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Produzir conteúdo é estratégia eficiente para engajar o público

De acordo com especialista, produto é mais valorizado quando o consumidor entende o que está comprando

28/5/19

Mesmo as grandes empresas têm dificuldades para se comunicar de forma eficiente com o público. Há exemplos de sucesso, muitos dos quais exigem consideráveis investimentos, mas as boas estratégias de marketing não demandam – necessariamente – elevados gastos. Produzir conteúdo é uma boa alternativa para fidelizar o público e construir uma sólida imagem da empresa.

A dica é do especialista em branding Afonso Fávero, diretor de planejamento e comunicação da Mobme. “Acredito na capacidade de gerar conteúdos que ensinam a pessoa a entender melhor o que a empresa está fazendo, dessa forma o trabalho será mais valorizado, mas é preciso haver verdade nisso”, afirma.

Segundo Fávero, é preciso criar conteúdos relevantes e diferenciados, que tenham relação com a vida do consumidor. “No caso de moradias populares, é baseado em uma demanda de necessidade, a empresa precisa passar solidez, determinar os planos de entrega, dar alternativas a eventuais problemas financeiros. Não é só entregar um imóvel, é mudar a vida da pessoa”, destaca.

No caso de apartamentos ou escritórios de luxo, portanto dirigidos a outro público, outros fatores têm maior relevância, como qualidade de vida, segurança e serviços orbitais, mas isso não altera a necessidade de gerar novos nichos de percepção, ou seja, o consumidor – novamente – não está adquirindo apenas um imóvel. “Tem que comunicar essa condição de vivência e diferenciação do produto [ao público]”.

Entrar no mundo digital é um processo de adaptação

Na avaliação de Fávero, inserir a marca no mundo digital é um processo evolutivo, de adaptação. “As empresas precisam se adequar a essa nova dimensão, é uma nova composição de meios, novas formas de comunicar baseadas em tecnologia. É um processo de aceitação da inovação”, analisa.

O correto posicionamento da marca passa por entender que a demanda dos consumidores está mudando. Fávero ressalta que há novos tipos de família e os produtos de desejo são diferentes – imóveis menores e mais inteligentes.

“Há muitos anos, solicitei aos meus alunos fazerem um processo de unitização. Hoje, você vê embalagens de pizza de apenas um pedaço em lojas de conveniência, isso há alguns anos era impensável, não fazia sentido; hoje, faz. São dois pontos distintos, e eu sou a favor de a empresa sempre entender o consumidor. Mas quem empurra quem? Os dois, é uma troca”, pondera Fávero.

Uma comunicação direta e eficiente com o público permite à empresa conhecer o cliente, o perfil do consumidor, contribuindo para a criação de projetos assertivos.

O especialista pontua que a produção de conteúdo relevante é uma dificuldade para todos os setores, mas essencial para se alcançar diferenciais de venda e engajar o cliente. “No setor imobiliário, eu percebo que ainda não há, de fato, uma construção programada de retóricas, de conteúdos consistentes, de engajamento, ainda é bem introdutório. Particularmente, acredito muito na história do ensinar – o gap do saber”.

Conteúdo é importante, mas é apenas uma etapa

Fávero esclarece que a produção de conteúdo consiste apenas em uma etapa do processo de construção e consolidação da marca. Para ter sucesso nas ações de marketing, é necessário criar canais de conversão dos clientes em potencial. Mas não existe fórmula mágica, a estratégia deve ser definida caso a caso e todos os meios de comunicação são importantes – uns mais, outros menos, a depender do tipo de produto, a localidade e a que tipo de público se destina.

“Dependendo do local, um trabalho de rádio pode ser efetivo naquela região. Talvez um trabalho de internet ali não funcione; pode haver um programa local de televisão incrível, de boa audiência, uma cidade de interior na qual não há grande penetração de internet”, explica, embora afirme que o avanço digital é um caminho sem volta.

Os custos para chegar aos clientes está caindo conforme há mais tecnologia. Uma excelente ferramenta é o e-mail marketing, mas, assim como outras, requer técnicas adequadas para evitar que a campanha se torne refratária à marca e ao produto.

“Nós temos alguns exemplos de marcas que se adaptaram ao digital e cresceram. Como essa onda é nova, é comum a inércia do mercado, mudar é complicado. Se der certo, você é o vetor da mudança, parabéns! Se não der, você caiu. Esse é o ponto, as empresas estão tentando descobrir tudo isso”.

Afonso Fávero vai palestrar no Smartus Fórum Imobiliário Campinas, confira a programação.

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