- GRI Hub
- Notícias
- Contato
- Nós
- SmartusPlay
-
- YouTube
- Telegram
- Spotify
N
Notícias
De contratos a pagamentos, blockchain pode ser usado de várias formas
Mesmo assim, somente 2% das maiores construtoras brasileiras exploram essa tecnologia
3/5/19
Muitas pessoas desconhecem, mas há alguns anos vêm ouvindo falar de blockchain. Mais precisamente desde 2008, quando foi escrito o primeiro artigo sobre bitcoin (BTC). Sim, o bitcoin é uma moeda virtual que utiliza a tecnologia blockchain em sua essência, sendo mais conhecido do público.
De forma simples, o blockchain é uma rede digital de blocos encadeados, sendo cada bloco o abrigo de uma informação exclusiva. Para manter no exemplo do bitcoin, cada informação é uma transação financeira.
O que confere a cada bloco sua singularidade é uma função matemática chamada hash. Essa função pega os dados ou arquivos adicionados e os transforma em um código de letras e números, que é a impressão digital do bloco.
Entender esse processo – ainda que de forma muito simplificada – ajuda a compreender porque o blockchain é considerada uma das tecnologias mais seguras já desenvolvidas. Burlar esse sistema é tarefa praticamente impossível e pode ser descoberta por outros usuários.
Vantagens e aplicações
O blockchain tem seu sistema de registro de transações público, isto é, compartilhado com todos os usuários. Isso garante que todas as movimentações possam ser verificadas, mesmo por usuários não envolvidos em determinada transação.
Uma preocupação é com o sigilo das informações de usuários. Porém, em transações blockchain informações como telefone e endereço podem ser omitidas, como um mecanismo de segurança aos envolvidos.
No mercado imobiliário, uma das aplicações do blockchain é automatizar a transmissão de imóveis entre vendedores e compradores – uma incorporadora e um cliente, por exemplo. A tecnologia permite acesso instantâneo a informações sobre o imóvel e os agentes envolvidos na negociação, tornando muito mais rápido o processo.
Outro uso possível é para a elaboração de contratos inteligentes. No caso da locação de um imóvel, pode-se ligar o contrato a uma fechadura inteligente. Ao desbloquear essa fechadura, o valor negociado entre as partes é automaticamente transferido da conta do locatário para o locador, tudo isso sem a presença de intermediários, como é o caso do Airbnb em acordos de aluguel.
O blockchain também já é utilizado para agilizar a tramitação de documentos em cartórios, geralmente pelo uso de uma plataforma que faz a ponte. No setor imobiliário, registros de imóveis e escrituras de compra e venda já são realizados com uso dessa tecnologia.
Nem seria preciso dizer que o blockchain também pode ser utilizado para transações financeiras, mas ainda há outra possibilidade: investir. Startups utilizam a tecnologia para executar uma espécie de abertura de capital de empreendimentos. Dessa forma, usuários podem financiar o projeto com aportes de qualquer lugar do mundo, com auditabilidade em tempo real e clareza quanto à lucratividade.
Embora somente 2% dentre as maiores construtoras brasileiras utilizem blockchain atualmente, com tantos usos e garantias que as proptechs oferecem é razoável prever que terão cada vez mais espaço e importância no mercado imobiliário, talvez em menos tempo do que o estimado por players do setor.
O que é sistema Blockchain?
Também conhecido como “o protocolo de segurança”, Blockchain é uma tecnologia de registro que contém todas as transações processadas no sistema. A rede opera através de blocos encadeados que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital, sendo considerada extremamente segura e utilizada em algumas transações financeiras.
Qual a importância do Blockchain?
Atualmente, a principal importância do blockchain é garantir a segurança necessária para a criação de meios alternativos de pagamento, principalmente no meio digital. No caso do Bitcoin, por exemplo, o blockchain é imprescindível no processo do uso da moeda criptográfica. No mercado imobiliário brasileiro, o blockchain já é utilizado para agilizar transações entre compradores, vendedores e registradores de imóveis.
Como explicar Blockchain?
Traduzida literalmente como “cadeia de blocos”, a tecnologia funciona através de estrutura digital gerada por meio de um código de programação. Ela surgiu em meados de 2008 juntamente com o Bitcoin.
O que é Blockchain e como surgiu?
Associada ao surgimento do bitcoin, em 2008, a blockchain se trata de uma espécie de “livro-contábil” que registra operações e dissemina seus registros em rede para diferentes computadores. A tecnologia surgiu como uma forma segura de realizar as transferências da moeda digital e se expandiu para utilização em outros mercados além do financeiro.
Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:
leia também
Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
COMPARTILHE
a a a a