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    3 grandes vantagens que a tecnologia oferece às incorporadoras

    Preço, agilidade e transparência são diferenciais na contratação de produtos e serviços online

    Henrique Cisman

    17/06/2020

    O objetivo de todo empresário é entregar um bom produto obtendo os maiores lucros e as menores despesas possíveis. Entretanto, não é fácil encontrar fornecedores e prestadores de serviços que combinem bons preços, agilidade e transparência. Para as incorporadoras, essa dificuldade é comum na contratação de seguros e mão de obra, ambos fatores essenciais em todo e qualquer projeto imobiliário.

    A tarefa fica bem menos complicada quando se tem à disposição plataformas que agregam uma série de opções, aumentando as chances de se fazer um bom negócio. A seguir, listamos três grandes vantagens que a tecnologia oferece às incorporadoras nestes dois aspectos.

    Melhores preços

    Começando pelo mercado de seguros, muitos dos produtos normalmente são inacessíveis ao incorporador, como explica Rossana Costa, diretora da GEO: “A ideia [da plataforma] é oferecer produtos que ele não tem facilidade para encontrar, por exemplo, seguro habitacional, DFI financeiro, outros produtos que já oferecemos há algum tempo, como garantia de término de obra, responsabilidade profissional, risco de engenharia sem franquia, enfim, modelos que são difíceis de acessar no mercado tradicional”.

    A executiva ressalta que nem todos os produtos desenhados pela GEO possuem seguradoras interessadas na cobertura, mas que os preços são muito mais baixos naqueles que já estão disponíveis para contratação, como o seguro habitacional e o DFI financeiro. “Nestes dois exemplos, o mercado tradicional – quando oferece – cobra muito caro, ou realmente não tem a alternativa, e na plataforma a contratação é simples, rápida e muito barata”, afirma.

    No produto DFI financeiro, Rossana revela que há propostas de seguradoras nas quais o prêmio cobrado do cliente chega a um valor dez vezes superior ao encontrado no portal da GEO, em parceria com a Zurich. “O incorporador vai tomar crédito de alta monta, normalmente para comprar terreno, para construir ou como capital de giro se um projeto não vendeu como o esperado. Junto do empréstimo, é preciso um seguro de danos físicos de todas as unidades [colocadas como garantia], e o preço elevado pesa demais no caixa da empresa”.

    Para a edificação do empreendimento, exemplo semelhante é a plataforma Habitissimo, um marketplace que reúne prestadores de serviços da construção a pessoas ou empresas que precisam construir ou reformar casas e prédios.

    De acordo com o CEO da empresa no Brasil, Ariel Quintana, o portal funciona para facilitar e acelerar o processo de tomada de decisão, permitindo ao incorporador ou investidor decidir entre milhares de empreiteiras e construtoras conforme as necessidades e o orçamento disponível: “Uma empresa que quer construir um prédio, procurando pelo caminho ‘normal’, pode demorar para encontrar uma empreiteira que faça um serviço bom, alinhado às expectativas”. 

    Atualmente, o portal tem 410 empreiteiras e 1,1 mil construtoras cadastradas. Em maio, a plataforma alcançou 3 milhões de acessos. Segundo Quintana, em 2020 já foram realizados 1,2 mil pedidos de orçamento na categoria construção de edifícios.

    Mais agilidade

    No Habitissimo, a negociação entre as partes ocorre mais rapidamente, uma vez que o contratante responde a algumas perguntas em relação ao projeto e prontamente tem à disposição os prestadores de serviço que se encaixam à demanda. Segundo Quintana, a plataforma possibilita realizar consultas mesmo que nem todas as etapas do projeto estejam concluídas, como a aprovação da obra junto a órgãos públicos. “Uma vez que tenha toda a informação, é melhor para que o orçamento seja ajustado à necessidade”, pondera.

    Recentemente, uma empreiteira foi contratada para construir duas torres residenciais de dez andares cada. “Foi um contato que a empresa recebeu pela plataforma, negociou e fechou o trabalho”, conta.

    Para Rossana Costa, nada se compara à agilidade de um sistema digital, seja qual for o ramo. Na plataforma GEO, as apólices de seguros para o mercado imobiliário saem no mesmo dia da contratação. “A entrega da proposta ocorre em segundos. É o tempo de a pessoa preencher as informações”, afirma a diretora da empresa.

    No produto de seguro habitacional, o tempo médio no mercado analógico é de sete a quinze dias para emissão da apólice, segundo contam os clientes da GEO. 

    Em relação ao DFI financeiro, Rossana afirma que fora da plataforma, a velocidade para emissão da apólice depende do banco onde o empréstimo foi solicitado. Ou seja, não há um prazo definido e o seguro somente pode ser adquirido no balcão da instituição credora. “É uma dor que a GEO resolveu em parceria com a Zurich ao entregar um produto exatamente como o banco demanda (enquanto beneficiário da apólice) para contemplar essas operações, diminuindo abruptamente o custo e o prazo para o incorporador”.

    Maior transparência

    A diretora da GEO destaca que a tecnologia tem a fantástica característica de ser impessoal. “O princípio da transparência é informar o preço do seguro. O portal entrega as principais características, os diferenciais e o preço. Isso é uma raridade no mercado. Existem debates que perduram por anos na Susep (órgão que controla e fiscaliza o mercado de seguros) sobre a necessidade ou não de informar a taxa, a comissão, e nós ali dizemos tudo”. 

    De acordo com a executiva, no Brasil há um problema cultural: é comum que as seguradoras, por exemplo, não deem destaque às excludentes das apólices de engenharia, negando ao contratante a possibilidade de conhecer todas as condições acerca do produto adquirido. Por outro lado, os incorporadores raramente se dispõem a ler todas as informações. Ainda, a falta de conhecimento sobre o setor gera deficiências na solução oferecida.

    “A transparência é um legado do portal GEO desde sua origem. Já em 2004, as apólices comercializadas ofereciam as informações de coberturas, características e taxas. E as condições do produto, as condições tarifárias, que a maioria dos portais digitais de multicálculo escondem, estão lá à disposição para ler, ver o que é excluído, o que não é, o que cobre, o que não cobre”, ressalta.

    No Habitissimo, o contratante recebe as propostas e pode verificar as avaliações sobre as empreiteiras ou construtoras com as quais está negociando, isto é, quais foram as experiências de outras empresas que contrataram seus serviços. “Além de toda parte de suporte que oferecemos, o processo tem muito mais transparência”, afirma Quintana.

    Em um setor que já caminhava a passos mais firmes rumo à transformação digital antes da pandemia, não faltam razões para incorporar definitivamente ferramentas de tecnologia aos negócios.

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