search

Cotação e emissão de apólices de seguros podem levar apenas 1 dia

Processo digitalizado acelera contratação de planos mantendo a segurança do negócio

13/5/19

Como ocorre com vários outros serviços dos quais necessitam incorporadoras e construtoras, contratar um seguro para o empreendimento pode ser um negócio burocrático se o processo acontecer pelos padrões tradicionais. Mas a digitalização chegou para melhorar essa realidade e hoje já é possível cotar preços e emitir apólices em menos de 24 horas.

Este é o caso de clientes da GEO Big Data, empresa que atua há 14 anos no desenvolvimento de seguros para o setor imobiliário. “O projeto é, desde a fundação, 100% digital, e isso, por incrível que pareça, chegou primeiro na construção civil”, afirma a diretora da GEO, Rossana Costa.

Ela explica que a digitalização do passo a passo necessário para a contratação de um seguro imobiliário facilita a vida dos clientes, sejam eles incorporadores, construtores, cooperativas de crédito, consórcios, securitizadoras e até mesmo bancos credores. “Ser digital é ter entrega rápida. A cotação e emissão da apólice, que levariam alguns dias no mercado comum, acontecem em 24 horas”.

Rossana destaca que a atuação da GEO é diferente de outras prestadoras de serviços de tecnologia de seguros. “Geralmente, usa-se o produto de uma seguradora, e apesar de sermos uma empresa tecnológica desde a fundação, desenvolvemos esse produto em si”. Para isso, é feito um estudo completo do mercado e elaborado algo específico a determinado segmento ou necessidade.

A empresa oferece atualmente quatro tipos de seguro para o setor imobiliário, sendo três deles praticamente exclusivos, comenta Rossana. O mais comum do pacote, que cobre riscos de engenharia (danos acidentais ocorridos ao longo da obra), foi concebido a partir de consultas aos players do mercado para apresentar diferenciais em relação aos planos convencionais.

“Esse é um produto conhecido, que mais de 100 seguradoras operam em determinado padrão, então a GEO ouviu as dores do mercado de construção, reclamações de falta de cobertura, das excessivas franquias, e desenvolveu um produto sem franquia, que pode ser pago durante todo o prazo da obra, sem juros, o que facilita o fluxo de caixa da construtora”, esclarece.

A empresa desenvolveu também o seguro de garantia de entrega de obra, porém não há previsão de lançamento no mercado, já que nenhuma seguradora garantiu a operação até o momento – apesar de desenvolver os planos de seguro, a GEO não elimina o papel das seguradoras parceiras, responsáveis pelo pagamento do sinistro e demais funções exercidas pelo tomador do risco.

“Mercado percebeu que tecnologia é uma tendência necessária”

Na avaliação da diretora da GEO, o mercado imobiliário percebeu – principalmente nos últimos anos – que a tecnologia é uma tendência necessária para otimizar custos e melhorar em relação à concorrência. “[Os players] estão buscando tecnologias no Brasil e no exterior, então existe um caminhar em relação à inovação, em formas de ganhar velocidade de entrega com qualidade e eficiência”, diz.

A especialista observa que a tecnologia força a evolução das prestadoras de serviços de seguros: “Tem que ser tecnológico, não enxergo a continuidade de operação de, por exemplo, produto de risco de engenharia que leva uma semana para o incorporador receber uma proposta e decidir se vai contratar ou não”, exemplifica, completando que a digitalização não é uma realidade distante.

Segurança da operação se mantém

A agilidade do processo não prejudica a segurança da operação. “O que propomos é uma subscrição na conta do usuário, criar parâmetros para que, conforme o cliente preencha a subscrição, ela vá acontecendo”. Rossana destaca que se algum campo divergir do que é aceito pela seguradora, o sistema emite um alerta com os ajustes que o incorporador precisa fazer.

“Não se está fazendo uma subscrição frágil, apenas agilizando o processo, então o mercado segurador tem que aderir a esse modelo”, finaliza.

Rossana Costa é presença confirmada no Smartus Proptech Summit.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

05 dezembro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus
Proptech Summit 2020

19 março
2020

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação