search

A Internet das Coisas e suas aplicações no mercado imobiliário

Sii Technology aposta na automatização predial para turbinar o ramo de imóveis, gerando otimização de custos

30/03/2020
Por Eduarda Mancin

Em uma era na qual dados e tecnologia são imperativos, integrar-se a essa realidade é vital para a diferenciação dos empreendimentos. Neste sentido, a Sii Technology se posiciona no mercado com uma solução que promete resolver pelo menos parte de tais inquietações. 

Com a proposta de utilizar IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português) como serviço em hotéis, prédios comerciais e residenciais, entre outros, a startup proporciona uma experiência de controle ao usuário.

“Focamos tanto em empreendimentos prontos quanto em construção; os hardwares instalados nos ambientes realizam desde a parte de controle até a segurança e gestão do espaço. Então, se o prédio estiver pronto, o equipamento é conectado via Wi-Fi em nuvem, sendo possível gerenciar o ambiente de forma centralizada”, explica Felipe Gásparo, CEO da Sii Technology. 

O produto, batizado de Sii IoT, já é utilizado em hotéis, shoppings, imóveis residenciais e comerciais. “Hoje, nosso foco principal está no ramo de hotelaria, que possui maior demanda principalmente com assistente de voz, que permite, por exemplo, controlar a temperatura do ar-condicionado e a iluminação; ele é integrado com a Alexa, da Amazon, com o Google Home, esses dispositivos”, explica Gásparo. 

Outra aplicação é o monitoramento dos consumos de energia e água. “O gestor de um shopping consegue gerenciar todas as lojas pelo sistema em nuvem”, complementa o especialista. 

Serviço como diferencial 

A Sii Technology tem também um produto sob medida para lojas, chamado Sii for Retail, que permite controlar temperatura do ar-condicionado e se a loja está aberta ou fechada. Todas essas funcionalidades podem ser administradas por uma única central, de forma simultânea, informa o CEO da startup.

“O diferencial é levar os serviços de hotelaria para os [imóveis] residenciais. Junto ao apartamento, o morador tem à disposição gestão de energia e locação do uso de espaços comuns, tudo pelo sistema. A tendência no mercado imobiliário são as incorporadoras focar em diferenciais, que são os serviços agregados ao condomínio”, complementa Gásparo. 

No mercado desde 2017, a startup iniciou suas atividades após identificar, junto à empresa-mãe, a demanda que o setor possui de soluções que utilizem IoT. A valorização que um empreendimento sofre ao empregar tal tecnologia em suas dependências é muito vantajosa: “Só com a implantação dessa tecnologia, o investimento costuma ser de 1,5% do projeto com retornos de até 8%”, revela o especialista.  

Desenvolvimento acelerado

No ano passado, a atuação da empresa – no tocante aos segmentos atendidos – se dividiu da seguinte forma: 55% hotelaria, 20% corporativo, 15% residencial e o restante redes de lojas de departamento. Para 2020, Felipe Gásparo projeta crescimento e intensificação do uso de IoT em empreendimentos já prontos e ainda em construção. 

“É importante perceber o potencial que a tecnologia tem de reduzir custos, além de facilitar a gestão. O que a Sii consegue fazer é otimizar o nível de gestão, inclusive para ambientes prontos, reduzindo custos”, encerra o CEO.

Felipe Gásparo é nome confirmado no Smartus Proptech Summit 2020.

Leia também: O que é internet das coisas? Entenda seus impactos no mercado imobiliário
Propulsor de startups, acesso à capital amplia opções para incorporadoras

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Ribeirão Preto - São Paulo

Fórum Imobiliário Ribeirão Preto

18 junho
2020

saiba mais

Salvador - Bahia

Fórum Imobiliário Nordeste

25 junho
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Moradias Populares

06 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Gestão Inovadora 2020

27 agosto
2020

saiba mais

Rio de Janeiro - RJ

Fórum Imobiliário Rio de Janeiro

10 setembro
2020

saiba mais

Brasília - Distrito Federal

Fórum Imobiliário Brasília

24 setembro
2020

saiba mais

Curitiba - Paraná

Fórum Imobiliário Curitiba

01 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Modelos Disruptivos 2020

05 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Multipropriedade 2020

20 outubro
2020

saiba mais

Presidente Prudente - São Paulo

Fórum Imobiliário Presidente Prudente

22 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Law Summit 2020

05 novembro
2020

saiba mais

Fortaleza - Ceará

Fórum Imobiliário Fortaleza

19 novembro
2020

saiba mais

Belo Horizonte - Minas Gerais

Fórum Imobiliário Belo Horizonte

26 novembro
2020

saiba mais

Goiânia - Goiás

Fórum Imobiliário Goiânia

02 dezembro
2020

saiba mais
DESIGN & CODE BY Mobme