Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

    N
    Notícias

    Mais uma: 2ª smart city brasileira começa a ser construída em Natal/RN

    Projeto integra serviços e funcionalidades aos moradores através de aplicativo

    10/5/19

    Há exatamente 1 mês, a Smartus noticiou dois projetos em andamento no Brasil que caracterizam o conceito de smart city, isto é, uma cidade, bairro ou região que beneficia seus moradores e visitantes explorando a tecnologia e a integração entre pessoas, serviços, oportunidades de trabalho e participação social.

    Um desses exemplos é a Smart City Laguna, empreendimento desenvolvido pela urbanizadora italiana Planet na cidade de São Gonçalo do Amarante, Ceará. Agora, a empresa inicia projeto semelhante no Rio Grande do Norte, coincidentemente em um município homônimo ao cearense, na região metropolitana de Natal.

    O empreendimento tem 170 hectares e capacidade para receber 16 mil moradores. Chamado de Smart City Natal, o projeto é idêntico ao seu antecessor no tocante ao planejamento e infraestrutura, com água e esgoto 100% tratados, pavimentação em piso intertravado, sistema de drenagem, rede elétrica e iluminação pública em todas as vias.

    A Smart City Natal, assim como o primeiro empreendimento da Planet no Brasil, tem como característica os preços dos lotes abaixo do valor médio de mercado – principalmente para projetos desse tipo, que oferecem tecnologia e serviços completos. De acordo com a empresa, os terrenos vão custar a partir de R$ 195 por metro quadrado (m²); na Europa, chegam a custar € 10 mil euros/m².

    Educação, cultura, entretenimento

    A Smart City Natal terá um hub de inovação onde os moradores podem aprender sobre tecnologia, mas ainda não está claro se o serviço será pago ou gratuito. A cidade também contará com biblioteca e cinema com livre acesso aos moradores, além de sistema de monitoramento por câmeras em todas as ruas.

    Todas as informações sobre a cidade serão disponibilizadas em um aplicativo para smartphones de uso exclusivo dos moradores, plataforma que a urbanizadora também utiliza para vender anúncios publicitários e rentabilizar o projeto.

    Em entrevista à Haus, plataforma de arquitetura e design da Gazeta do Povo, a CEO da Planet do Brasil, Susanna Marchionni, disse que o aplicativo tem uma nova funcionalidade – um dispositivo SOS – que pode ser acionada por qualquer morador em caso de emergência, enviando a cinco contatos pré-determinados o alerta e a localização em tempo real da pessoa.

    As vendas devem iniciar esse mês e a empresa espera entregar as primeiras unidades ainda no 1º semestre de 2019.

    Brasil é local ideal para projetos de smart city

    Susanna explicou que países como o Brasil são ideais para o desenvolvimento de smart cities tanto pela vasta extensão territorial quanto pelos altos índices de déficit habitacional, que geram, respectivamente, oportunidades de criar empreendimentos do zero e vender com maior facilidade.

    A empresa planeja iniciar dois novos projetos ainda em 2019 e expandir para 10 a quantidade de smart cities no Brasil até 2022.

    Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

    leia também
    Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
    DESIGN & CODE BY Mobme