Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

N
Notícias

Telas interativas ajudam a vender 70% dos imóveis, mesmo na quarentena

Plataforma reúne imagens, plantas, fichas técnicas, vídeos e tour virtual para estandes de venda e atendimento remoto

08/04/2020
Por Daniel Caravetti

Ainda conservador, o mercado imobiliário vem se abrindo gradativamente às novas tecnologias, que se compreendem desde a obra até a comercialização do empreendimento. Na área de vendas, a startup Aqua, especializada em equipamentos e aplicativos touch screen, desenvolveu uma plataforma que busca aumentar a conversão no “fundo do funil de vendas”.

A ferramenta, chamada Showcase Imóveis, consiste em um catálogo interativo de empreendimentos, no qual incorporadoras, loteadoras e construtoras podem expor imagens, plantas, fichas técnicas, vídeos e tour virtual em telas de até 55 polegadas. 

Equipamentos com o aplicativo são instalados em estandes de venda ou em áreas de grande circulação, como shoppings. De acordo com a diretora comercial da Aqua, Carolina Imò, lançamentos que utilizam a tecnologia costumam vender mais de 70% dos imóveis em 3 meses. 

Novo modelo de vendas durante isolamento horizontal

Neste período de quarentena, a startup adequou a ferramenta para permitir que as vendas continuem acontecendo. Como as pessoas estão em casa, os atendimentos são feitos por videoconferência e os corretores utilizam o Showcase Imóveis como ferramenta de apresentação remota.As equipes comerciais se adaptaram e a internet se tornou o melhor canal de todos”, comenta Imò.

Segundo ela, o objetivo é fortalecer o trabalho do corretor, que é responsável por tirar as dúvidas do cliente e finalizar o processo de vendas. “Os clientes pesquisam muito online, mas querem um contato humano antes de fechar uma negociação tão importante, que é a compra de um imóvel”.

Integração total

Imò garante que o sistema é totalmente customizável: “A tecnologia se integra com conteúdo e sistemas já desenvolvidos. Então, assim como imagens, vídeos e tours 360º produzidos por outras empresas do setor, o cliente pode incluir um aplicativo de decoração, por exemplo. A Aqua oferece a plataforma na qual todo esse conteúdo produzido pode ser apresentado”, afirma.

 

De acordo com Imò, o comprador de um imóvel vive uma experiência diferente com a ferramenta, tendo a liberdade de conhecer a fundo o empreendimento: “Unimos conteúdo de qualidade e uma interface impactante. O consumidor consegue ver todos os detalhes do imóvel. Além disso, a partir da tela, informações podem ser enviadas diretamente para o e-mail”.

Contudo, a experiência positiva do usuário só é possível porque o catálogo interativo é simples e intuitivo, segundo a especialista: “O comprador pode utilizá-lo sozinho no showroom. Caso a incorporadora prefira ter um corretor acompanhando a jornada do cliente, de acordo com a sua estratégia de vendas, também funciona. Na verdade, acaba sendo uma ferramenta de apoio aos vendedores”.

Trajetória e atuação

Fundada em 2013 ao desenvolver protótipos de conteúdo interativo, as atenções iniciais da Aqua não eram voltadas ao mercado imobiliário. “Em 2016, entendemos que o produto tinha market fit com o setor. Desde então, houve boa aceitação nesse mercado, que hoje consiste em nossos principais clientes”, revela Imò.

A empresa atua nacionalmente e tem o estado de São Paulo como principal mercado, trabalhando também com os setores automotivo, varejista e de museus. A contratação funciona através de um setup inicial, de parcela única, e pagamento de licença por equipamento, com alguns serviços incluídos, como, por exemplo, acesso ao gerenciador online e suporte técnico remoto.

A diretora comercial da companhia, Carolina Imò, é presença confirmada no Smartus Proptech Summit.

Leia também: Customer experience: um novo desafio comercial no ramo imobiliário
Espaço como serviço é uma das grandes apostas para o futuro do setor

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

leia também
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
DESIGN & CODE BY Mobme