search

Metodologia Lean aumenta em até 30% produtividade na construção

Baseado em sistema da Toyota, conceito vem ganhando adeptos no mercado

25/4/19

Disseminada pelo País desde 1998, quando foi criado o Lean Institute Brasil, a metodologia Lean gera ganhos de produtividade na ordem de 20% a 30% na construção civil, se comparada a projetos que utilizam o sistema de produção tradicional.

A afirmação é do professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, presidente do Lean Institute Brasil, Flavio Augusto Picchi. Além da eficiência no planejamento e na execução de empreendimentos, o lean thinking – mentalidade enxuta – também reduz custos, melhora a qualidade do serviço e aumenta a segurança dos trabalhadores envolvidos.

Conforme explica Picchi, não se trata de recorrer a ferramentas, softwares ou programas específicos, mas de mudar a mentalidade organizacional das empresas: “O mais importante é a mudança do mindset, em termos de buscar agregação de valor, fluxos contínuos, eliminação de desperdícios e participação de todos na solução de problemas”, afirma.

De acordo com o especialista, há diversas atividades e costumes dentro das empresas que são “puros desperdícios”, porém fazem parte da rotina de trabalho. “Isso é possível eliminar com quase nenhum investimento, só com a análise dos colaboradores que sejam treinados dentro do princípio Lean, e a empresa consegue rapidamente ter ganhos significativos na ordem de grandeza que mencionei”, diz.

Picchi destaca que a metodologia pode ser aplicada em todos os setores da empresa, desde o planejamento estratégico, nos processos administrativos, na execução da obra, comunicação publicitária até a venda para o cliente.

Outra vantagem do Lean é que, por exigir visão diferenciada dos processos e noção bastante clara do que significa valor ao cliente, torna-se forte indutor de inovação. “Ao serem desafiados, todos da empresa se motivam a criar melhorias ao consumidor, ao contrário do que se observa no sistema tradicional, quando é comum a empresa buscar inovação sem ter um rumo”, avalia Picchi.

Como nasceu o Lean

O conceito surgiu no final da década de 1990 a partir de uma pesquisa feita no Massachusetts Institute of Technology (MIT), que levantou as melhores práticas dos fabricantes da indústria automobilística. O estudo revelou que a Toyota tinha um sistema muito mais competitivo do que os concorrentes e, a partir dessa descoberta, cresceu o interesse em entendê-lo como um sistema de gestão.

O primeiro instituto Lean do mundo foi então criado nos Estados Unidos pelo pesquisador James Womack, um dos autores do levantamento do MIT. O Brasil foi o segundo país a estabelecer a organização, hoje presente em 31 países.

Segundo o presidente do Lean Institute Brasil, a entidade não tem fins lucrativos e reinveste os recursos obtidos em novas tecnologias e métodos para otimizar os sistemas de produção e gestão. O instituto produz livros, artigos, organiza grupos de discussão e presta consultoria.

“Ao contrário de um consultor tradicional, que leva a solução pontual para um problema, construímos a solução junto com a empresa de modo que seus colaboradores aprendam a metodologia Lean e possam aplicá-la constantemente”, explica Picchi.

No setor imobiliário, o método pode ser utilizado para melhorar os resultados em qualquer tipo de obra, sejam habitações populares ou unidades de médio e alto padrão.

Flavio Picchi é um dos palestrantes confirmados no Smartus Proptech Summit 2019. Confira a programação completa e garanta seu lugar.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

05 dezembro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus
Proptech Summit 2020

19 março
2020

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação