Receba nossos conteúdos exclusivos!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

A
Artigo

A contribuição das assinaturas eletrônicas na experiência do cliente

Por Júlio Mendes, diretor comercial da Soluti

Novembro/2020

Como é a experiência do cliente na sua empresa? Antes de responder a essa pergunta, pense em alguns aspectos, como: qual a percepção que o seu cliente possui da sua organização? Qual a impressão que ela passa? Como o seu cliente se sente ao ser atendido? A comunicação é eficaz? Todo o processo traz a satisfação desejada?

Segundo o Customer Experience Trends 2020, 88% das empresas acreditam que oferecem um atendimento eficiente, mas apenas 56% dos consumidores avaliam o atendimento das empresas como tal, ou seja, nem todas as empresas possuem real noção da experiência que estão proporcionando. 

Falar de experiência nos dias atuais também é falar de transformação digital. Adotar soluções que tornem os processos mais ágeis e eficientes impacta diretamente na relação que o cliente possui com a sua empresa. Chatbots, CRMs, Big Data e assinatura eletrônica são alguns exemplos de ferramentas que encantam e transformam a experiência de clientes cada vez mais exigentes.

Com a assinatura eletrônica, utilizar documentos digitais se torna muito mais ágil e eficiente, transformando todos os processos no desenvolvimento das empresas. Negócios que antes poderiam demorar até 40 dias para serem fechados, agora podem levar apenas um dia.

No caso do setor imobiliário, a compra de um imóvel é um processo de inquietação, afinal, trata-se da realização de um sonho e a compra significa uma grande mudança na vida das pessoas. Transformar esse momento em um processo mais simples e ágil é primordial para uma boa experiência do cliente, porém, com as assinaturas no método tradicional, o processo é moroso, gera muitas frustrações e acaba minimizando o brilho da conquista. Além disso, quando o processo é todo feito no formato digital traz uma economia surpreendente.

É muito comum a desistência de um negócio por causa do processo demorado de compra. Às vezes, é necessário se deslocar a pelo menos três órgãos diferentes e é comum haver desencontros, papéis que desaparecem e, neste contexto, a concorrência pode se aproveitar para tomar sua venda. Com as assinaturas eletrônicas, o cliente pode assinar de qualquer lugar que ele estiver, acompanhar e ter feedbacks do processo de forma rápida e segura.

Assim, a definição de prazos é uma tarefa mais fácil e realista. Com o fluxo de assinaturas automatizado, o cliente acompanha em tempo real o processo, deixando-o muito mais tranquilo.

Com o mercado cada vez mais competitivo, é papel dos empresários fazer com que cada cliente se sinta valorizado e especial. Pequenos gestos podem fazer muita diferença perante a concorrência. As boas impressões que o cliente leva da sua empresa consistem em um investimento de longo prazo que fideliza o cliente, auxilia na propagação orgânica e mantém a imagem da marca positiva.

DESIGN & CODE BY Mobme