search

Sistema inovador reduz até 20% do custo da construção

Única empresa homologada para atuar com a solução no Brasil, Tecverde entrega obras em tempo 4 vezes menor

11/4/19

Comum nos Estados Unidos e em países europeus, o wood frame – sistema de construção industrializado para até 4 pavimentos – vem ganhando espaço no Brasil através dos projetos executados pela Tecverde, única empresa do País homologada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (ex-Ministério das Cidades) para atuar nesse tipo de solução.

O sistema inovador melhora o desempenho da obra reduzindo em praticamente 4 vezes o prazo de execução do empreendimento, afirma o CEO da Tecverde, Caio Bonatto. Autorizada a realizar construções de até quatro pavimentos, a empresa consegue, por exemplo, entregar uma obra de 250 unidades em menos de 6 meses.

“Conseguimos reduzir em mais de 4 vezes a quantidade de funcionários, diminuindo riscos trabalhistas, de acidentes e custos indiretos com mão de obra”, afirma Bonatto. A economia final é entre 10% a 20% em relação a outros métodos (alvenaria, principalmente), devido à redução de custos diretos e indiretos obtida com o processo industrializado de construção.

Com o sistema wood frame, 85% da obra é realizada dentro da fábrica da Tecverde, fator que, de acordo com Bonatto, aumenta a qualidade do empreendimento. “Todas as paredes, instalações elétricas, hidráulicas, janela, tudo isso é instalado em um ambiente fabril com um controle de qualidade de fábrica”, ressalta.

O CEO compara o processo aos brinquedos de lego, já que as peças são produzidas na fábrica e montadas no canteiro, servindo a diferentes projetos: “usamos tanto projetos próprios como dos nossos clientes, o que o cliente quiser, não existe limitação arquitetônica”, diz.

A Tecverde atua num modelo B2B atendendo construtoras e incorporadoras das regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. Atualmente, o foco da empresa é estritamente residencial, distribuindo sua atuação entre habitações do programa Minha Casa, Minha Vida (80%) e empreendimentos de médio e alto padrão (20%), desde que os projetos possuam repetição. “Não construímos uma casa individualizada de alto padrão”, explica Bonatto.

Redução de resíduos e na emissão de CO₂

Além da eficiência operacional e da redução de custos para o loteador/incorporador, o uso do método wood frame gera ganhos ambientais: 80% menos CO₂ (gás carbônico) emitido, 80% menos de resíduos de obra, 90% menos recursos hídricos utilizados na construção e eficiência térmica até 2 vezes maior.

Às vezes as pessoas avaliam a Tecverde como uma empresa para entregar sustentabilidade, apenas, uma empresa de habitação ecológica, mas não nos posicionamos dessa forma, e sim como uma empresa que ajuda a resolver um problema real do setor, que é a ineficiência na construção civil”, pondera Bonatto.

O CEO destaca que o setor da construção civil é o que menos evoluiu em termos de produtividade nas últimas décadas, comparando-o à indústria automobilística. “Há 10 anos atrás, um carro popular e um apartamento popular custavam o mesmo valor; hoje, o apartamento custa 3 vezes mais”, colocando a disparidade na conta da improdutividade do mercado imobiliário.

“Embora os ganhos ambientais sejam importantes para nós, não os utilizamos como argumento de venda. A Tecverde leva produtividade e eficiência para o incorporador e construtor”, finaliza.

Saiba mais sobre a Tecverde.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

 

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Campo Grande

Fórum Loteamentos

25 abril
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Proptech Summit

16 maio
2019

saiba mais

Campinas

Fórum Imobiliário

30 maio
2019

saiba mais

Goiânia

Fórum Loteamentos

13 junho
2019

saiba mais

Porto Alegre

Fórum Imobiliário

04 julho
2019

saiba mais

Recife

Fórum Loteamentos

08 agosto
2019

saiba mais

Fortaleza

Fórum Imobiliário

22 agosto
2019

saiba mais

Belo Horizonte

Fórum Imobiliário

29 agosto
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

17 outubro
2019

saiba mais

Goiânia

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação