Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

N
Notícias

Aplicativo de gestão condominial reduz despesas e agrega valor ao prédio

Com ações e serviços centralizados, aumenta a noção de conveniência para os usuários

09/03/2020
Por Henrique Cisman

Parte importante da satisfação de moradores de um prédio tem relação com as atividades condominiais, como reuniões, acompanhamento de serviços, recebimento de avisos e todas as demais formas de comunicação interna. Observando essa demanda, é crescente o número de empresas que oferecem aplicativos para gestão condominial. 

Uma dessas iniciativas é da TownSq, startup brasileira criada em 2013 e internacionalizada em 2016, presente em países como Estados Unidos, México e Canadá – além do Brasil. De acordo com o atual presidente da empresa, Fábio Palma, o aplicativo substitui canais informais, como Whatsapp e Facebook, tornando a comunicação mais organizada e efetiva.

“Tudo o que acontece dentro do condomínio – todas as atas de reuniões, por exemplo – está dentro do aplicativo e tem o envolvimento do síndico, do conselho de moradores, de moradores que não compõem o conselho, e isso muda toda a cultura de como é feita a comunicação condominial”, afirma Palma.

Se houver, por exemplo, algum problema com os elevadores, ou com qualquer outro produto ou serviço interno, a notificação é feita pelo app e um chamado é aberto para o síndico. Ainda, os moradores e usuários podem acompanhar as atividades em tempo real no aplicativo, onde também recebem todos os avisos importantes, como interrupção programada de água ou energia e entrega de encomendas. 

Nos edifícios corporativos, além da comunicação otimizada, algumas das facilidades obtidas são as reservas de salas de reunião e de salões de festas e confraternizações.

Conceito de conveniência e maior valor ao patrimônio

De acordo com Fábio Palma, a startup atua junto a construtoras e incorporadoras em prédios residenciais e comerciais para entregar um novo conceito de conveniência aos moradores e usuários. “O aplicativo funciona desde o momento da compra, antes mesmo da entrega do imóvel, permitindo o acompanhamento da obra e a comunicação com a construtora”, acrescenta.

Nos projetos atendidos, geralmente o prédio já existe e a tecnologia surge para convertê-lo: “As incorporadoras têm procurado se atualizar em um conceito de conveniência e a TownSq é a ferramenta que apresenta esse conceito dentro dos condomínios: facilidade e transparência”, avalia Palma.

Apesar da possibilidade de conversão, o ganho de valor é maior quanto mais cedo é implementada a tecnologia. “Para os novos empreendimentos, principalmente, é um grande diferencial. A pessoa não compra um apartamento especificamente pela tecnologia, mas por todo um conceito que a tecnologia é capaz de entregar”, afirma o especialista.

Em resumo, o app gera mais conforto para todos os envolvidos – síndico, moradores, usuários, visitantes e prestadores de serviços -, além de valorizar o patrimônio e acelerar o processo de vendas como diferencial, completa Palma.

Redução de custos

O aplicativo é contratado a um custo mensal que varia conforme o número de unidades cadastradas, ou seja, independe da quantidade de usuários, e é pago pelo condomínio, seja em forma de rateio com os moradores ou não – decisão que cabe às administradoras.

De acordo com o presidente da TownSq no Brasil, a redução de custos condominiais pode chegar a 40% em alguns casos, devido à eliminação do uso de papel, melhorias nos processos de gestão e taxas mais acessíveis para a administradora, de acordo com o executivo. 

Fábio Palma é mais um nome confirmado no Smartus Proptech Summit 2020, que acontece no próximo dia 19, em São Paulo. Confira a programação completa acessando o link.

Leia mais: Com análise de dados, obras têm redução de custo de R$ 100/m², em média
Tecnologia 3D online, VR e AR: entenda diferenças e os reflexos nas vendas

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

logo do facebook
logo do linkedin
logo do instagram- Matéria franquia de piscinas
logo do spotify - Matéria franquia de piscinas
logo do tumbler - Matéria franquia de piscinas
logo do youtube - Matéria franquia de piscinas
leia também
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
DESIGN & CODE BY Mobme