search

O conceito de smart city e as iniciativas em curso no Brasil

Bairro inteligente no Ceará e revitalização do Minhocão em São Paulo são exemplos no País

9/4/19

Galgando espaço no setor imobiliário, o conceito de smart city já tem exemplos práticos no Brasil, dos quais se destacam o bairro planejado Smart City Laguna, na cidade de São Gonçalo do Amarante (CE), e o projeto de revitalização do Elevado Presidente João Goulart (mais conhecido como Minhocão), na capital paulista, os quais abordaremos com mais detalhes ao fim do artigo.

Antes, é preciso estabelecer o que significa uma cidade ou bairro ser inteligente e, embora não haja uma cartilha que aponte critérios definitivos de análise e classificação, de forma simplificada a smart city reúne características como planejamento e infraestrutura, oportunidades de trabalho, acesso à saúde, educação e segurança, além de integração e participação social.

O que interliga todos esses atributos é a tecnologia em suas mais diversas soluções. Na definição de especialistas, uma cidade inteligente é essencialmente uma cidade (ou bairro ou região) tecnológica, cuja automatização se converte em benefício das pessoas e melhor qualidade de vida dos moradores e visitantes.

Para que o processo seja completo e bem-sucedido, é preciso que os usuários das tecnologias desenvolvidas e disponibilizadas saibam de que forma tirar proveito delas, ou seja, construir uma cidade inteligente também depende de despertar o interesse da população e capacitá-la para dispor das ferramentas à disposição.

Surgem, neste ambiente, novos hábitos e práticas de convivência, dentre os quais está a mudança na mobilidade urbana, muito mais exercida através do compartilhamento do que pela posse de bens. Ganham espaço bicicletas, patinetes e veículos oferecidos por empresas prestadoras de serviço, enquanto se reduz a quantidade de automóveis próprios, tornando o ambiente mais saudável.

1ª smart city social do mundo

O Brasil pode se orgulhar de receber a 1ª smart city do mundo, projeto que está em construção na região metropolitana de Fortaleza. O empreendimento alcança uma área de 330 hectares e tem capacidade para acolher 25 mil pessoas, em mais de 7 mil unidades dentre residências, salões comerciais e espaços para indústrias.

Ao contrário de outros exemplos pelo mundo, o projeto não é voltado ao público de alto padrão: os lotes residenciais são vendidos a partir de R$ 30 mil, podendo o comprador parcelar o débito em até 120 meses. Situado às margens da BR-222, importante rodovia cearense, o empreendimento tem alto potencial de valorização, estando próximo de polos importantes, como o Porto do Pecém.

A empresa responsável pela obra afirma que o montante “perdido” com o menor valor cobrado pelos terrenos será revertido através da venda de publicidade no aplicativo da Smart City Laguna, ao qual todos os moradores terão acesso para dispor das funcionalidades do local.

Integrada, a cidade terá 100% de água e esgoto tratados, pavimentação completa em piso intertravado, sistema de drenagem, paisagismo, rede elétrica e iluminação pública em todas as vias.

Minhocão será transformado em parque

Em São Paulo, um projeto da prefeitura vai revitalizar a região do Elevado Presidente João Goulart, que tem mais de 17 mil m² de área; no lugar do viaduto, será construído um parque linear de acesso exclusivo a pedestres com espaços destinados a diferentes atividades, como shows e teatros.

Ao custo de R$ 38 milhões, a obra tem previsão de entrega para o fim de 2020 e vai transformar a região em pioneira no desenvolvimento de soluções inteligentes e integradas para a cidade e seus habitantes.

Leia também: Proptech, tecnologias para o setor imobiliário que vieram para ficar

Crédito da imagem: Smart City Laguna

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação