Implantação do Novo Plano Diretor é destaque no Smartus Fórum Imobiliário Campinas

Evento reuniu 72 empresas do setor; documento pode ser sancionado ainda em 2018

23/11/18

A Smartus realizou ontem (quinta-feira, 22) a 2ª edição do Fórum Imobiliário Campinas, no Royal Palm Plaza Resort, com 118 participantes e 72 empresas do setor representadas – incorporadoras, loteadoras, urbanizadoras e escritórios de engenharia, dentre outras.

“Este foi o maior fórum que organizamos em 2018, até o momento, seja em relação à quantidade total de pessoas presentes como também quanto ao número de empresas do mercado imobiliário que levaram representantes – a grande maioria posição C-Level”, destaca Leonardo Faria, gerente de projetos da Smartus.

Logo na abertura do Fórum, foram debatidas as principais mudanças previstas no Novo Plano Diretor Estratégico de Campinas, em um talk show que teve participação ativa do público para esclarecer dúvidas com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro. A mediação foi realizada pelo diretor-presidente da Montana Urbanismo, Clovis Cabrino Jr.

Santoro destacou as vantagens que o novo texto traz para o desenvolvimento do município, dentre as quais estão a expansão do perímetro construtivo, o incentivo aos empreendedores imobiliários nos próximos três anos com a isenção do pagamento da outorga onerosa, e a instituição do zoneamento misto – que permite, por exemplo, que atividades comerciais de baixa incomodidade sejam desenvolvidas em áreas que antes eram estritamente residenciais.

Secretário de Planejamento e Urbanismo de Campinas, Carlos Santoro (à dir.) apresentou os principais pontos do Novo Plano Diretor do município

Tendências do mercado e passos para conquistar o consumidor

Primeiro palestrante do Fórum, Guilherme Werner, da BRAIN Consultoria & Pesquisa, apresentou produtos imobiliários que já são realidade em países da Europa e principalmente nos Estados Unidos, destacando a tendência desses projetos também ganharem força no Brasil.

Os principais exemplos são espaços compartilhados, compactos e personalizados para um tipo específico de público, como student housing (estudantes), senior living e nursing care (idosos) e escritórios em modelo de coworking. “São mercados ainda em formação, e quem sair na frente pode se firmar como referência”, indicou Werner.

Desafio árduo nos últimos anos, o sucesso nas vendas imobiliárias foi tema da palestra de Eduardo Berto, da New House. Pegando como gancho os estudos de mercado anteriormente apresentados pela BRAIN, Berto listou os sete passos fundamentais para atrair, convencer, conquistar e fidelizar um cliente.

Com números expressivos e demonstração de casos de sucesso, principalmente em loteamentos horizontais, Eduardo Berto foi perguntado sobre a aplicação dessa estratégia em mercados verticais, produto que encontra boas oportunidades na região metropolitana de Campinas. “Também atuamos nesse mercado, mais recentemente com unidades do Minha Casa Minha Vida e uma torre de apartamentos de luxo, ambas com êxito”, informou.

Mais voltado às diferenças entre os modos de vender imóveis em décadas passadas e atualmente, Eduardo Coelho, corretor com 60 anos de experiência no mercado imobiliário, passou um pouco de sua expertise para os participantes, em um talk show repleto de bom-humor.

Perguntado sobre o futuro dos corretores e das imobiliárias, assinalou: “A profissão de corretor não acabará. Bons corretores de hoje serão bons corretores no futuro. Não há segredo, é preciso saber tratar e gostar do cliente, mostrar a ele que está ali para ajudá-lo. Se você chega em frente ao espelho de punhos fechados, assim o espelho olhará para você”, explicou.

Eduardo Coelho: “A profissão de corretor não acabará”

Aprovação da lei dos distratos anima empresários

Uma das palestras com maior participação do público foi a de Fernanda Rosa, da Stocche Forbes Advogados, sobre distratos. O assunto está em alta devido à tramitação da lei que regula o tema no Congresso Nacional. Após análise das emendas sobre o projeto original, realizada no Senado – com aprovações e rejeições -, o texto retorna à Câmara dos Deputados e a expectativa é de que seja encaminhado para sanção do Poder Executivo ainda em 2018.

Fernanda fez uma contextualização histórica dos distratos, explicando os motivos do tema ter ganhado importância nos últimos anos, dada sua recorrência em razão da crise econômica que atingiu o país, com reflexos significativos sobre o poder de compra dos consumidores. Também esclareceu os principais pontos da lei que está sendo votada, como os percentuais que a incorporadora pode reter caso haja inadimplência do adquirente e a inclusão de um quadro-resumo no contrato firmado entre as partes.

Empresários tiraram dúvidas sobre a lei dos distratos com a especialista Fernanda Rosa

Formas de financiamento imobiliário

A programação do Smartus Fórum Imobiliário Campinas também apresentou modelos de captação para o financiamento imobiliário, como a securitização (Habitasec), com a emissão de títulos de dívida no mercado de capitais – conhecidos como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) -, e o crowdfunding (URBE.ME), financiamento coletivo utilizado principalmente no início dos empreendimentos, antes da obtenção de empréstimos bancários.

Andreas Yamagata, CEO da Credimorar, traçou um panorama do sistema financeiro imobiliário no Brasil, destacando o bom momento atual: “O crédito imobiliário voltou a circular no SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e o impacto disso é gigantesco para o mercado”, disse. Por outro lado, a arrecadação proveniente do FGTS vive um “momento de pressão”, segundo o especialista. “Apesar da crise, o FGTS financia R$ 60 bilhões por ano em produtos imobiliários, sendo que metade desse valor vai para o Minha Casa Minha Vida”, informou.

Andreas Yamagata enxerga bom momento na circulação de crédito imobiliário para o mercado

Soluções em tecnologia

O Fórum de Campinas 2018 levou aos players do mercado inovações tecnológicas que, segundo os idealizadores, resultam em redução de custos, economia de tempo e maior eficiência do serviço.

A primeira palestra foi de Luis Carlos Filho, da Levitar, empresa especializada em inteligência em drones. De acordo com o CEO da startup, o equipamento é apropriado para uso em diferentes etapas de um projeto imobiliário, desde a avaliação topográfica do terreno, passando pela digitalização da obra em andamento, divulgação comercial através de fotos e vídeos, até inspeções após a conclusão do empreendimento, para identificar necessidades de manutenção, por exemplo.

Novas tecnologias tornam os serviços mais eficientes e econômicos; drones são um tipo de solução

A outra solução consiste no uso de inteligência artificial, desenvolvida pela Urbit. O conteúdo foi apresentado pelo CEO da startup, Fernando Souza. A plataforma reúne informações sobre mais de cem variáveis, tais como zoneamento, fluxo de pessoas e veículos, áreas contaminadas, potencial de ruído, áreas tombadas e preservadas, estatísticas de criminalidade etc., sendo possível personalizá-las de acordo com as necessidades do usuário. Segundo Fernando, a tecnologia deve ser implantada em Campinas no início de 2019.

“Foi um grande evento. Notamos o interesse dos participantes sobre os temas debatidos, sobretudo atualidades como o Plano Diretor do município de Campinas e a questão dos distratos”, analisa o diretor executivo da Smartus, Guilherme de Mauro.

Além das palestras, o Fórum teve pausas para almoço e coffee breaks – oportunidades para a troca de experiência e prospecção de negócios entre os presentes.

O próximo Fórum Imobiliário acontece em Florianópolis, dia 28 de novembro, no IL Campanario Villaggio Resort. Confira a programação completa aqui.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Salvador

Fórum Imobiliário

19 março
2019

saiba mais

São José do Rio Preto

Fórum Loteamentos

17 abril
2019

saiba mais

Campo Grande

Fórum Loteamentos

25 abril
2019

saiba mais

Pouso Alegre

Fórum Loteamentos

09 maio
2019

saiba mais

Campinas

Fórum Imobiliário

23 maio
2019

saiba mais

Goiânia

Fórum Loteamentos

13 junho
2019

saiba mais

Porto Alegre

Fórum Imobiliário

04 julho
2019

saiba mais

Recife

Fórum Loteamentos

08 agosto
2019

saiba mais

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

17 outubro
2019

saiba mais

Goiânia

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais
VEJA TODOS OS EVENTOS
Desenvolvido por Mobme Comunicação