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Brasil supera marca de 500 proptechs, startups do setor imobiliário

Manager do GRI Tech Club destaca ecossistema com inúmeras oportunidades

2/8/19

O Brasil superou a marca de 500 startups com atuação no mercado imobiliário – também conhecidas como proptechs (veja aqui) ou construtechs. As iniciativas no setor englobam desde inteligência de mercado e aquisição de terrenos até a gestão dos condomínios, sendo de grande contribuição para as empresas.

De acordo com levantamento do Construtech Ventures, essas startups atuam em 53 campos diferentes do mercado de imóveis e construção: projeto, gestão da obra, maquinário e materiais, marketplace, compartilhamento de espaços, mapeamento com drone, captação de recursos e intermediação digital são os maiores.

Na avaliação da manager do GRI Tech Club, Yuri Matsumoto, o ecossistema tem crescido rapidamente porque as oportunidades de mercado são inúmeras, embora o setor, no Brasil, ainda seja consideravelmente menos digitalizado do que em outros países. “A Alemanha possui um dos ecossistemas de proptechs mais consolidados”, compara.

“Historicamente, sabemos que o mercado imobiliário brasileiro é muito conservador”, prossegue. “Com o surgimento das ‘proptech unicorns’ (empresas com valor de mercado superior a R$ 1 bilhão) nos últimos anos, como Airbnb, OYO, Opendoor, Katerra e Compass, percebemos que a digitalização do setor seria a próxima disrupção do mercado”, explica sobre o surgimento do GRI Tech Club.

O clube busca fomentar a inovação no mercado imobiliário aproximando startups de destaque a investidores e executivos das principais empresas do ramo. De acordo com Yuri, a seleção das startups é criteriosa: “Em média, apenas uma em cada dez aplicantes a entrar no clube é aprovada”. Atualmente, são mais de 57 startups de 12 países integrando o grupo.

O ecossistema de startups no Brasil

Um estudo intitulado “O momento da startup brasileira e o futuro do ecossistema de inovação”, realizado em parceria entre a Associação Brasileira de Startups e a empresa Accenture no final de 2017, detectou o nível de satisfação dos empreendedores em relação a cinco fatores: talento, mercado, apoio, ambiente regulatório e acesso ao capital.

Dentre os mais de mil criadores e profissionais de startups que participaram do estudo, os maiores índices de insatisfação foram apontados para a falta de uma regulação que incentive o setor e dificuldades em obter investimento para executar a ideia.

Atualmente, o Marco Legal das Startups – debatido desde o início do ano e aberto para consulta pública até o final de junho – aguarda a redação do anteprojeto de lei no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. De acordo com especialistas, o texto – dentre outros avanços – visa simplificar os modelos societários, tornando menos burocrática e custosa a abertura de uma empresa.

Sobre o acesso ao capital, uma das proposições do estudo mencionado é ampliar incentivos fiscais para atrair aceleradoras e investidores-anjo, além de aproximar os empreendedores de quem possui capital. “A burocracia e os elevados juros obrigam o empreendedor a procurar investidores ao invés de bancos”, pontua Yuri.

Segundo a CB Insights, 29% das startups fecham as portas por falta de dinheiro. “Na Europa, muitas venture capitals recebem apoio e aporte de capital do governo para investimento em startups”, conta a manager do GRI Tech Club. A Loft, destaque no rol de proptechs brasileiras, recebeu grande parte do investimento de atores estrangeiros, como Fifth Wall, Thrive Capital e Monashees.

“Felizmente, iniciativas como a do Okara Hub (inovação de engenharia, construção civil, desenvolvimento imobiliário, cidades inteligentes) e do GRI Tech Club têm dado visibilidade e apoio às startups brasileiras do setor imobiliário, aproximando-as de importantes players do mercado e potenciais investidores”, ressalta Yuri.

A Associação Brasileira de Startups tem 13.040 empresas registradas, espalhadas em 588 cidades e 74 comunidades pelo Brasil, das quais em torno de 4% são do setor imobiliário.

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