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Artigo
Até onde vai o papel da tecnologia na cultura digital?
Por Glauco Farnezi, fundador e CEO do Facilita
Dezembro/2020
Já sabemos que o mercado imobiliário passou por uma aceleração da transformação digital com a pandemia causada pelo coronavírus. Apesar dos desafios, o setor conseguiu se destacar como um dos pilares da economia brasileira, mantendo, e até aumentando, os resultados em vendas.
No que se refere à comercialização e aos lançamentos de imóveis, a digitalização das etapas comerciais se tornou uma nova realidade no setor. O que antes era apenas um diferencial, agora se tornou obrigação.
Em um momento tão competitivo, no qual incorporadoras se preparam para um novo ciclo imobiliário em 2021, a cultura digital aparece como uma grande aliada para simplificar processos, desburocratizar vendas e aumentar resultados.
Da mesma forma, a discussão sobre inovação se aprofundou: apenas tecnologia basta? É preciso criar uma base sólida no tripé da transformação digital. Ou seja, para se construir uma cultura digital é necessário unir pessoas, processos e tecnologia.
Os processos precisam estar bem definidos
Com a necessidade da digitalização no mercado imobiliário, empresas começaram a procurar soluções tecnológicas para simplificar seu processo comercial. Contudo, suas expectativas, muitas vezes, podem não estar alinhadas com a realidade.
Isso porque se uma ferramenta for adotada sem planejamento e processos adequados, dificilmente ajudará a construtora a alcançar seus objetivos. Se o processo for confuso, então, a implementação da tecnologia deixará o gargalo ainda mais evidente.
Só há uma adaptação eficiente se o processo for claro, ou seja, se todas as etapas da venda estiverem organizadas e alinhadas com a equipe. Após a definição, não adianta apostar em uma ferramenta que não se adapte às particularidades do seu processo. Afinal, processo e tecnologia são pontos importantes e diretamente ligados.
Líderes atuantes e equipe engajada
Também não é novidade que todo processo de implementação de cultura digital precisa de um líder atuante que vai estabelecer as metas da empresa e definir como a tecnologia vai ajudar neste percurso.
O líder precisa ser o responsável direto pelo projeto, aquele que vai insistir na mudança de cultura e engajar os membros da equipe que apresentem dificuldades na transição. Afinal, a criação de uma cultura digital exige energia para fazer o projeto acontecer.
A tecnologia e a importância de iniciar pelo básico
No mercado imobiliário, existe uma ideia de que a tecnologia é suficiente para implementar a cultura digital. Contudo, para que essa transformação realmente aconteça, é essencial que os processos estejam definidos e que líderes e equipe estejam engajados na mudança.
Assim como em uma viagem de de avião é imprescindível haver aeronave, piloto e plano de voo, na implementação da cultura digital é preciso ter tecnologia, um líder atuante e um processo claro.
Também é recomendável iniciar sempre pelo básico, ampliando o projeto de transformação digital ao longo dos avanços, já que uma mudança de cultura requer tempo e energia. Tentar digitalizar todos os processos de uma só vez em um pequeno espaço de tempo pode confundir a equipe e até mesmo trazer frustrações.
Assim, o mais indicado é colocar os pés no chão, identificar as prioridades em seu processo de vendas e dividir o projeto em fases. Trabalhar primeiro nos principais gargalos é um ponto de maturidade que vai garantir a você e sua equipe uma boa experiência na implementação da cultura digital.
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