search

PIB cresce acima do esperado impulsionado pela construção

Setor interrompe queda de vinte trimestres consecutivos e avança 2%

3/9/19

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira (29) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no 2º trimestre de 2019, com crescimento de 0,4% em relação ao 1º trimestre e de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 1,78 trilhão.

O setor de construção avançou 1,9% sobre o resultado do 1º trimestre e 2% na comparação com o 2º trimestre de 2018, interrompendo uma sequência de vinte retrações consecutivas neste parâmetro. Os números – tanto do PIB total como da construção – estão acima das previsões do mercado.

Na semana passada, a Smartus divulgou a previsão do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), que indicava nova queda na construção. A instituição informou que “a diferença se dá por serem metodologias diferentes” nos cálculos da FGV e do IBGE. 

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, destacou a importância do mercado imobiliário na composição do PIB trimestral do setor, já que as áreas de infraestrutura e de obras industriais e corporativas continuaram fracas, afirmou. 

Martins alertou para a necessidade de o governo federal estruturar ações concretas em projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em áreas como saneamento, educação, saúde, segurança e mobilidade urbana, uma vez que as iniciativas em andamento na infraestrutura logística terão impacto positivo apenas no médio e longo prazos.

Responsável por compor aproximadamente metade da Formação Bruta de Capital Fixo, que avançou 3,2%, a construção foi essencial para o PIB do trimestre superar as expectativas da maior parte dos economistas e institutos de pesquisa, os quais estimaram tímido avanço de 0,2% em relação ao período entre janeiro e março.

O consumo das famílias registrou avanço de 0,3% e o consumo do governo caiu 1%. Embora positivos em relação aos últimos anos, os números estão distantes de colocar o país – e especificamente a construção – nos patamares anteriores à recessão econômica ocorrida entre 2014 e 2017.

Foto: Agência Brasil

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

São Paulo

Summit Modelos Disruptivos

23 setembro
2019

saiba mais

Curitiba

Fórum Imobiliário

10 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Summit Alto Padrão 2019

24 outubro
2019

saiba mais

São José dos Campos

Fórum Imobiliário

31 outubro
2019

saiba mais

São Paulo

Smartus Law Summit 2019

05 novembro
2019

saiba mais

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

04 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação