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Marketing digital ganha importância durante a pandemia

Agências notam maior interesse pelo serviço, impulsionado pela transformação do mercado

07/05/2020
Por Daniel Caravetti

Após o surto do novo coronavírus no Brasil, a primeira reação de empresas de diversos setores foi frear as campanhas de marketing, em virtude da insegurança que tomou conta do mercado. Contudo, a situação momentânea não retira a importância do serviço, principalmente no meio digital, no qual pode exercer papel determinante na sobrevivência à crise e no cenário pós-pandemia.

Um levantamento realizado pela startup Inflr entre os dias 9 e 30 de março – espaço de tempo que marcou o início do isolamento social – comprova justamente essa retração inicial. De acordo com o estudo, que analisou o comportamento de 100 empresas de diferentes portes e segmentos, houve uma retração de 60% dos investimentos em marketing durante esse período.

Em entrevista à Smartus, Saulo Camelo, fundador da Camelo Digital, revela que o movimento também foi verificado na agência, que sofreu queda de 50% na demanda. Entretanto, o publicitário garante que alguns serviços específicos têm ganhado força e mesmo que momentaneamente preterido como investimento, o marketing digital, no geral, tem atraído mais interesse.

“A redução imediata está relacionada com a baixa capacidade de investimento por parte das empresas nesse período. Mesmo assim, ocorreu um aumento significativo na procura por sites e e-commerce, muito ligados à transformação digital das companhias. Sinto que está havendo um interesse maior ao tema, já que mais pessoas estão procurando cursos, consultorias”, diz.

Para o especialista, o interesse deve se transformar em demanda efetiva no momento em que a economia se estabilizar. Isso porque as empresas estão diante de um novo cenário mercadológico no qual o marketing digital é cada vez mais importante.

“Quem já havia feito a transformação digital está um passo à frente, e quem ignorou a importância dela até então, será obrigado a se reestruturar. Acredito que, pós-pandemia, haverá uma euforia pelo serviço. Depois que o mercado recuperar o fôlego, o marketing digital deve ser uma das primeiras e principais áreas a serem afetadas positivamente”, ressalta.

Este é o principal estímulo para uma das recentes iniciativas da agência: auxiliar o mercado durante esse momento turbulento através da propagação de conhecimentos relacionados ao universo do marketing digital. 

“Tivemos que pensar rápido em novas ações que pudessem ser úteis. Por isso, estamos disponibilizando conteúdos para aqueles que querem aprender mais sobre marketing digital e fornecendo consultoria gratuita, exclusiva para empresas”, garante o fundador da Camelo Digital, que tem como um dos clientes a OGFI Governance, companhia voltada ao mercado imobiliário.

Marketing imobiliário digital

O setor imobiliário, inclusive, provê grande parte dos clientes de outra agência de marketing digital, a i9 Seo, que também nota um aumento recente no interesse pelo pelo assunto: “Percebemos que muitas empresas do ramo imobiliário passaram a valorizar o mundo digital”, afirma Alexandre De Lazari, fundador e CEO, em entrevista à Smartus.

Sobre o serviço prestado, o especialista ressalta que as ferramentas utilizadas no marketing imobiliário digital são as mesmas de todos os outros segmentos, porém lapidadas de maneira particular: “Não existe algo que seja totalmente específico para este mercado. A diferença é que algumas campanhas tendem a converter mais no setor imobiliário do que em outro, e vice-versa”

“Em resumo, a geração de leads pode ser realizada nos mais diversos setores, mas deve ser configurada adequadamente para cada um deles. No mercado imobiliário, por exemplo, existe maior foco no trabalho com palavras-chave, conhecido como SEO, no qual podemos fazer a menção do produto”, completa.

Mesmo assim, De Lazari lembra que é papel do marketing digital desmembrar novamente o mercado imobiliário, afinal, o setor também apresenta as suas ramificações. Segundo ele, o principal ponto que deve ser analisado é o público-alvo, definido como a ‘alma do negócio’.

“Se vamos trabalhar com um imóvel comercial, por exemplo, o foco das campanhas deve ser atingir profissionais liberais, como advogados, médicos e dentistas. São pessoas que tendem a precisar mais de uma sala comercial. Outro aspecto importante é em relação ao poder de compra do público, pois o imóvel oferecido deve ser compatível à realidade financeira do cliente”, explica.

Além disso, o CEO ressalta outro fator determinante para o sucesso do marketing imobiliário digital, o estágio do empreendimento: “No caso de lançamentos, o foco principal é atingir pessoas com interesse naquele determinado produto. Para isso, deve-se configurar cirurgicamente a campanha, conforme discutido no planejamento inicial, afinal, é um trabalho realizado junto à equipe de vendas”.

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