- GRI Hub
- Notícias
- Contato
- Nós
- SmartusPlay
-
- YouTube
- Telegram
- Spotify
-
N
Notícias
Tecnologia em favor da agilidade de processos foi pauta no Proptech Summit
Análise de crédito ao consumidor e contratação de planos de seguros para incorporadoras podem acontecer em 24 horas
28/5/19
O Smartus Proptech Summit 2019 foi dividido em vários painéis para conseguir abarcar todas as principais inovações e tecnologias disponíveis para o setor imobiliário. Algumas discussões, embora não tivessem como foco uma tecnologia em particular, apresentaram soluções que têm na tecnologia o ponto de partida.
É o caso do painel sobre crédito e seguros, que teve como participantes Guilherme Bruno, CEO da Homelend, e Rossana Costa, diretora da GEO Big Data. A moderação foi realizada por Marcelo Hannud, especialista em mercado imobiliário da XP Investimentos. Mais de 120 executivos assistiram ao debate.
Na abertura do painel, Guilherme e Rossana apresentaram brevemente os diferenciais de seus negócios, que são, respectivamente, analisar crédito e emitir a apólice de planos de seguro em até 24 horas, em ambos os casos. Outra semelhança é que essa agilidade só se torna possível devido à digitalização do processo.
Explicando de forma resumida, a Homelend atua junto ao incorporador analisando a capacidade de financiamento para a qual um cliente pode se submeter. Utilizando um sistema baseado em inteligência artificial, a startup diz ao vendedor se o comprador conseguirá ou não arcar com os pagamentos. O índice de acerto é de 97%, conforme declarou Guilherme durante o painel.
Já a GEO Big Data digitaliza o processo de cotação de planos de seguro, possibilitando ao cliente – que pode ser uma incorporadora, construtora, securitizadora, cooperativa de crédito ou consórcio – realizar uma subscrição virtualmente, tornando muito mais rápida a obtenção da apólice do plano contratado.
Para saber mais detalhadamente sobre cada solução, confira esta matéria sobre a Homelend e esta outra sobre a GEO Big Data.

Guilherme Bruno e Rossana Costa durante participação no Smartus Proptech Summit 2019
As apresentações chamaram a atenção do moderador do painel, Marcelo Hannud, que perguntou o que ambas as empresas fizeram para alcançar a prestação de um serviço que, para os incorporadores, parece mágico. A resposta foi simples: os métodos convencionais – tanto para análise de crédito quanto para contratação de planos de seguro – são morosos porque não exploram a tecnologia.
De fato, a audiência pareceu ao mesmo tempo encantada e curiosa, pois foram realizadas diversas perguntas aos painelistas. Em comum, a preocupação com a segurança da operação. Em ambos os casos, a digitalização acelera o ponto de partida, mas não dispensa averiguações mais profundas para o fechamento do negócio.
A Homelend não dispensa a presença dos bancos assim como a GEO Big Data não elimina a figura da seguradora parceira, que permanecem – os bancos e as seguradoras – como os “tomadores do risco”.
Após a conclusão do painel, que teve duração de 40 minutos, participantes do Smartus Proptech Summit procuraram pelos painelistas para seguir as conversas, sinal de que a tecnologia, quando resulta em ganhos, tem – definitivamente – espaço no setor imobiliário e um horizonte promissor de crescimento no Brasil.
Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:
leia também
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
COMPARTILHE
a a a a