search

5G vai transformar as dinâmicas do mercado nos próximos anos

A quinta geração de redes sem fio promete revolucionar o setor imobiliário

06/12/19
Por Luiza Bellintani

A cada nova tecnologia que é desenvolvida, a vida de cada um é impactada. Seja direta ou indiretamente, inovações em tecnologia afetam o mundo todo. Em 2019, o 5G começou a ser implementada em algumas cidades, e já promete revolucionar o uso de internet globalmente. 

O 5G é a quinta geração de redes sem fio, e seus atributos e novidades o fazem ser uma aposta de tecnologia reformada de todos os setores do mercado. Isso acontece porque essa versão de redes wireless garante velocidade, eficiência e confiabilidade muito mais avançadas que as oferecidas pela versão anterior (o 4G). 

Diferenciais da quinta geração 

Com velocidade no mínimo 10 vezes maior que a fornecida pelo 4G, os dados e informações gerados a partir de redes da quinta geração são compartilhados praticamente em tempo real. Isso significa que essa tecnologia garante um fluxo de informações livre de delay por maior cobertura territorial.

Dessa forma, a velocidade e a precisão do 5G apontam que esse tipo de rede oferece a mesma performance proporcionada por redes de fibra óptica. Entretanto, sua natureza wireless permite que esse desempenho seja entregue de maneira mais flexível e econômica, além de diminuir 90% da energia consumida no processo.

Outra peculiaridade das redes 5G é um índice elevado de conectividade. Isso quer dizer que um maior número de conexões podem ser feitas ao mesmo tempo nessa rede, sem que sua performance seja afetada. 

Todas essas características fazem do 5G o possibilitador do desenvolvimento de muitas outras inovações. A alta velocidade e a conectividade avançada proporcionam a tecnologias como IoT, inteligência artificial e automação um desempenho muito mais eficiente e acurado. 

Transformações na dinâmica global

Com tantos diferenciais e aplicações, o 5G tem o potencial de transformar o mundo nos mais diversos campos. Isso significa que todos os serviços, as operações e as ações dependentes de conexão à internet serão totalmente renovados nos próximos anos. No dia a dia da população, o 5G vai permitir que o carregamento e compartilhamento de informações seja realizado de maneira quase instantânea em seus aparelhos. Essa vai ser uma das maiores mudanças para usuários da internet via mobile e desktop. 

No âmbito empresarial e industrial, o 5G pode transformar toda a estrutura de trabalho e produtividade. Em primeiro lugar, as empresas não vão mais depender de redes sem fio e redes a cabo para comportar todas as suas necessidades. A rede 5G é suficiente para garantir o exercício de todas as operações da empresa. O desprendimento de redes a cabo possibilita não apenas a flexibilidade de conexão, mas também a economia de gastos com materiais e manutenção. 

Ainda, um dos maiores potenciais do 5G é sua aplicação em IoT. Seja em plataformas internas das empresas, em máquinas autônomas ou até mesmo em recursos nas áreas comuns das cidades, essa tecnologia poderá ser implementada em maior escala a partir de sua incorporação à rede de quinta geração, que irá potencializar suas funcionalidades. 

5G e IoT no mercado imobiliário

O IoT, ou internet das coisas, já é utilizado no setor imobiliário nos dias de hoje, como em sistemas para tornar espaços mais inteligentes e dinâmicos, em estudos e análises de padrões de produção etc. Com a implantação do 5G, o desempenho dessas aplicações será intensificado e outras possibilidades de função começam a surgir. 

Uma dessas possibilidades é a construção remota a partir de veículos e máquinas autônomas. Esses automóveis poderão ser controlados por operadores de distâncias nunca antes imaginadas, para realizar tarefas de maneira mais segura e primorosa. 

Em abril deste ano, a aplicação de IoT a partir da conexão em 5G na construção remota foi demonstrada na principal feira de máquinas para construção, Bauma, que aconteceu na Alemanha. Em Munique, os visitantes assistiram a uma escavadeira de 40 toneladas ser controlada da cidade sul-coreana de Incheon, a mais de 8.500 quilômetros de distância. 

Além das funcionalidades para construção remota, recursos de IoT e 5G são aplicados para desenvolver ambientes inteligentes. Empresas que oferecem espaço como serviço, por exemplo, estão cada vez mais empenhadas em investir na internet das coisas para agregar valor em seus ambientes.

Leia também: Espaço como serviço é uma das grandes apostas para o futuro do setor
Transformação digital no mercado: oportunidade ou obstáculo?

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Serra Gaúcha - Gramado

Fórum Imobiliário Serra Gaúcha

13 março
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Proptech Summit 2020

19 março
2020

saiba mais

Amazonas - Manaus

Fórum Imobiliário Amazonas

14 abril
2020

saiba mais

Pará - Belém

Smartus Fórum Imobiliário Pará 2020

16 abril
2020

saiba mais

Campinas - São Paulo

Smartus Fórum Imobiliário Campinas

20 maio
2020

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação