Receba nosso conteúdo exclusivo!

O melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para você ficar por dentro de tudo o que acontece no setor!

    N
    Notícias

    Mercado imobiliário se anima e projeta melhora no desempenho da economia para os próximos 12 meses

    Mais de 70% dos consultados pelo Termômetro GRI acreditam em resultados bons ou excelentes de suas empresas no período

    Henrique Cisman

    12/11/2018

    Passado o período eleitoral e com a definição do capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL) como próximo presidente do Brasil, o setor imobiliário demonstra otimismo em relação ao desempenho da economia nacional nos próximos 12 meses.

    É o que revela o Termômetro GRI, levantamento realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro pelo GRI Club, imediatamente após o desfecho das eleições presidenciais, que ouviu a opinião de 175 empresários, investidores e executivos de alto escalão de companhias do mercado imobiliário.

    De acordo com a pesquisa, 75,3% acreditam que a economia estará “melhor” em relação aos 12 meses anteriores, ao passo que 17,8% creem que o cenário será “muito melhor”. Quando somados, os dois indicadores apontam que 93,1% dos players do setor estão confiantes, percentual 40,4 pontos maior do que o observado no levantamento de agosto (52,7%) e 10,2 pontos acima do resultado de fevereiro (82,9%). Apenas 0,6% veem piora na economia, e 6,3% miram um desempenho semelhante.

    Perguntados sobre o apetite para os investimentos no período, 64,9% afirmam que a perspectiva é continuar investindo e ampliar os negócios, percentual 6,7 pontos superior à pesquisa de agosto (58,2%), porém 10,9 pontos abaixo do resultado de fevereiro (75,8%). No momento, 32,8% preferem aguardar a tomada de decisões no campo político-econômico para se posicionar, e somente 2,3% falam em reduzir investimentos – menor índice dentre os três levantamentos realizados.

    “Os números evidenciam que o momento é de confiança no mercado imobiliário. Certamente os próximos meses serão de grande movimentação e muitos negócios acontecendo”, analisa o diretor executivo da Smartus, Guilherme de Mauro.

    Segmento residencial permanece líder nas preferências do mercado

    A predileção de empresas e investidores segue voltada para o residencial, novamente eleito o segmento mais atrativo para novos negócios. A segunda opção mais votada foi loteamentos, reforçando uma tendência já revelada nas últimas pesquisas, seguida por galpões, escritórios, shopping & varejo e hotéis.

    Com relação à expectativa dos resultados corporativos, 72,4% dos 175 consultados pelo Termômetro GRI acreditam que os números apresentados por suas companhias serão “bons” ou “excelentes” nos próximos 12 meses (16,1% a mais do que em agosto). Somente 1,1% aguardam resultados ruins no período, enquanto 26,4% esperam desempenho “regular” de suas empresas.

    Sinal verde para o próximo governo

    O Termômetro GRI também sondou as expectativas dos principais players do mercado em relação às ações e potenciais impactos para o País diante da eleição de Jair Bolsonaro à presidência.

    Expressivos 85,1% afirmam que as eleições deste ano trouxeram impactos positivos para os negócios; em consonância, 82,2% revelam ter expectativas boas ou excelentes para o novo governo federal, e 76,4% estão confiantes de que os efeitos favoráveis das eleições tendem a ser médios ou altos, com longa duração.

    leia também
    Para Mais conteúdo exclusivo, siga nossas redes!
    DESIGN & CODE BY Mobme