search

Empresários dialogam sobre inovação, tecnologia e novos modelos de negócio

Evento reuniu expoentes do mercado brasileiro e iniciativas de sucesso

25/9/19

A Smartus reuniu mais de 350 empresários e profissionais do mercado – predominantemente do setor imobiliário – para debater os novos modelos de negócio e os caminhos para a inovação no ecossistema produtivo. O evento foi realizado no Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers.

Considerada disruptiva, a economia do compartilhamento direcionou as discussões. Fundador e CEO da Vitacon, o empresário Alexandre Frankel propôs a integração da cadeia imobiliária para a transformação do setor com vistas a maiores ganhos para os incorporadores e melhores experiências aos clientes. “Vamos reiventar o modo de consumir imóveis”, afirmou em entrevista à Smartus.

Um dos painéis tratou da transformação cultural nas empresas a fim de surfar a onda de inovação. Composto pela sócia fundadora da New House, Ewelyn Rastelli, pela CEO da weme, Carolina Takada, e pelo diretor da CI&T, Flávio Pimentel, o debate procurou alertar para a necessidade de mudanças internas e um melhor entendimento dos desejos dos clientes.

O diretor de tecnologia da IBM Brasil, Fábio Marras, mostrou como a tecnologia avançou nos últimos anos e deu exemplos de como ela está sendo utilizada em diversos setores do mercado – farmacêutico, alimentício, agrícola etc. – alcançando resultados antes inimagináveis e em tempo recorde. “As mudanças que vemos nos processos bancários vão chegar a outras indústrias”, indicou.

Atualmente, as atividades digitais produzem 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias (são 18 zeros, rs), conforme informou Marras. A questão é: o que fazer com esses dados? 

Líder de blockchain da IBM Brasil, Carlos Rischioto destacou – além do próprio blockchain – as tecnologias de inteligência artificial e IoT (internet das coisas) no tocante à utilização no mercado, permitindo acesso a uma quase infinidade de dados que, se corretamente avaliados e direcionados, contribuem para a tomada de decisões mais assertivas.

Neste contexto, o diretor de novos negócios da Stefanini, Guilherme Stefanini, falou sobre a antecipação de demandas do público para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios. Stefanini citou exemplos de marcas consolidadas que precisaram repensar estratégias e ressaltou a importância de se ter clareza sobre o passo a passo evolutivo – um passo por vez: “qual é o job to be done?”.

Logo na abertura do Summit Modelos Disruptivos 2019, o sócio da BRAIN, Marcelo Gonçalves, apresentou as oportunidades e os desafios que a empresa de pesquisa e inteligência de mercado considera relevantes no desenvolvimento de i) colivings, ii) coworkings, iii) senior livings, iv) student housings e v) multipropriedades. “São tendências que já se provaram realidade”, enfatizou.

Cada um desses modelos foi debatido com exclusividade ao longo do evento, reunindo empresas pioneiras no Brasil e na América Latina: Casa Campus (Argentina), Regus, Tecnisa, Uliving, WAM e VCI Holding. Mais informações sobre os painéis você acompanha durante a semana no portal de notícias da Smartus

A parte final do encontro reuniu representantes do setores de segurança, hotelaria, armazenamento e coworking para compartilhar impressões e experiências sobre o reflexo da economia de compartilhamento nos negócios. 

Participaram Chen Gilad, co-CEO do Grupo Haganá, Patrick Mendes, CEO América Latina da Accor Hotels, Thiago Cordeiro, fundador e CEO da Good Storage, e Tiago Alves, CEO Brasil da Regus. A moderação foi realizada pelo apresentador Sérgio Waib, que conduz os programas Giro Business e Band News.

O evento buscou aproximar os mercados imobiliário e financeiro, colocando na mesa a visão de investidores em relação aos novos modelos de negócio. O painel foi composto por João Kepler Braga, sócio da Bossa Nova Investimentos, e José Paim Andrade Jr., sócio proprietário do MaxCap Group, com moderação de André Glogowski, membro do conselho da HTB Engenharia e Construção.

“No Brasil, há mais startups do que dinheiro para ser investido nelas, mas, em um ambiente como esse, há mais dinheiro do que startups. Que tal trabalhar para reunir as duas partes?” afirmou Braga, sugerindo a realização de mais eventos como o Summit Modelos Disruptivos 2019.

O evento fomentou networking entre os participantes com alguns intervalos entre os painéis e estandes com soluções disruptivas para o mercado imobiliário solucionar algumas de suas dores.

Foto: Flávio R. Guarnieri

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação