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Marketing digital impulsiona vendas no mercado imobiliário

Campanhas de marketing na internet aumentam a conversão de leads

12/11/19
Por Luiza Bellintani

Com a internet cada vez mais presente na vida da população, as maneiras de se fazer propaganda se adaptam às tendências do mundo digital. Nos dias atuais, direcionar parte do budget de uma empresa a anúncios e ações na internet pode gerar ainda mais resultados do que práticas em meios de comunicação convencionais, como rádio e televisão. 

A pesquisa Digital AdSpend 2019, realizada pela IAB Brasil e divulgada em junho deste ano, indica que o valor total dos investimentos em mídias digitais no Brasil em 2018 foi de R$ 16,1 bilhões. Os dados são os mais recentes coletados pela pesquisa. Em 2019, estima-se investimentos na ordem de R$ 20 bilhões em marketing digital, aumento de 30% em relação ao ano passado. 

Os números apontam uma tendência cada vez mais evidente na importância de anúncios e ações de marketing na internet, uma vez que todo tipo de negócio consegue encontrar seu público nas mídias digitais, inclusive o setor imobiliário com todas as suas particularidades (altos valores a serem desembolsados, necessidade de conhecer presencialmente o imóvel etc.). 

Um dos desafios enfrentados pelos empreendedores do setor é a complexidade da jornada de compra de seu consumidor, que tende a mudar de comportamento com frequência até a decisão final. Outro desafio é a geração de leads, que, nesse mercado, pode ser dificultada em situações nas quais os canais de propaganda e comunicação com o público – como rádio, televisão e jornais – não permitem a interação direta do consumidor com o conteúdo. 

Campanhas de marketing digital são responsáveis por aproximar o comprador do vendedor, não apenas através dos anúncios veiculados, mas também da produção de um conteúdo vasto e completo na internet. 

Pessoas que estão em busca de comprar imóveis prezam pela segurança e pela confiança transmitidas pelo corretor ou pela construtora de onde compram, que, para isso, devem nutrir seu público com conteúdo relevante e estreitar suas relações a partir das campanhas de marketing digital. 

Todas as ações servem para construir a imagem da empresa no ambiente online, criando relevância à marca e impulsionando as possibilidades de sucesso de cada lançamento. Sendo assim, deve-se pensar não apenas em medidas de curto prazo para as vendas dos imóveis, mas também em ações de marketing a médio e longo prazos antes mesmo do lançamento, a fim de atrair ainda mais olhares interessados no produto. 

Para que as ações sejam eficientes e garantam bons resultados nos lançamentos, as construtoras, loteadoras e incorporadoras devem se atentar aos procedimentos utilizados em suas campanhas de marketing, certificando-se de que estão investindo em campanhas que assegurem sucesso de vendas. 

Contar com profissionais especialistas em marketing no setor imobiliário é um passo para atestar a eficiência do projeto, otimizando as campanhas para obter uma qualificação mais precisa dos leads, o que torna ainda mais fácil o processo de venda dos corretores.

Vale ressaltar que a presença da marca deve ser reforçada antes mesmo de o consumidor perceber a necessidade de compra. Segundo Pollyana Bastos, costumer experience da Resultados Digitais, 60% dos consumidores, ao cogitar comprar um produto, já chegam com a ideia de aquisição formada. Assim, é clara a importância de acompanhar o consumidor em todo o processo de compra, desde o início.

Uma das principais maneiras de garantir que ele seja influenciado pela marca logo nas primeiras etapas de um projeto é a produção de conteúdo, nutrindo o consumidor com informações relevantes que despertam seu interesse no produto. 

Vitor Peçanha, cofundador da agência Rock Content, em sua palestra na RD On The Road São Paulo, evidenciou que apenas 1% a 2% dos usuários acessam links vinculados a anúncios após pesquisas no Google, enquanto 30% dos consumidores clicam no primeiro link orgânico apresentado. Desse modo, investir na produção de um conteúdo completo e informativo pode levar as empresas às primeiras posições nos sites de busca, atraindo ainda mais possíveis compradores.

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