- GRI Hub
- Notícias
- Contato
- Nós
- SmartusPlay
-
- YouTube
- Telegram
- Spotify
E
Editorial
Mercado imobiliário gostou das possibilidades geradas no ambiente digital
Distanciamento social abriu portas para novas formas de conhecimento e realização de negócios
Henrique Cisman
20/08/2020
Lá em março, quando houve os primeiros sinais de que a pandemia do novo coronavírus seria algo duradouro, pairou a dúvida sobre como a economia poderia lidar com as atividades paralisadas por tempo indeterminado. Como revelado por diversos indicadores, alguns negócios sofreram mais do que outros e, para a felicidade do mercado imobiliário, os canteiros de obra foram pouco afetados.
Até então, este era o grande trunfo das incorporadoras, construtoras e prestadores de serviços. Se a obra continua, reduz-se a chance de reviravoltas em vendas já realizadas, assim como minimiza-se os impactos nos empregos e nas receitas.
Claramente, apenas isso não seria suficiente para enfrentar este período desafiador e passar por ele com resiliência. As empresas do setor, então, aceleraram seus processos de transformação digital – algumas já estavam adiantadas, outras precisaram começar praticamente do zero, mas o caminho foi o mesmo.
Até agora, pelas informações que colhemos das próprias incorporadoras e das empresas que atendem este mercado, a trilha tem sido percorrida com sucesso. Evidente que toda mudança requer tempo, mas conversando com empresas de diferentes portes, regiões e públicos, realmente a impressão é de que o mercado imobiliário tem superado as expectativas do início da pandemia.
Para nós, uma empresa que produz conteúdos para o setor e que tinha nos eventos uma grande entrega aos tomadores de decisão deste mercado, chama atenção a rapidez com que as loteadoras e incorporadoras têm percebido um novo rol de possibilidades no ambiente digital.
Esta impressão ficou mais clara quando iniciamos a realização dos eventos online. Mesmo sabendo da qualidade do que entregamos à nossa audiência, era incerto o nível de engajamento. Uma vez que os executivos conheceram a plataforma e viram a quantidade de opções para interação – tal qual em um evento presencial, exceto pelo aperto de mãos e pela troca de cartões -, a participação tem sido muito ativa.
Mais do que o próprio evento, que acontece em apenas um ou dois dias, construímos uma jornada que apresenta aos incorporadores uma série de produtos e soluções com potencial para alavancar os negócios. E o interesse tem sido alto, mais alto até do que podíamos prever quando analisamos o cenário e decidimos que havia como continuar fazendo o que nos propusemos a fazer desde o começo.
Se tem algo que conseguimos afirmar com certeza, trata-se da revolução de pensamento que a pandemia inseriu no mercado imobiliário. Não vai ser da noite para o dia que um setor tão tradicional vai liderar a transformação digital na economia, mas era preciso um começo e uma arrancada.
O começo ocorreu com algum esforço de empresas como a Smartus, conectando as pontas. A arrancada está acontecendo agora, nos dias mais desafiadores do mundo contemporâneo. A cada semana, fica mais claro que, sim, as empresas do mercado imobiliário gostaram das possibilidades geradas no ambiente digital.
Ao invés de lamentar as adversidades que vieram com o novo coronavírus, o setor tem procurado alternativas e descobriu que é possível continuar fazendo negócios mesmo que de formas totalmente inovadoras e desconhecidas até então. Ponto para todos nós, envolvidos neste mercado que puxa a retomada do país.
leia também
Resumo da Semana (mercado imobiliário) – 14 de agosto 2020
O impacto das restrições urbanísticas na habitação
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
COMPARTILHE
a a a a