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    Artigo

    Vendas no MCMV dizem muito sobre o futuro do mercado imobiliário

    Por Glauco Farnezi, fundador e CEO do Facilita

    Julho/2020

    Se tem algo que podemos concordar, é que os últimos meses foram intensos: pandemia, isolamento social, fechamento dos stands, mudanças no consumidor. Mesmo com projeções positivas no início do ano, não seria surpresa se os resultados do imobiliário caíssem.

    Mas em contrapartida – e essa, sim, foi uma ótima surpresa – os resultados comerciais permaneceram estáveis. Em sua maior parte, graças ao forte desempenho do segmento Minha Casa Minha Vida, notável protagonista desse momento que vivemos no setor. Segundo dados do relatório da Abrainc, de fevereiro até abril, os lançamentos de empreendimentos MCMV cresceram 10,5% e as vendas aumentaram incríveis 20,3%

    Mas como este segmento, com um processo de vendas tão complexo, chegou a estes números tão surpreendentes?

    Processo digital favorece todas as pontas da venda

    A resposta está na desburocratização da venda. Simples assim. Uma pesquisa realizada conjuntamente por Delloite e Terracota Ventures aponta que 61% das empresas do mercado imobiliário estão revendo processos internos para adquirir vantagem competitiva.

    Aproveito para te perguntar: já parou para pensar que o motivo das suas vendas estarem caindo pode ser o seu processo comercial? Os corretores demoram muito para fazer uma venda? Seu processo pode estar muito lento e burocrático. O consumidor desistiu da compra? Ele pode ter achado o fechamento da venda muito complexo.

    O cliente quer agilidade e eficiência. E pode apostar: os corretores querem mais independência e liberdade para correr atrás dos resultados. Os correspondentes bancários estão fugindo da papelada, assim como você está fugindo das ligações e das centenas de mensagens que recebe diariamente da equipe.

    A moral da história é que o segmento MCMV entendeu que o processo digital favorece todas as pontas da venda com a centralização de informações, de documentos e até da comunicação entre os agentes envolvidos. Como se consegue isso? Com tecnologia! Acredite: não adianta ter demanda se sua equipe comercial não é ágil e eficiente. Nada disso funciona se o seu processo de vendas não colaborar.

    Os resultados das vendas MCMV mostram que o processo digital veio para ficar e que é possível, sim, simplificar até mesmo as vendas mais complexas. Logo mais, algumas empresas do mercado imobiliário vão se questionar: “Por que eu não simplifiquei meu processo antes?”.

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