- GRI Hub
- Notícias
- Contato
- Nós
- SmartusPlay
-
- YouTube
- Telegram
- Spotify
N
Notícias
Plataforma simula propostas em tempo real e acelera etapa de vendas
Novidade do App Facilita será lançada na semana que vem e inclui assinatura eletrônica dos contratos
3/10/19
Com a missão de desburocratizar o processo de compra e venda de imóveis, o App Facilita ganha novas funcionalidades a partir da próxima semana com os lançamentos do simulador de propostas e da assinatura eletrônica de contrato, ambos integrados ao aplicativo.
De acordo com o fundador do Facilita, Glauco Farnezi, o simulador visa dar autonomia para os corretores adaptarem em tempo real as condições de pagamento do imóvel conforme a capacidade financeira do cliente, respeitando as travas inseridas pelo gestor da incorporadora.
“Existe uma linha de aprovação automática, uma linha de tolerância e uma linha de corte”, explica Farnezi. Por exemplo: se a tabela de vendas estipula 10% do valor do imóvel como entrada, o gestor pode baixar a linha de tolerância para 8% – na hipótese de haver uma contraproposta do adquirente – e qualquer oferta abaixo desse percentual é rejeitada de imediato pela plataforma.
“O gestor elabora a tabela de venda e o simulador serve para negociar algo diferente do que está naquela tabela, em relação à entrada, demais parcelas, juros etc. É muito difícil a tabela de venda casar exatamente com o que o adquirente pode pagar”, ilustra Farnezi.
A criação do simulador surgiu da percepção de que os cálculos de adaptação dos fluxos de pagamento exigem amplos conhecimentos de análise financeira, e uma das principais dores do mercado na etapa de vendas é que a maioria dos corretores não possui esse conhecimento. Com a nova função, o aplicativo reduz drasticamente o tempo de negociação, contribuindo com todos os envolvidos.
As simulações e respostas são realizadas instantaneamente e 100% mobile. Quando a contraproposta se encaixa no que determinam as travas, o gestor recebe um alerta e tem acesso às condições do cliente em um painel de análise inteligente que mostra os novos fluxos. Se tais condições não são aprovadas, o gestor pode propor alternativas para o corretor negociar.
Além do simulador, o App Facilita também vai permitir que os contratos sejam assinados eletronicamente, dispensando a necessidade de papel e idas ao cartório. Com validade jurídica, a assinatura eletrônica concretiza os compromissos de compra e venda de forma ágil, fácil e barata, sendo relevante principalmente para unidades adquiridas na planta.
Isso porque, para a transferência e o registro dos imóveis, ainda é necessário comparecer a um cartório. Essa realidade, porém, também tem os dias contados com o surgimento dos certificados digitais disponibilizados pelo Facilita em parceria com a Soluti – maior emissora de certificados digitais do Brasil e acionista do Facilita.
“Quando for transferir o imóvel no cartório, o certificado digital substitui o reconhecimento de firma. Existem tratativas, em São Paulo, por exemplo, de que se o contrato for assinado com certificado digital, o cartório é obrigado a dar andamento no registro digitalmente”, explica Farnezi, completando que ainda não existem procedimentos nesses moldes.
O otimismo do especialista em relação a essa tecnologia, entretanto, tem base em ações do governo para desburocratizar os processos. O diretor executivo de Habitação da Caixa, Matheus Sinibaldi, afirmou durante o Summit Minha Casa Minha Vida 2019 que o banco deve assinar o primeiro contrato digital de financiamento em novembro.
“Se a Caixa vai nesse movimento, como principal financiadora do Brasil, a tendência é aumentar muito a utilização de assinatura com certificado digital”, sinaliza Farnezi. “Minha aposta é que em breve será tudo via certificado digital com custos e procedimentos mais maleáveis”, completa.
Atualmente, o App Facilita é utilizado por 24 mil corretores de 140 incorporadoras parceiras. Para mais informações, clique aqui.
Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:
leia também
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
COMPARTILHE
a a a a