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Tecnologia integra etapas da incorporação de ponta a ponta

Da viabilidade do projeto à venda dos imóveis, investimentos retornam eficiência nos prazos e melhores entregas

7/10/19

Daqui a um tempo, será chover no molhado escrever sobre os ganhos provenientes da utilização de tecnologia nas diferentes etapas de um projeto imobiliário. Por enquanto, a percepção é a de que, embora ascendente, a aderência das empresas do setor ainda é tímida, tendo muito para avançar. 

Em um rápido bate-papo com o Product Owner da Mega Sistemas Corporativos, Rafael Bahr, listamos uma série de vantagens a partir da integração dos processos internos e externos de construtoras com vistas a reduzir prazos e custos, melhorar a entrega e a experiência final do cliente. Vamos a elas:

Compliance

Os sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP, sigla do nome em inglês) integram todos os departamentos, permitindo acesso mais rápido e seguro a dados, planilhas e informações de toda ordem que são necessárias no dia a dia de trabalho. No tocante às questões fiscais e tributárias, o sistema da Mega abrange todas as legislações inerentes à construção civil, tornando a empresa mais competitiva no mercado.

Planejamento orçamentário

Orientada pela metodologia BIM, a plataforma Rubk automatiza a geração de orçamentos de obras, reduzindo o tempo de elaboração de 90 para 7 dias. “É um grande diferencial competitivo porque antecipa o tempo de lançamento dos empreendimentos; um tempo de orçamento longo gera um efeito cascata. Se for mais rápido, a empresa vai lançar antes, vender antes e rentabilizar mais rapidamente o projeto”, ressalta Bahr. 

Gestão de repasses e recebíveis

O sistema Mega permite que a construtora digitalize os contratos firmados junto a bancos ou gestoras de recursos, acompanhando em tempo real o desempenho dos correspondentes financeiros e o andamento dos processos de financiamento. Da mesma forma, é possível administrar os recebíveis com agilidade e segurança. “Hoje, gerenciamos mais de 1,5 milhão de contratos e mais de R$ 250 bilhões em VGV”, conta o especialista da Mega.

Venda dos imóveis

Etapa cujo sucesso é fundamental para a execução do projeto, a venda dos imóveis é facilitada pela utilização do aplicativo Vimob, que auxilia tanto corretores quanto compradores das unidades. De acordo com Bahr, o sistema “digitaliza efetivamente o processo, melhorando a experiência de ambas as partes”.

Relacionamento com o cliente

Satisfeito com a compra ágil, fácil e praticamente na palma da mão em todo seu andamento, o comprador do imóvel ainda tem à disposição o aplicativo Homepay, que o permite acompanhar os extratos financeiros, adiantar parcelas, emitir segunda via de boletos e verificar diariamente o status da obra.

“Com o ERP, as incorporadoras e construtoras têm todos os departamentos integrados. A solução abarca desde o estudo de viabilidade do projeto, gestão da obra e da rotina de vendas, até o atendimento ao cliente depois da compra. Esse é um resumo da solução que contempla toda a vida de uma incorporadora e construtora”, explica Bahr. 

Implantação, custos e usabilidade

Embora o ideal seja integrar todos os departamentos e processos, a solução é modular e pode ser adquirida em etapas. Segundo Bahr, a flexibilização gera valor ao cliente a partir de um investimento controlado. O sistema é 100% em nuvem e não requer a instalação interna de qualquer software, reduzindo custos estruturais (computadores, programas, pessoal etc.).

Quando o ERP é contratado, além do treinamento técnico e da migração de informações de outros sistemas, a Mega presta consultoria dos negócios: “Não ensinamos simplesmente a utilizar o sistema; temos um conhecimento muito bom do mercado em relação à gestão [dos processos] das empresas, tendo em vista que nascemos dentro do segmento da construção há mais de 20 anos”, afirma. 

Com relação aos custos, o especialista conta que existem planos a partir de mil reais mensais. “Temos simplificado muito nosso modelo de negócio. É uma solução 100% SaaS (assinatura mensal do software), de modo que não é necessário um grande desembolso no início do projeto”.

Algumas funções – como os aplicativos Homepay e Vimob – dispensam treinamento, dada a facilidade de uso. “Em 3 minutos, os corretores conseguem habilitar seu login e estão aptos a efetuar as vendas sem que seja necessário praticar”.

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