search

Sienge leva prêmio global da IBM por democratizar acesso ao ERP

Sienge Go utiliza inteligência artificial para melhorar gestão de projetos em empresas de pequeno porte

9/9/19

O Sienge foi premiado pela IBM no Beacon Awards 2019 pelo lançamento do Sienge Go, primeiro ERP nativo-cognitivo voltado para empresas de pequeno porte do setor da construção. Baseado em inteligência artificial, o sistema surge para auxiliar construtoras menores na gestão dos projetos de ponta a ponta.

De acordo com o diretor do Sienge, Fabrício Schveitzer, a iniciativa de criar um produto exclusivo para pequenas empresas exalta a capacidade inclusiva da tecnologia: “Com o assistente digital do Sienge Go, empresas que não tinham um sistema para se organizar passam a utilizar uma ferramenta que melhora de fato a gestão do negócio”.

No mercado desde 1990, o Sienge é utilizado por mais de 3 mil clientes em todo o Brasil e integra todos os processos, melhorando a comunicação interna e o desenvolvimento dos produtos, além de reduzir custos.

“O sistema é composto de vários módulos, como orçamentação e controle do planejamento da obra, compra de produtos, financeiro, contabilidade etc. A ideia é entregar uma jornada bastante ampla da solução para os clientes, inclusive integrando-a a outros sistemas para clientes que eventualmente tenham essas demandas”, explica Schveitzer.

As construtoras podem customizar o produto de acordo com a capacidade financeira e as necessidades de uso, sendo permitido adquirir mais ou menos módulos. “Os custos variam de acordo com a demanda. Temos de clientes pequenos, que tocam duas ou três obras, até a quinta maior construtora do país”, revela o diretor.

Em relação aos benefícios de contar com a plataforma, Schveitzer destaca os resultados de uma construtora de Santa Catarina: “É um caso emblemático: depois que houve a implementação do conceito da plataforma Sienge, e conectando-a com outros softwares que atendem a cadeia, houve redução de 40% nas pessoas em escritório e aumento de 20% no resultado financeiro da obra”, afirma.

Para ele, esses números – embora “um pouco fora da curva” – ilustram o impacto de uma nova visão – sair da visão do ERP simplesmente para o conceito de plataforma, conectando o sistema a outras ferramentas. “Apesar de ser uma demanda crescente, poucos ERP´s estão com a visão e a tecnologia prontas para isso. Nós estamos caminhando nessa direção de forma agressiva em termos de abertura e conectividade”, destaca.

A implantação do sistema inclui treinamento dos funcionários da empresa e migração das informações de outros sistemas para o Sienge em prazos combinados caso a caso com os clientes. “Por ser um produto grande, ele é relativamente complexo, então fazemos um diagnóstico dos processos que a empresa usa e capacitamos as pessoas que vão operar o software”, explica Schveitzer.

Futuro do setor no Brasil

Para o diretor do Sienge, boa parte das empresas da construção civil está “pelo menos olhando” para o tema inovação e tecnologia. “A crise foi pedagógica, trouxe essa demanda para cima da mesa e, com a proliferação das empresas de tecnologia, esse assunto está cada vez mais perto do dia a dia de todo mundo, deixou de ser uma coisa distante para ser mais natural e próxima”.

Segundo Schveitzer, a etapa mais difícil foi vencida – empresas de tecnologia nascerem e se sustentarem atendendo ao mercado. “Se não houver nada atrapalhando a partir de agora, não precisa acontecer muita coisa para que isso dê certo. Naturalmente, vão aparecer boas empresas de tecnologia e a construção civil brasileira vai passar por uma transformação interessante”, assinala.

Mais do que contribuir na gestão dos projetos imobiliários, o Sienge tem por objetivo promover comunidades de conteúdo para otimizar o debate em torno dos problemas que a construção civil enfrenta no país. “É um posicionamento bastante audacioso, mas temos condições de sermos os vetores dessa proposta”, finaliza o especialista.

Para mais informações, clique aqui

Participe do Summit Modelos Disruptivos 2019.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

05 dezembro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus
Proptech Summit 2020

19 março
2020

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação