Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

A
Artigo

Pix na construção civil: o que é, como funciona e quais são os benefícios?

Por Cleber Francischini, Product Owner da Mega Sistemas Corporativos

Outubro/2020

Você já sabe o que é Pix? Trata-se de uma nova modalidade de pagamento digital que promete revolucionar a forma de realizar transações financeiras, impactando clientes e negócios. Por isso, empresas de construção civil precisam se preparar para adotar esse sistema instantâneo de pagamento se quiserem acompanhar as mudanças da transformação digital.

Mas não se preocupe porque vamos esclarecer suas dúvidas em relação a isso. No artigo de hoje, você vai saber o que é o Pix, como esse meio de pagamento eletrônico funciona e quais benefícios ele traz para a sua construtora. Continue lendo para descobrir e ficar por dentro da novidade.

O que é Pix?

Previsto para entrar em funcionamento oficialmente no dia 16 de novembro de 2020, o Pix é uma nova modalidade para fazer e receber pagamentos instantâneos, criada e regulamentada pelo Banco Central (BC).

As instituições financeiras devem cumprir com uma série de requisitos exigidos pelo BC para disponibilizarem o Pix. Entre eles, está alta disponibilidade desse serviço, tanto para o pagador como para o recebedor.

Com o Pix, as transações são feitas 24 horas por dia em qualquer dia do ano, incluindo feriados. O melhor é que a operação leva apenas dez segundos para ser concluída. Agora, como essa forma de pagamento vai funcionar na prática? É o que vamos ver a seguir.

Como o Pix funciona?

O novo sistema instantâneo de pagamento funciona por meio das chaves Pix, que podem ser tanto o CPF/CNPJ, como o e-mail ou o telefone do usuário. Isso facilita bastante as operações, já que não há exigência de número da conta ou da agência para fazer ou receber um pagamento.

Ainda existe a possibilidade de solicitar uma chave aleatória ao Banco Central. Assim, não é necessário fornecer nenhum dado pessoal ou da empresa para que as transações sejam realizadas.

É importante dizer que você consegue cadastrar mais de uma chave para a mesma conta, mas não pode usar chaves iguais para contas diferentes. Pessoas físicas têm direito de registrar até cinco chaves de Pix. No caso das empresas, esse número sobe para vinte em cada conta. Desde o dia 5 de outubro, já é possível fazer o cadastramento das chaves junto às instituições financeiras.

O Pix traz praticidade e facilidade tanto para os clientes como para os negócios. Ele pode ser feito via QR Code, apenas aproximando o celular do código. Quer ver mais de perto quais as vantagens que essa nova forma de pagamento traz para você? Então confira o próximo tópico.

Vantagens do Pix para o seu negócio

A transformação digital já trouxe muitos benefícios para pessoas físicas e jurídicas. Com o Pix, não é diferente. O sistema instantâneo de pagamento tem um papel importante na democratização dos serviços financeiros e no acirramento da competição entre as instituições desse setor.

Isso acontece ao mesmo tempo em que vemos outras transformações tecnológicas no segmento, como o open banking, que traz mais autonomia para o usuário.

Além disso, o Pix oferece uma grande segurança para os usuários, já que o BC exige que as instituições garantam a proteção dos dados cadastrados, bem como ofereçam o suporte necessário aos clientes. Isso garante tranquilidade para a área financeira da sua construtora ou incorporadora.

Mas as vantagens do Pix não param por aí. Saiba como o novo meio de pagamento eletrônico afeta a sua vida e o seu negócio.

Redução de custos

O modelo de pagamento digital reduz custos. Estima-se que uma transação feita pelo Pix será muito mais barata do que as realizadas pelos modelos tradicionais, como DOC e TED. Além disso, pessoas físicas não pagam para realizar um Pix entre si. Por isso, é muito provável que essa forma de pagamento domine o mercado rapidamente.

Agilidade e gestão assertiva

A agilidade é uma das principais características do Pix. Pense que, hoje, quando se usa o boleto para pagar pela contratação de um serviço ou pela compra de materiais de construção, essa compra só é efetivada após os dias úteis necessários.

Já com o Pix, esse tipo de transação é instantânea, levando apenas alguns segundos para cair na conta da empresa. Então, tudo aquilo que antes deveria ser pago com boleto ou cheques e demorava para ser processado, agora poderá ser realizado na mesma hora.

A rapidez nas transações otimiza a experiência do cliente e estimula a compra. Por isso, é importante que a construção civil aproveite a novidade.

O Pix também promete ajudar na gestão fiscal da empresa porque oferece rapidez no pagamento de notas fiscais, além de permitir o armazenamento de todos os comprovantes digitais, eliminando o risco de perda de papéis. Com isso, você também melhora a relação da sua construtora com os fornecedores e clientes, aumentando a transparência entre vocês.

Praticidade

Além da rapidez que o pagamento eletrônico traz, o sistema vai permitir gerar um QR Code. Assim, o usuário só tem que apontar a câmera do celular para o código e pagar a conta. Ou seja: não será mais necessário digitar um código de barras para realizar os pagamentos.

Para empresas do setor de construção que trabalham com diferentes fornecedores, essa forma de pagamento é bastante vantajosa. Sua empresa que pagar uma NF e não quer fazer isso via TED, DOC ou boleto?

É possível fazer isso com o Pix apenas ‘puxando’ os dados daquele fornecedor e fazendo a transferência via QR Code ou com qualquer chave (CPF/CNPJ, telefone ou e-mail). Essa é uma ótima forma de pagar contas próximas ao vencimento, já que as transações são instantâneas, evitando atrasos.

Já se um cliente deseja pagar o sinal de uma parcela na compra de um imóvel, por exemplo, ao invés de receber um cheque ou emitir um boleto, é possível utilizar o sistema instantâneo de pagamento. 

Aqui, é permitido realizar o pagamento de uma parcela via tecnologia mobile. Assim também fica mais fácil fazer a simulação e a quitação da antecipação de parcelas. Com todas as vantagens enumeradas, é certo que a inovação logo será parte da rotina de incorporadoras, construtoras e loteadoras em todo o país. 

leia também
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
DESIGN & CODE BY Mobme