search

Votação de leis complementares ao Novo Plano Diretor de Campinas é adiada para dia 3

Projetos nº 31 e 32/2018, de autoria do Executivo, já foram aprovados em 1ª discussão

29/11/18

A votação em 2º discussão dos projetos de lei complementar nº 31/2018 e nº 32/2018, de autoria do Poder Executivo de Campinas, foi adiada para a próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 3 de dezembro. De acordo com a Câmara Municipal, os vereadores realizaram apenas o pequeno expediente na sessão da última quarta-feira (28), cuja ordem do dia incluía a votação dos dois projetos.

Ambas as leis foram aprovadas em 1ª discussão no dia 21 de novembro, pelo placar de 27 votos favoráveis a três contrários, além de duas abstenções. Em entrevista concedida à Smartus durante o Fórum Imobiliário Campinas, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Augusto Santoro, explicou a importância dos dispositivos: “O Novo Plano Diretor só tem eficácia quando as leis complementares forem aprovadas. Essas duas leis põem o Plano [Diretor] em prática”, resumiu.

Entraves com a justiça

O Novo Plano Diretor Estratégico de Campinas foi sancionado pelo prefeito Jonas Donizette em 8 de janeiro de 2018, com a promulgação da Lei Complementar nº 189. Em agosto, porém, o desembargador Sérgio Rui, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), determinou a suspensão de 36 pontos do novo documento, acatando um Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) apresentada pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Gianpaolo Smanio.

A Adin é resultado da reunião de uma série de representações protocoladas junto ao Ministério Público por 22 entidades civis e grupos ambientalistas de Campinas, segundo os quais o Novo Plano Diretor foi constituído e aprovado sem a devida consulta e participação popular.

Mesmo com a realização de audiências públicas e discussões na Câmara Municipal, as alegações são de que o projeto recebeu emendas no período que sucedeu os debates, sem nova consulta à população. De acordo com a Adin, foram mais de 50 emendas ao projeto apresentadas depois das audiências – a última ocorreu em 2 de dezembro de 2017 e as emendas passaram entre os dias 4 e 11 do mesmo mês, de acordo com a Ação.

Do que tratam as leis em votação

A Lei Complementar nº 31/2018 dispõe sobre parcelamento, ocupação e uso do solo em todo o município de Campinas, enquanto a Lei Complementar nº 32/2018 trata da demarcação e ampliação do perímetro urbano, instituindo também a zona de expansão urbana.

“O Novo Plano Diretor vem para simplificar aspectos construtivos e de uso e ocupação do solo, permitindo ao proprietário adaptar o espaço conforme sua melhor utilização”, defende Santoro.

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, Carlos Augusto Santoro, participou do Smartus Fórum Imobiliário no município

Ainda que com alguns pontos suspensos pelo TJ-SP, a Lei Complementar nº 189 manteve grande parte de seus pontos principais, segundo o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Silvio Bernardin: “A liminar não contamina o Plano Diretor, já que os principais pilares estão mantidos”, afirmou, em agosto.

Se aprovadas em 2ª discussão, as leis complementares nº 31 e 32 seguem para sanção do prefeito Jonas Donizette, o que deve ocorrer ainda em 2018. As mudanças, contudo, não devem parar por aí: “Procuramos ao máximo reduzir as imposições do Poder Público sobre a iniciativa privada. Pretendemos alterar, também, futuramente, o Código de Obras. Há aspectos que não fazem o menor sentido na engenharia da atualidade”, argumentou Santoro durante o Smartus Fórum Imobiliário Campinas.

*Crédito da imagem destaque: G1

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação