search

Sistema ERP reduz custos operacionais em até 50% na construção civil

Integração de informações e processos melhora comunicação e eficiência dos negócios

31/7/19

Utilizado por empresas dos mais diversos setores do mercado, o sistema ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) pode reduzir em até 50% os custos operacionais de uma organização da construção civil. O resultado foi obtido por uma das maiores incorporadoras do Recife com a plataforma Informakon, desenvolvida pela Konstroi.

De acordo com o sócio da criadora do software, Leonardo Lima, o diferencial do sistema é o fato de ser focado na indústria da construção: “Não atuamos em nenhum outro segmento de mercado, somos especializados no setor”. 

Lima explica que a regra do negócio da construção é específica, o que demanda foco em tais questões para o alcance de um bom resultado: “Não existe mercado que faça um orçamento de custo como a construção precisa fazer, nem que faça as compras dos insumos como a construção faz. O recebimento de nota [fiscal], o fluxo e a exposição de caixa, a contabilização do balanço, enfim, é um mercado extremamente específico”, afirma.

No exemplo mencionado acima, a incorporadora reduziu pela metade os custos no departamento financeiro após a implantação do sistema ERP Informakon. Como a plataforma integra todos os setores da empresa, a conta pode ser ampliada.

“Outro ponto crucial é a facilidade de integração entre os setores técnicos da empresa e o back office administrativo, financeiro e de controladoria. Todos falam a mesma linguagem. Todos os departamentos usam o ERP e é muito fácil conseguir essa integração total porque o sistema não é modularizado. É uma plataforma única”, pontua Lima.

O software integra desde a viabilidade financeira e econômica até informações relacionadas às obrigações tributárias da empresa, passando pelos departamentos de engenharia, suprimentos, estoque, comercial, financeiro, patrimônio, máquinas, recursos humanos, departamento pessoal e contábil fiscal. 

“Um ERP é um sistema que se propicia a fazer o controle completo do negócio, desde o início da operação até o comprometimento com o Fisco, com a União, com os envios das obrigações, tanto municipais quanto estaduais e federais”, esclarece Lima.

O sistema é atualizado pelos próprios colaboradores da empresa, os quais têm senhas de acesso exclusivas e permissões de acordo com a função exercida. “O software é de facílima operação, os próprios colaboradores conseguem implantá-lo em novas obras. Como é um sistema especializado na regra de negócio do setor, a operação obedece as melhores práticas dos processos da construção”, diz.

Lima pondera que a etapa de implantação do ERP responde por 50% do sucesso da plataforma e requer alinhamento entre colaboradores, processos e a tecnologia. “Precisa ser feita [a implantação] por pessoas extremamente qualificadas, que conheçam a regra de negócios da construção, e o projeto precisa ter uma metodologia de gerenciamento referente a prazo e a custo”.

Embora seja um ambiente único, a plataforma pode ser adquirida parcialmente, isto é, o cliente pode escolher que setores terão acesso ao sistema, ajustando o custo da implantação ao porte e à realidade financeira da empresa. “As empresas pagam valores diferentes de acordo com a demanda”, afirma Leonardo Lima.

Com o propósito de descomplicar o construir, a Konstroi atua em todo o território nacional e aplica as metodologias lean construction e just in time no desenvolvimento do ERP.

Confira mais detalhes clicando aqui.

Participe do Fórum Imobiliário Recife 2019.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

05 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação