search

Novos agentes financeiros ampliam opções de recursos para o setor

Gestora criada há 2 anos, Hectare Capital estrutura financiamentos conforme necessidade do empreendedor

22/8/19

O acesso ao financiamento é uma das barreiras que precisam ser rotineiramente superadas por empresas do setor imobiliário, que muitas vezes esbarram em condições adversas nos tradicionais produtos bancários. Nos últimos anos, contudo, o cenário tem se modificado com o surgimento de novos agentes financeiros e estruturas mais adequadas às realidades dos empreendedores.

Sócio da Hectare Capital, Vinicius Carvalho afirma que a empresa – uma gestora resultado de spin-off de um multi family office – surgiu justamente para suprir o déficit de funding no setor. “As linhas tradicionais não estavam atendendo as incorporadoras, loteadoras e os novos segmentos, como a multipropriedade, então passamos a olhar esse mercado, inclusive fora do eixo Rio-São Paulo, que já é atendido por outros fundos”.

De acordo com Carvalho, o core business da empresa é oferecer crédito para cobrir a exposição de caixa dos projetos. Nos loteamentos, por exemplo, a Hectare entra antes mesmo da securitização, que depende de carteira para ocorrer. “Essencialmente, nosso papel é resolver a questão do financiamento para que o incorporador possa focar 100% na atividade dele, que é construir e vender”, pontua.

O sócio da Hectare assinala que a principal vantagem sobre os bancos é a adaptação dos pagamentos do empréstimo conforme as características do projeto: “Desenhamos estruturas personalizadas conforme as necessidades do empreendedor no projeto, coisa que ele não consegue junto ao gerente do banco em um produto de prateleira”, compara Carvalho.

Alavancado, o empreendedor consegue maior retorno do que obteria apenas com capital próprio, podendo investir em outros projetos cujas rentabilidades sejam maiores do que o custo do crédito tomado, conhecido como custo de oportunidade, avalia o especialista.

“Por mais que seja uma operação de crédito, a Hectare acompanha o projeto tal como um sócio, prezando pelo sucesso do empreendimento. Neste sentido, oferecemos assessoria, consultoria… o conceito de trabalhar a quatro mãos é muito importante para nós”, ressalta.

Inicialmente mais focada em loteamentos, a Hectare expandiu o leque também para incorporações, que têm representado a maior parte dos negócios. A empresa faz uma análise criteriosa dos projetos recebidos e seleciona os que estão maduros o suficiente para uma operação de crédito estruturado. “Para os demais, indicamos o que é necessário para que seja possível oferecer soluções de financiamento”, afirma.

Segundo Carvalho, essa análise de viabilidade é fundamental para que o projeto consiga pagar o financiamento e gerar resultado ao incorporador. “Analisamos o histórico de vendas da empresa, se há demanda para o produto e quais os custos – custos com obra, marketing, vendas, distratos, carrego de estoque etc., para saber a exposição de caixa e estruturar uma operação que melhor se encaixe nessa exposição”, explica.

Ligada principalmente à family offices, a Hectare Capital atende projetos residenciais de 1ª e 2ª moradia em todo o Brasil, sem restrição quanto ao porte do empreendimento. “O importante é que seja sustentável, não somente ao empreendedor e quanto às obrigações financeiras, como também para os compradores”, finaliza Carvalho.

Para mais informações, clique aqui.

Participe do Fórum Imobiliário Belo Horizonte 2019.

Para mais informações e acesso a conteúdos exclusivos, siga-nos em nossas redes sociais:

Clique aqui e receba semanalmente todo o conteúdo Smartus.

Próximos eventos

Todo o conhecimento e o know-how dos grandes líderes do mercado imobiliário em eventos imersivos e de alta performance. Venha evoluir com a gente!

Florianópolis

Fórum Imobiliário

21 novembro
2019

saiba mais

Rio de Janeiro

Fórum Imobiliário

28 novembro
2019

saiba mais

Brasília

Fórum Imobiliário

05 dezembro
2019

saiba mais
Desenvolvido por Mobme Comunicação