search

Balanço parcial de 2018 totaliza venda de 105 mil unidades residenciais

Número é 6,6% maior em relação a 2017; lançamentos tiveram alta de 30%

31/1/19

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgou o balanço parcial de 2018 realizado com as empresas associadas, indicando que as vendas no ano passado, até novembro, totalizaram 104.590 unidades, um aumento de 6,6% em relação aos doze meses precedentes. No mesmo período, os lançamentos cresceram 30,3%, revelando retomada da construção de novos empreendimentos residenciais.

No consolidado do ano passado até novembro, o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) se manteve como líder no segmento residencial, respondendo por 76,7% dos lançamentos e por 70,5% do total de vendas. A quantidade de unidades negociadas no MCMV teve alta de 8,6% ante 2017.

Em movimento contrário ao que se tinha até o 3º trimestre do ano passado, a oferta cresceu, passando para 125.864 unidades em novembro, reflexo da disparidade entre a quantidade de lançamentos e vendas. A boa notícia é que o mês apresentou alta também nas vendas líquidas, isto é, negociações que não sofreram distratos.

Essa é uma tendência para os próximos meses, desde que a regulamentação dos distratos foi sancionada em dezembro. A expectativa é que nos próximos balanços haja novas quedas, uma vez que o percentual a ser retido pelas incorporadoras foi fixado em 25% nos contratos comuns e em 50% quando o empreendimento está em regime de afetação (ou seja, quando o patrimônio da obra é desvinculado do capital da incorporadora).

Conforme relatado no 1º eBook da Smartus – “Uma nova fase se inicia – O que esperar de 2019?”, também injeta confiança no setor imobiliário o avanço de reformas no âmbito político, principalmente quanto à Previdência Social. A proposta será encaminhada ao Congresso logo nos primeiros dias de fevereiro e, de acordo com entrevistas concedidas pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, após reunião da Frente Nacional de Prefeitos com o ministro Paulo Guedes (Economia), deve incluir os militares.

O desempenho do mercado imobiliário em 2018 poderá ser melhor avaliado no início de março, quando estarão disponíveis os números consolidados do ano.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Porto Alegre

Fórum Imobiliário

04 julho
2019

saiba mais

Recife

Fórum Imobiliário

08 agosto
2019

saiba mais

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

17 outubro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação