search

Especialistas explicam como VR, AR e 3D ajudam a acelerar vendas

Em painel do Smartus Proptech Summit, custos da implantação também foram debatidos

21/5/19

Um dos painéis do Smartus Proptech Summit reuniu especialistas do mercado para falar sobre as tecnologias de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e visualização 3D para empreendimentos imobilários. A discussão procurou elucidar como cada ferramenta pode ser aplicada no setor e quais os ganhos em relação aos métodos convencionais de apresentação do produto ao consumidor.

A moderação do painel foi realizada pelo CTO do GRI Capital, Amauri Sousa. O fundador e CEO da Sentio VR, Chaitanya Ravi, abriu a discussão destacando como a realidade virtual tem sido um agente capaz de modificar a percepção que o cliente tem do empreendimento, possibilitando novas estratégias de marketing e campanhas de venda às incorporadoras.

“Com VR, os vendedores conseguem de fato colocar o cliente dentro da unidade, interagindo com o espaço. A tecnologia precisa ser utilizada, estamos falando de um dispositivo que permite ao consumidor entender que produto está em vias de adquirir, rapidamente, com economia de tempo e dinheiro”, ressalta Ravi.

Chaitanya Ravi, CEO da Sentio VR, apresenta como a realidade virtual pode melhorar as estratégias de marketing e vendas

Já Luiz Renato Roble, diretor de projetos da ISO Productions, falou sobre a utilização da tecnologia 3D, capaz de transformar um ambiente real em virtual a partir de câmeras infravermelho. A ferramenta funciona como uma “trena eletrônica que capta as dimensões reais do espaço, incluindo noções de luminosidade”.

De acordo com Roble, a tecnologia facilita o processo de venda e locação de imóveis, pois o link com as informações da unidade pode ser enviado por e-mail, whatsapp e outros canais digitais. Os dados são armazenados em nuvem. “Isso não exclui a importância do corretor, mas torna o processo muito mais rápido”, enfatiza o especialista.

Outra vantagem, afirma Roble, é que a ferramenta não permite edições, garantindo que o espaço seja realmente aquele que está sendo mostrado para o cliente.

O painel também foi composto por Rodrigo Sagioma, fundador e CEO da Ideas Farm, que utiliza realidade aumentada para melhorar as vendas de empresas de diversos setores, incluindo o imobiliário. “A AR é um novo canal de comunicação com o cliente, que pode abrir o celular e apontar para um ambiente ou uma marca, ou puxar por geolocalização e receber as informações do produto”, explica.

Para Rodrigo Sagioma, CEO da Ideas Farm, a adesão do mercado está sendo boa, embora noção de valor não esteja clara aos empresários

Uma das aplicações da tecnologia AR é feita em parceria com a InstaCasa, startup que desenvolve projetos adaptados a diferentes tipos de lote. “A realidade aumentada permite ao cliente visualizar como ficará a casa escolhida para aquele terreno. O mercado está crescendo bastante e já há boa adesão, trata-se de uma tecnologia simples de implantar”, afirma.

Investimento é acessível

Ao falar sobre as vantagens das tecnologias VR, AR e 3D, os painelistas foram perguntados sobre os custos de implantação. De acordo com eles, o investimento já é bastante acessível e deve se tornar ainda mais reduzido ao longo do tempo.

“É uma nova realidade. Com o 3D Showcase e outros tipos de realidade virtual você tem custos diferentes em relação aos métodos tradicionais de marketing, onde há custo de produção e do horário de inserção, do período de veiculação, então é preciso aproveitar as vantagens que a ferramenta oferece”, analisa Roble.

Alguns dispositivos, como os óculos de realidade mista Hololens, desenvolvidos pela Microsoft, ainda têm custo considerável, sendo – por ora – mais utilizados em indústrias como a automobilística.

Utilização ainda é rara

Os especialistas divergem ligeiramente quanto ao conhecimento dessas tecnologias pelos players do mercado imobiliário. Para Ravi, que é indiano e vive no Chile, o uso já está acontecendo, mas é preciso que a ferramenta seja bem explorada para o investimento valer a pena. “A questão é se você vai inovar, aprender e implantar ou se vai esperar o mercado fazer e ficar para trás”, pontua.

Já Luiz Roble analisa que o mercado tem “muito a crescer” no tocante ao domínio das inovações disponíveis. “Hoje, no Brasil, de 0 a 10 eu daria nota 2 [para a adesão do setor], porque as pessoas confundem muito 360 graus com 3D, por exemplo, e há claras diferenças”, exemplifica.

Mercado ainda está distante de conhecer e utilizar as tecnologias disponíveis, avalia Luiz Renato Roble

Sagioma concorda que o setor é iniciante, porém vê outro motivo para isso. “Na minha avaliação, seria 3 ou 4 [a nota quanto à adesão do mercado]. As pessoas ainda acham que é caro e nossa função é fazer em grande escala, barateando o custo”, avalia.

Seja qual for a razão para o ramo imobiliário ainda não dominar as tecnologias, o fato é que são notados avanços sucessivos. “É uma tendência muito forte”, encerra Roble.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação