitais para o setor bancário tradicional quando o assunto é financiamento imobiliário”, aponta o especialista.

“Muitas das empresas não possuem estrutura tecnológica para oferecer uma experiência digital aos tomadores. Usamos tecnologia para melhorar este cenário, e os clientes se beneficiam de um modelo escalável, baseado em anos de aprendizado, gerando uma gestão mais eficiente para o tomador, com mais segurança e informação para o portfólio de investidores”, encerra Juliana. 

Quero entrar em contato com as fontes da matéria

DESIGN & CODE BY Mobme