search

Detalhamento dos projetos torna mais justa precificação de seguros

Maior quantidade de informações eleva controle sobre a obra e permite avaliação mais precisa dos riscos e custos envolvidos

13/03/2020
Por Henrique Cisman

Antes elaborados com papel e caneta, os projetos imobiliários passaram por grandes mudanças no modo como são desenvolvidos ao longo das últimas décadas, chegando aos atuais programas baseados em BIM. Mais do que a riqueza de detalhes e a facilidade de visualização, a tecnologia melhorou o gerenciamento das obras, tornando a precificação de seguros mais assertiva.

“Com todo o acesso que se tem às informações digitais, aos projetos e cronogramas, conseguimos avaliar mais precisamente os riscos e, como consequência, precificar de forma correta, porque entendemos melhor a exposição; precificar um seguro é oferecer os menores custos frente aos riscos que existem num determinado projeto”, explica Sidney Cezarino, diretor de seguros patrimoniais da Tokio Marine.

Em praticamente 100% dos casos, quanto mais informações são disponibilizadas à seguradora, mais justos são os prêmios cobrados para emissão da apólice. “Se em uma cotação são informados apenas prazo de obra e valor do empreendimento, a empresa consegue precificar, mas, talvez, com sobrepreço, porque o projeto não está detalhado”, argumenta o especialista.

“Agora, se a seguradora recebe o cronograma físico-financeiro da obra, com detalhes e percentuais das fases de construção, acabamento etc., faz a precificação ponderada. Quanto mais detalhado é o projeto, mais acurada e eficiente é a precificação, de modo que o preço é reduzido; a incerteza gera maior custo”, completa Cezarino.

Apesar da celeridade possibilitada pela digitalização dos processos, o diretor de seguros patrimoniais da Tokio Marine destaca a importância da presença física do corretor na negociação: “Visitar o canteiro de obra é fundamental. Usa-se tecnologia para fazer avaliação do risco, transmitir documentos, é claro, mas o corretor precisa ter contato com o segurado; isso é até saudável para dirimir dúvidas das coberturas”, afirma.

De acordo com Cezarino, em posse das informações e dos documentos necessários, as apólices são emitidas no prazo de até uma semana, nos casos mais complexos. “O certificado – que não é um substituto da apólice, mas é uma garantia para o segurado ficar confortável até que a apólice seja emitida – fica pronto em dois dias”, informa.

Segurança natural, insegurança social

Em termos naturais, o Brasil é um país de baixo risco para a construção civil, já que é considerado área não catastrófica, isto é, menos sujeita a desastres da natureza, como terremotos e furacões. “Isso é positivo para o seguro de riscos de engenharia, já que as grandes perdas são inerentes aos riscos da natureza”, explica o especialista.

Por outro lado, o ambiente de segurança pública ainda é ruim, obrigando maiores investimentos das construtoras nos canteiros de obras. “Há pouco mais de 10 anos, quando era feita vistoria em uma obra e recomendava-se colocação de concertinas nos muros, as empresas não gostavam; hoje, toda obra tem isso”, compara Cezarino. Para ele, a segurança nos empreendimentos melhorou.

“A gestão de riscos é muito ajudada pela tecnologia. Quanto mais mecanismos houver para certificar que a obra vai ser entregue no prazo, com a qualidade contratada e dentro do orçamento previsto, mais baixo será o custo do seguro”, completa Sidney Cezarino.

Com atuação em todo o país, a Tokio Marine oferece seguros para todas as fases da incorporação imobiliária, desde a garantia para a obrigação contratual do empreiteiro em entregar a obra, passando pelos riscos de engenharia e seguro de responsabilidade civil – quando são causados danos a terceiros, geralmente vizinhos dos canteiros – até o produto de risco patrimonial, quando o empreendimento já foi entregue ao proprietário.

Sidney Cezarino vai palestrar no Smartus Proptech Summit 2020, no dia 19 de março, em São Paulo. Veja mais informações sobre o evento.

Leia também: Tecnologia revoluciona mercado de seguros para construção civil
Propulsor de startups, acesso à capital amplia opções para incorporadoras

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

logo do facebook
logo do linkedin
logo do instagram- Matéria franquia de piscinas
logo do spotify - Matéria franquia de piscinas
logo do tumbler - Matéria franquia de piscinas
logo do youtube - Matéria franquia de piscinas

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Ribeirão Preto - São Paulo

Fórum Imobiliário Ribeirão Preto

18 junho
2020

saiba mais

Salvador - Bahia

Fórum Imobiliário Nordeste

25 junho
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Moradias Populares

06 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Gestão Inovadora 2020

27 agosto
2020

saiba mais

Rio de Janeiro - RJ

Fórum Imobiliário Rio de Janeiro

10 setembro
2020

saiba mais

Brasília - Distrito Federal

Fórum Imobiliário Brasília

24 setembro
2020

saiba mais

Curitiba - Paraná

Fórum Imobiliário Curitiba

01 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Modelos Disruptivos 2020

05 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Multipropriedade 2020

20 outubro
2020

saiba mais

Presidente Prudente - São Paulo

Fórum Imobiliário Presidente Prudente

22 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Law Summit 2020

05 novembro
2020

saiba mais

Fortaleza - Ceará

Fórum Imobiliário Fortaleza

19 novembro
2020

saiba mais

Belo Horizonte - Minas Gerais

Fórum Imobiliário Belo Horizonte

26 novembro
2020

saiba mais

Goiânia - Goiás

Fórum Imobiliário Goiânia

02 dezembro
2020

saiba mais
DESIGN & CODE BY Mobme