search

Tecnologia e novas soluções foram pautas do Fórum Imobiliário Campinas

Marketing digital, empreendimentos pré-fabricados e plataformas para gestão de projetos e análise de crédito foram assuntos debatidos com a audiência

31/5/19

O Smartus Fórum Imobiliário Campinas 2019 contou com diversas palestras sobre inovações e tecnologias, algumas presentes há algum tempo e outras em fase de implementação ou expansão no setor. As soluções vão desde analisar agilmente o crédito oferecido ao consumidor até construir empreendimentos de forma industrializada, concentrando a produção em fábrica.

A primeira apresentação foi realizada por Guilherme Bruno, fundador e CEO da Homelend. A startup visa acelerar o processo de análise de crédito ao consumidor permitindo que as incorporadoras fechem contratos com maior agilidade e segurança.

Segundo Guilherme, o risco é tomado por um fundo de investimento responsável por aprovar o projeto imobiliário, após a aprovação de crédito realizada pela Homelend. “A diferença em relação ao banco é que, uma vez aprovado o empreendimento pelo fundo, o incorporador recebe os recursos muito rapidamente”, explicou o especialista.

Guilherme Bruno, CEO da Homelend, explicou aos participantes como é possível agilizar o fechamento dos contratos com análise mais eficiente de crédito, e elogiou o formato do programa Minha Casa, Minha Vida. Foto: Flávio R. Guarnieri

Outra startup que utiliza tecnologia para oferecer serviços ao setor é a Prevision, cuja plataforma de gestão permite ao construtor desenvolver a obra com o melhor fluxo físico-financeiro de acordo com a disponibilidade de recursos. A ferramenta melhora a comunicação entre os departamentos de planejamento e execução.

De acordo com Paula Lunardelli, fundadora e CEO da Prevision, a solução é voltada a todos os tipos de empreendimentos – de populares aos de luxo – e o custo é geralmente atrelado ao montante investido no projeto, “em média 0,06%, métrica passível de negociação conforme a necessidade da empresa”, afirmou em entrevista à Smartus após o evento.

Segundo Paula, o mercado indica um retorno de 6% em termos de economia, o que significa um retorno de 100x sobre o montante investido.

Ferramenta da Prevision surgiu da dificuldade das incorporadoras em conciliar prazos e aplicação de recursos. Flávio R. Guarnieri

Uma das palestras com maior participação da audiência foi a de José Márcio Fernandes, cofundador da Tecverde, empresa paranaense que atua com a pré-fabricação de empreendimentos utilizando um sistema industrializado de construção – a redução de custos chega a 20% em relação à alvenaria.

Fernandes explicou em detalhes o passo a passo do procedimento e as vantagens resultantes deste modelo, que ainda é incipiente no Brasil. A Tecverde é a única empresa autorizada a construir neste sistema, limitada a prédios de até 4 pavimentos. O especialista afirmou que outras iniciativas estão surgindo, o que é bom para a construção civil brasileira.

Isso porque o sistema industrializado aumenta a produtividade, que nos últimos 10 anos ficou praticamente estagnada no país, cenário que é ainda mais preocupante se levado em conta que o ponto de partida já era baixo.

Voltando ao uso de plataformas digitais, Afonso Fávero, diretor de planejamento e comunicação da Mobme, palestrou sobre o novo perfil do consumidor e formas de chegar a esses compradores através de campanhas assertivas de marketing, sobretudo o marketing digital.

De acordo com Fávero, uma das formas mais eficientes de se relacionar com esse público é produzir conteúdos relevantes, que os ensinem sobre o negócio. “O gap do saber valoriza o trabalho do incorporador”, indicou. A estratégia também ameniza a condição de “expert” da nova geração, acostumada a obter informações rapidamente em sites de busca.

Empresas do setor espantam os clientes quando solicitam informações antes de engajar o cliente. Flávio R. Guarnieri

Em entrevista à Smartus, Fávero ressaltou que muitas vezes as empresas espantam o cliente logo de cara, quando solicitam informações de contato antes mesmo de o visitante se engajar com algum produto da marca.

“Tivemos um ótimo feedback dos participantes durante o evento, tanto em relação à qualidade das palestras quanto ao cumprimento dos horários e oportunidades de networking”, avaliou o diretor comercial da Smartus, Bruno Mesquiari.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

São Paulo

Summit
Minha Casa Minha Vida

12 setembro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação