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3 boas razões para investir na digitalização do processo comercial

Redução de custo e ganho de prazo permeiam melhorias oferecidas pela tecnologia; veja case (foto)

10/03/2020
Por Henrique Cisman

Noticiamos há poucas semanas a realização da primeira venda de imóvel 100% digital no mercado brasileiro. Embora ainda novidade, esse fato deixará de ser incomum e será a regra daqui a não muito tempo. 

Com cada vez mais tecnologias à disposição das empresas, a implementação de melhorias nos processos perderá o selo de diferencial para se tornar requisito mínimo de competitividade.

Em parceria com o app Facilita e a incorporadora Pride, listamos 3 boas razões para investir na digitalização de ponta a ponta dos processos comerciais. Comum a todas elas, estão reduções de custos e ganhos de prazos, além da melhor experiência de compra proporcionada ao cliente. Confira!

1. Gestão do atendimento e da venda

Seja o lead captado em um estande de vendas no shopping ou no dia do lançamento do empreendimento, em um portal imobiliário, nas redes sociais ou no próprio site da incorporadora, de todas as formas ele percorrerá o mesmo caminho.

Com a tecnologia do app Facilita, esse lead é encaminhado para uma fila de atendimento e prontamente recebido pela equipe de pré-venda, responsável pelo contato inicial antes do direcionamento ao corretor.

Pelo aplicativo, o gestor de vendas da incorporadora consegue acompanhar e analisar o histórico de atendimento de cada lead, já que todas as interações com esse cliente ficam registradas na plataforma. Isso permite que a empresa tenha maior controle sobre o andamento das negociações, verificando a atuação dos corretores e dos correspondentes bancários, bem como fatores que possivelmente estejam travando o fechamento dos negócios.

“Com o funil de vendas, os gestores controlam melhor as negociações: sabem quantos leads estão com visita agendada, quantos estão passando pela análise de crédito ou quantos estão na fase de proposta. Isso permite mais previsibilidade nos resultados”, afirma o diretor de experiência do cliente da Pride, Thiago Kuntze.

Na incorporadora, a equipe de pré-atendimento realiza até sete tentativas de contatos com os leads captados, classificando-os como quentes ou frios, de modo que os corretores saibam onde alocar maior esforço. 

Com login próprio no aplicativo, os corretores têm acesso a informações atualizadas dos empreendimentos, como quais unidades estão disponíveis e quais já foram vendidas ou têm visita agendada. 

“Os gestores não perdem tempo atendendo a ligações, respondendo mensagens no WhatsApp ou preenchendo planilhas. Com a facilidade que o aplicativo oferece, eles possuem mais tempo para focar em assuntos estratégicos”, destaca o CEO do app Facilita, Glauco Farnezi.

2. Centralização de informações

Outra boa razão para inserir tecnologia no processo comercial é a centralização das dezenas de informações inerentes ao processo de compra e venda de imóveis. O desafio é ainda maior quando se trata de empreendimentos econômicos, tipicamente os que fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, segmento no qual a Pride é bastante presente.

“A questão é sobre como melhorar a vida do cliente. No fim do dia, as empresas existem para isso: facilitar a realização dos sonhos dos clientes”, afirma Kuntze, diretor da Pride. Na incorporadora, um dos principais desafios era centralizar as informações para as imobiliárias parceiras e os correspondentes bancários.

“Todo o controle era feito via e-mail e excel. As informações não estavam atualizadas. Com os correspondentes, com as imobiliárias, com a nossa equipe… era muito difícil controlar e não tínhamos informação em tempo real”, constata Kuntze. Diante do problema, a incorporadora optou pela tecnologia.

De acordo com Kuntze, um dos avanços mais visíveis ocorreu no contato com os correspondentes bancários, responsáveis por analisar a capacidade de crédito dos compradores do imóvel para autorizar os financiamentos. “Hoje, consigo acompanhar o correspondente. Se ele não analisa um processo em três horas, a equipe liga e questiona o que está acontecendo”, afirma o diretor da Pride.

O CEO do Facilita, Glauco Farnezi, destaca que a centralização de informações e a comunicação integrada de todos os envolvidos na compra e venda do imóvel eliminam retrabalho, acelerando o fechamento do negócio.

3. Contratos prontos em prazo de duas a quatro horas

Uma vez que o crédito para o cliente seja aprovado pela instituição bancária, os corretores podem enviar propostas e contratos pelo aplicativo, o que garantiu agilidade inédita no ciclo de vendas da incorporadora.

“Não é tecnologia por tecnologia. É para propiciar uma experiência diferenciada para o cliente, experiência na qual empresa e cliente consigam assinar [digitalmente] os contratos de várias cidades do Brasil”, afirma Kuntze.

No fim, o resultado da utilização de tecnologia é a geração de propostas e contratos em prazos que variam de duas a quatro horas, incluindo envio e assinatura eletrônica dos documentos necessários para conclusão da compra e venda.

“Nos últimos anos, mas principalmente a partir de 2019, os empreendedores do mercado imobiliário entenderam a necessidade de elevar a eficiência da gestão de vendas. O processo precisa ser mais ágil e proveitoso para todas as partes”, encerra Farnezi.

Glauco Farnezi vai palestrar no Fórum Imobiliário da Serra Gaúcha, nesta sexta-feira, dia 13 de março. Participe!

Leia também: Aplicativo de vendas: de ponta a ponta, tratamento do cliente tem nova dinâmica
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