search

Patamares, Pituaçu e Caminho das Árvores são bairros mais procurados na Bahia

Regiões registraram as maiores buscas no mês passado no site do Imovelweb

18/3/19

Os endereços situados nos bairros Patamares, Pituaçu e Caminho das Árvores, todos em Salvador, foram os mais acessados na Bahia no mês de fevereiro, através do portal Imovelweb, um dos maiores do País no setor imobiliário. Nos filtros de pesquisa, apartamentos de 2 e 3 dormitórios lideraram as buscas e as escolhas por comprar ou locar ficaram praticamente equiparadas em 50% cada.

As informações foram obtidas com exclusividade pela Smartus em entrevista ao CEO do Imovelweb, Leonardo Paz.

O executivo destaca a retomada da economia brasileira e a aposta de incorporadoras em novos empreendimentos a partir do segundo semestre de 2018. “Durante a crise, as taxas de vacância estavam muito elevadas, porém, com a retomada da economia, a situação vem sendo revertida”, analisa.

Modelos compartilhados devem ganhar cada vez mais espaço

Leonardo Paz projeta um futuro próspero para produtos que apostam no compartilhamento. “Essa tendência está presente em diversos segmentos e no mercado imobiliário não é diferente. A expectativa é que esses modelos sejam cada vez mais explorados”. Para ele, o coworking já está consolidado no Brasil, ao passo que o coliving está se estabelecendo aos poucos.

“O coworking já mostrou ser um modelo que reduz satisfatoriamente as despesas operacionais das empresas e, sobretudo, contribui para que o empreendedor possa concretizar o sonho de expandir o seu negócio”, explica Paz, que também pontua como vantagem do compartilhamento tornar a empresa mais “globalizada”.

Outra tendência apontada pelo CEO do Imovelweb são empreendimentos residenciais com unidades menores. “As famílias estão cada vez mais enxutas e um grande número de pessoas vive sozinha, principalmente nas grandes metrópoles. Por conta desses fatores, as construtoras vêm apostando em ofertar espaços mais planejados e com metragens reduzidas”, afirma.

Em cidades grandes, caso de Salvador, as incorporadoras já estão lançando apartamentos sem garagem por apostarem nas mudanças da mobilidade urbana – cada vez mais brasileiros utilizam transportes públicos, de aplicativos e alternativos, como a bicicleta.

Combinação de fatores indica ciclo de crescimento

Após um forte declínio nos piores momentos da crise econômica, os preços dos imóveis retomaram a estabilidade e já existe uma leve valorização, afirma o CEO do Imovelweb. Ele projeta que com as taxas de juros mais baixas – 6,5% ao ano – e maior acesso ao crédito, a confiança do consumidor “deve se reestabelecer por completo”.

Leonardo Paz vê a expectativa de crescimento do PIB brasileiro acima do registrado em 2018 e a inflação em patamares baixos como indicadores da retomada da economia, além da maior facilidade para obtenção de crédito imobiliário e o recuo do endividamento da população a partir da redução do desemprego.

O passo mais importante, porém, ainda precisa ser dado: “É necessário que o governo implemente efetivamente, dentro de um prazo factível, as propostas apresentadas, com destaque à reforma da Previdência, para o otimismo se concretizar e tornar maiores as possibilidades de negócios”.

Crédito da imagem: Carlos Augusto

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Recife

Fórum Imobiliário

08 agosto
2019

saiba mais

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Microliving

19 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação