search

8 dicas para estreitar o relacionamento com o cliente na era digital

79% dos consumidores acham importante a conexão com a marca e 64% consideram essa conexão no momento da compra

10/7/19

O investimento em equipes de comunicação e marketing digital é crescente no mercado brasileiro, mas muitas empresas ainda têm dificuldades para desempenhar boas campanhas e ações efetivas nas plataformas virtuais. A realidade é alarmante quando se observa que 4 a cada 5 consumidores valorizam se conectar à marca de alguma forma, enquanto 64% dos consumidores levam tal conexão como decisiva para adquirir um produto ou serviço.

Confira a seguir 8 dicas valiosas para atrair o público (leads), melhorar a comunicação e engaja-lo nas campanhas de sua empresa.

1. Segmentar usuários conforme perfil

Boas ações de marketing exigem bom planejamento. Para desenhar corretamente os caminhos que o cliente deve seguir, é preciso entender as dificuldades e necessidades desse cliente. Assim, a primeira dica é segmentar os leads captados conforme suas preferências, seus desejos ou problemas. Isso vai permitir que sejam realizadas diferentes campanhas de e-mail marketing, entregando conteúdo e solução mais apropriados para cada usuário.

A segmentação pode ser planejada, por exemplo, a partir de informações obtidas em formulários preenchidos pelo consumidor para baixar materiais produzidos pela empresa, como eBooks, newsletters, podcasts, infográficos etc. Ciente dos interesses e preferências do consumidor, a comunicação se torna mais eficiente e aumentam as chances de acertar na oferta de um produto ou serviço.

2. Utilizar ferramentas de análise

Se a sua empresa não conta com um software especializado em ações de marketing digital, pode começar por utilizar ferramentas gratuitas de análise. Plataformas como mailtester e senderscore mostram a qualidade e a entregabilidade dos e-mails enviados aos leads, respectivamente.

Para auxiliar o planejamento descrito na dica nº 1, a plataforma mindmeister elabora mapas mentais indicando os caminhos que devem ser seguidos por cada perfil de cliente. Para um início, pode ser bastante útil.

3. Evitar problemas técnicos

Campanhas de e-mail costumam ser comprometidas por problemas técnicos nem sempre observados com atenção pelas equipes de marketing. Primeiramente, é importante que sejam selecionados apenas leads engajados para o envio de e-mails, pois os servidores disparam conforme o desempenho da campanha (se houver muitos endereços inválidos ou obsoletos, o envio pode ser suspenso).

Outro problema comum é no uso de imagens. Fotos e artes “pesadas” prejudicam o carregamento do e-mail. O ideal é que a soma das imagens seja menor do que 500 kb, tendo cada imagem um tamanho máximo de 100 kb e resolução de 300 x 300 pixels (o limite para um envio seguro é de 600 x 600 pixels).

De acordo com o especialista em automação de e-mail marketing da RD Station, Renan Zukovski, um bom e-mail tem entre 110 e 180 palavras e contém no máximo 3 links – desde que convirjam para um mesmo objetivo. E-mails “personalizados”, assinados por executivos importantes da empresa, tendem a elevar as taxas de conversão.

4. Publicar no tempo certo

“Os memes atraem, o conteúdo convence”. A frase é da coordenadora de redes sociais da RD Station, Carolina Lima. Para ela, é possível usar humor e oferecer conteúdo simultaneamente. Como os memes são concorrentes, pois atraem maior atenção e engajamento dos usuários nas redes sociais, a estratégia é utilizá-los nas campanhas da empresa, estando atento ao real time, isto é, aos memes que estão em alta.

Na RD Station, uma das principais empresas de marketing digital do Brasil, uma campanha aumentou a conversão de leads de 38% para 60% ao utilizar um meme nas publicações das redes sociais da empresa.

5. Criar conteúdos rápidos

Os consumidores são bombardeados por informações e anúncios o tempo todo, seja em sites de notícias ou, principalmente, nas redes sociais. Assim, nem sempre há tempo ou disposição para ler conteúdos extensos, e os materiais mais curtos ganham espaço: listas, enquetes e vídeos rápidos são boas alternativas.

De acordo com levantamento da RD Station, 54% dos usuários não acreditam em anúncios pagos e somente 1% a 2% clicam em links patrocinados no Google.

6. Construir histórias

São vários os casos de empresas que tiveram sucesso em campanhas carregadas de emoção. Construir histórias de superação e sucesso inspiram o consumidor e o levam a se identificar com a marca e o produto anunciado.

Nestas campanhas, é importante adicionar botões de interação – conhecidos no marketing digital como CTA, ou “Call To Action” – de modo a atrair o consumidor para páginas de interesse (conteúdos, eventos, produtos ou serviços da empresa). 

7. Valorizar o SAC online

As redes sociais são ótimos espaços para conversar com o consumidor. Em todos os posts, é importante conferir os comentários e respondê-los com a maior brevidade e utilidade possíveis, de modo a iniciar ou otimizar o relacionamento com os usuários. Solucionar dúvidas, reconhecer elogios ou resolver problemas abrem oportunidades para novos negócios.

8. Acertar na quantidade

É importante que a frequência com que são publicados os conteúdos seja equilibrada. É melhor publicar 10 notícias em 30 dias do que 10 notícias em 10 dias, se nos outros 20 dias do mês não houver o que publicar. Conteúdos mais relevantes devem receber maior divulgação, o que não significa fazer vários posts seguidamente, mas investir para que o material obtenha maior alcance.

Redes sociais geralmente têm a função de entreter, logo, a forma de apresentar o conteúdo deve ser leve e superficial, em quantidade moderada – até 3 posts por dia; os e-mails visam direcionar e mapear a jornada do consumidor, portanto o conteúdo pode ser mais rico, porém enviado em menor quantidade – um e-mail a cada 3 ou mais dias; por fim, o Google é o lugar onde efetivamente o consumidor vai se informar. Lá devem estar conteúdos completos e publicados sem moderação.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Recife

Fórum Imobiliário

08 agosto
2019

saiba mais

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Microliving

19 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação