search

Plataforma digital facilita obtenção de crédito imobiliário

CrediHome conecta clientes e bancos de forma inovadora e eficiente

19/03/2020
Por Henrique Cisman 

Eliminar burocracias em financiamentos de imóveis se tornou prioridade para algumas empresas do ramo. Entre elas está a CrediHome, startup ativa desde o primeiro semestre de 2018 que desenvolveu uma plataforma para conectar clientes e bancos envolvidos no processo de forma rápida e eficaz. 

De acordo com Bruno Gama, fundador da empresa, ela é uma espécie de marketplace do crédito imobiliário, que nos Estados Unidos e na Europa é chamado de mortgage broker. “Pegamos um cliente originado de diversos canais digitais e não-digitais (imobiliárias, incorporadoras, construtoras) para fazer uma cotação completa, incluindo qual banco o aprovou, quais têm melhores taxas e melhores condições”, explica. 

A startup acompanha toda a tramitação, desde a assinatura do financiamento em cartório até a realização dos pagamentos: “Neste caminho, o cliente pode ter outras necessidades, como fazer portabilidade, amortizar parcelas ou comprar um segundo imóvel, apesar de serem situações esporádicas”, destaca o especialista.

Além das vantagens para o cliente – que ganha mais agilidade e centralização de informações -, as incorporadoras também são beneficiadas:  “Para o incorporador, o grande lance é o momento que chamamos de repasse, ou seja, o cliente comprou na planta, tem um saldo de 60%, 70% do valor do imóvel para quitar, precisa achar uma instituição financeira que lhe aprove crédito para financiar esse saldo”, esclarece Gama. 

Seja em aquisições de imóveis na planta ou já lançados, o especialista salienta que o repasse “é um processo doloroso e demorado, por isso o modelo da CrediHome busca todas as soluções de crédito disponíveis no mercado de maneira fácil, ágil e gratuita a fim de que o comprador consiga ser aprovado rapidamente”.

Linha de produtos próprios

A fintech, além de conectar o cliente com todos os principais bancos (Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa), também possui soluções próprias. “Apesar de termos todos os bancos na plataforma, vemos que ainda existem possibilidades de inovação em produtos de crédito imobiliário e melhorias em tecnologia, e é nisso que apostamos”, afirma Gama.

São três os produtos oferecidos pela startup: aquisição, home equity e compra garantida. 

“A aquisição é o produto para quem está comprando imóvel, cujo diferencial em relação aos produtos dos bancos é a tabela price, com as parcelas iguais do começo ao fim – na sac, as primeiras parcelas são maiores”, compara. 

No segundo produto, que é o de home equity, o comprador toma um crédito de uso livre e sua propriedade fica como garantia. Este tipo de operação, amplamente realizada em países da Europa e nos Estados Unidos, ainda é incipiente no Brasil, não encontrando grande espaço nos maiores bancos. 

Já a terceira opção montada pela CrediHome – a compra garantida – é a linha mais inovadora e se destina ao cliente que está fazendo a troca de imóvel: “Ele quer fazer um upgrade, sair de dois para três dormitórios, só que precisa dar 20% de entrada. O que nós fazemos: home equity do imóvel atual para liberar até 40% de seu valor. O cliente pega esse dinheiro e dá entrada no imóvel futuro, financiando o restante”, explica. 

Segundo Gama, com essa operação a venda pode ser feita com calma. “Há uma peculiaridade: ele paga somente 20% da parcela do imóvel nos três anos de prazo [para quitar o empréstimo]. Na prática, ele tem três anos para vender o imóvel; quando vender, quita o home equity e está com o financiamento feito”, completa.

Outras vantagens em relação às linhas bancárias são a possibilidade de composição de renda com até cinco proponentes (pessoas da família ou amigos), período de carência de três a seis meses para início dos pagamentos do empréstimo e financiamento de até 90% do valor do imóvel.

Planos de expansão

A startup já atua em todo o Brasil, principalmente nas capitais do Sul e Centro-Oeste, com filiais em oito estados. Embora a abrangência territorial da solução seja bastante expressiva, os planos são de expansão para todas as áreas do país. 

Bruno Gama, fundador e CEO da CrediHome, é presença confirmada no no Smartus Proptech Summit.

Leia também: Entenda como startup promete facilitar repasse da construtora ao banco
Robô de impressão 3D é capaz de construir casa de 50 m² em 1 dia

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

17:00 às 18:00

Governança corporativa e desafios de sucessão no mercado imobiliário

07 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Pará

09 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Amazonas

14 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário
Rio de Janeiro

23 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Campinas

28 julho
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Ribeirão Preto

04 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Moradias Populares

06 agosto
2020

saiba mais

Evento online

Fórum Imobiliário Curitiba

13 agosto
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Gestão Inovadora 2020

27 agosto
2020

saiba mais

Brasília - Distrito Federal

Fórum Imobiliário Brasília

24 setembro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Modelos Disruptivos 2020

05 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Summit Multipropriedade 2020

20 outubro
2020

saiba mais

Presidente Prudente - São Paulo

Fórum Imobiliário Presidente Prudente

22 outubro
2020

saiba mais

São Paulo

Smartus
Law Summit 2020

05 novembro
2020

saiba mais

Belo Horizonte - Minas Gerais

Fórum Imobiliário Belo Horizonte

26 novembro
2020

saiba mais

Goiânia - Goiás

Fórum Imobiliário Goiânia

02 dezembro
2020

saiba mais
DESIGN & CODE BY Mobme